Resenha Especial: Série Percy Jackson e Os Olimpianos

19:36

Sinopse: O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas.
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos
Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
Avaliação: 5/5 +  

Minha relação com os livros do Percy é complicada. Na época em que a série virou sucesso e lançou o filme do primeiro livro eu não me interessei muito pela história, acabei adorando o filme, mas por ouvir falar que era muito diferente do livro resolvi não ler mesmo. Mas depois de muitas críticas positivas eu me rendi e resolvi ler. E se tornou uma das minhas séries favoritas.


A história de Percy começa quando, depois já se sentir deslocado e diferente durante muito tempo, ele descobre de forma repentina que é na verdade um semideus, ou seja, filho de um Deus com uma humana. E, para piorar, ele descobre que é filho de um dos Três Grandes - que são Zeus, Poseidon e Hades - que por um acordo não deveriam ter tido mais filhos, e a partir daí ele se envolve em várias confusões, tanto com monstros como com os próprios Deuses - lê-se: Ares -, e se encontra sendo o protagonista de uma das grandes profecias, que envolve ele tentando deter o Titã Cronos, que quer acabar com os Deuses, quando completar dezesseis anos. 

Eu me surpreendi quando descobri que Percy tinha só 12 anos no primeiro livro, já que no filme ele tem 16 anos, e que portanto o livro seria mais infanto-juvenil. E sim, ele é mais inocente e o romance bem leve, mas quando chega nas partes que envolvem ação a coisa pega fogo. 
Eu me encantei pela forma como o Rick Riordan foi nos ensinando sobre a mitologia grega, mitologia essa que por ser um tema que sempre me chamou a atenção é um dos pontos do enredo que mais me encanta. É incrível de se ver como o autor fez aquelas histórias antigas e tão fantasiosas se encaixarem no mundo atual de uma forma tão bem feita que quase nos faz acreditar que é real. E isso é uma das coisas que faz esses livros tão diferentes e especiais do que nós vemos por aí.
O autor além de usar brilhantemente a mitologia tem uma escrita envolvente e que fluí muito bem, encaixando nas horas certas determinadas cenas ou sentimentos e que te faz pedir por mais. E ele é ótimo para narrar cenas de ação, de uma forma que não te deixa perdido, que é algo que sempre acontece comigo em cenas como essas.
Mas além da mitologia o outro ponto forte dessa série são os personagens. O livro tem muitos personagens, mais que o normal do que nós estamos acostumados, com muitos semideuses importantes no acampamento como também os próprios Deuses. Mas o incrível é que o Rick Riordan conseguiu dar para cada um desses personagens uma personalidade bem definida, cativante na maioria e marcante. É claro que o Percy é o grande destaque no quesito personagem, principalmente com o amadurecimento que o personagem teve durante a história, juntamente com a Annabeth e o Grover. Mas também conhecemos personagens inesquecíveis naquelas páginas como Quíron, Thalia, Tyson, Rachel e, muitos vão me achar louca, mas o Dionísio é um dos meus favoritos, ele sempre me fez rir e eu adoro personagens sarcásticos. 
Falando nisso, o livro é uma mistura de emoções, é claro que as partes mais tensas, algumas vezes com uma carga de drama, se destacam, mas todos os livros são muito engraçados, o que torna a leitura ainda mais deliciosa. 
E as aventuras pelas qual os personagens passam são incríveis. Nunca vou me esquecer das viagens ao Mundo Inferior, as visitas ao Monte Olimpo, as brigas de Percy com Ares, o navio de Luke, a viagem pelo Labirinto ( que fez do quarto livro o meu preferido ) e, claro, a batalha final. 
Acho que vocês já perceberam que eu virei mais que fã dos livros do Percy que eu já li duas vezes e que só de escrever sobre eles dá uma vontade louca de ler de novo, porque são livros incríveis, cheio de aventuras e personagens maravilhosos em um mundo onde a mitologia e os Deuses são reais. Pode ser que vocês torçam o nariz como eu fiz no começo, ou não gostem do fato de ser mais infantil, mas eu acho que todos deviam ler essa série. É aquele tipo de história deliciosa de ler que vai te marcar para sempre. 


Para quem não sabe felizmente o autor ouviu nosso desespero e fez outra série sobre os semideuses e que, sim, tem o Percy, mas não exatamente como o personagem principal, que se chama Os Heróis do Olimpo. Eu já li os dos primeiros livros e logo vou fazer resenha para o blog.

Todo mundo deve saber que lançaram a alguns anos o filme do primeiro livro. E que apesar de vários erros equivocados e que incomoda quem leu o livro, é um bom filme e tem seua continuação com previsão de lançamento para o ano que bem. 


Fazem parte da série: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. 



You Might Also Like

1 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter