Resenha: Apenas Um Dia por Gayle Forman

18:44

Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.
Título: Apenas Um Dia
Autor(a): Gayler Forman
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 3/5


Seu Eu Ficar foi um livro que me marcou demais e, mesmo não gostando tanto assim de Para Onde Ela Foi, estava esperando muito desse novo livro da Gayle Forman. Mas infelizmente Apenas Um Dia não conseguiu atingir todas as minhas expectativas, mesmo com uma escrita de igual qualidade a estória em si simplesmente não é para mim.



Eu demorei três dias para terminar Apenas Um Dia o que, para mim, é muito tempo e já mostra a dificuldade que tive com a leitura. O primeiro problema é que o começo da estória, que deveria ser uma das melhores partes graças ao romance, não conseguiu me prender. Eu sou uma boba que se derrete por praticamente qualquer casal e mesmo torcendo por eles, a Gayle Forman não conseguiu me fazer sentir qualquer coisa e esse "dia" passou absolutamente batido por mim. Depois disso veio o que podemos considerar a segunda parte do livro e eu fiquei completamente confusa sobre qual era o verdadeiro propósito desse livro e onde a autora estava querendo chegar. 

E foi essa segunda parte que trouxe a característica do livro que realmente mais me incomodou. Eu já falei em diversas resenhas que por mais boba que eu seja por romances tem uma coisa que eu simplesmente não acredito que é o amor à primeira vista. Eu acredito que o que pode existir de primeira é uma atração, uma paixão ou um encantamento. Mas amor de verdade é aquilo que se constrói com tempo e que se firma no quanto você conhece e entende a outra pessoa. Para mim o conceito de amor a primeira vista, ou primeiro dia nesse caso, é quase uma difamação desse sentimento. 
E o que vemos no livro é a Allyson simplesmente ficar meses - meses! - sofrendo por um cara que ela conheceu por um maldito dia! Eu já vi relacionamentos reais que duraram anos terminarem e nenhum dos envolvidos sofrerem por nem metade do tempo que ela sofreu. Para mim é um absurdo e completamente irreal alguém praticamente parar a sua vida por isso e por essa razão eu perdi grande parte do meu respeito pela personagem e pela estória como um todo. A verdade é que a autodescoberta da Allyson impulsionada pelo seu dia em Parias e sua busca por entender o que aconteceu com Willem já seriam suficientes para construir o enredo do livro e o livraria de um drama irreal e desnecessário. 

Confesso que nessa parte da leitura já estava praticamente desistindo do livro quando passou a entrar em caminho muito mais interessante. A partir do momento em que a Allyson passa a tomar a rédea das suas vidas e se torna alguém muito mais confidente, terminada e forte e o enredo se volta para a sua autodescoberta a própria estória muda para melhor. As últimas 150 páginas mostraram uma evolução gigantesca em relação às primeiras e conseguiram, finalmente, me envolver e me deixar verdadeira interessada. O resultado é que terminei um livro com uma opinião divida com uma parte da qual não gostei e outra que se assemelhou muito com o que eu estava esperando. 

Mesmo com uma opinião dividida sobre o livro, Apenas Um Ano é uma das minhas próximas leituras e espero muito que a mudança de narrador faça com que a estória funcione melhor para mim.


You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter