Resenha Especial: Série Percy Jackson e Os Olimpianos
19:36Sinopse: O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas.
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos
Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
Avaliação: 5/5 + ♥
Minha relação com os livros do Percy é complicada. Na época em que a série virou sucesso e lançou o filme do primeiro livro eu não me interessei muito pela história, acabei adorando o filme, mas por ouvir falar que era muito diferente do livro resolvi não ler mesmo. Mas depois de muitas críticas positivas eu me rendi e resolvi ler. E se tornou uma das minhas séries favoritas.
Eu me surpreendi quando descobri que Percy tinha só 12 anos no primeiro livro, já que no filme ele tem 16 anos, e que portanto o livro seria mais infanto-juvenil. E sim, ele é mais inocente e o romance bem leve, mas quando chega nas partes que envolvem ação a coisa pega fogo.
Eu me encantei pela forma como o Rick Riordan foi nos ensinando sobre a mitologia grega, mitologia essa que por ser um tema que sempre me chamou a atenção é um dos pontos do enredo que mais me encanta. É incrível de se ver como o autor fez aquelas histórias antigas e tão fantasiosas se encaixarem no mundo atual de uma forma tão bem feita que quase nos faz acreditar que é real. E isso é uma das coisas que faz esses livros tão diferentes e especiais do que nós vemos por aí.
O autor além de usar brilhantemente a mitologia tem uma escrita envolvente e que fluí muito bem, encaixando nas horas certas determinadas cenas ou sentimentos e que te faz pedir por mais. E ele é ótimo para narrar cenas de ação, de uma forma que não te deixa perdido, que é algo que sempre acontece comigo em cenas como essas.
Mas além da mitologia o outro ponto forte dessa série são os personagens. O livro tem muitos personagens, mais que o normal do que nós estamos acostumados, com muitos semideuses importantes no acampamento como também os próprios Deuses. Mas o incrível é que o Rick Riordan conseguiu dar para cada um desses personagens uma personalidade bem definida, cativante na maioria e marcante. É claro que o Percy é o grande destaque no quesito personagem, principalmente com o amadurecimento que o personagem teve durante a história, juntamente com a Annabeth e o Grover. Mas também conhecemos personagens inesquecíveis naquelas páginas como Quíron, Thalia, Tyson, Rachel e, muitos vão me achar louca, mas o Dionísio é um dos meus favoritos, ele sempre me fez rir e eu adoro personagens sarcásticos.
Falando nisso, o livro é uma mistura de emoções, é claro que as partes mais tensas, algumas vezes com uma carga de drama, se destacam, mas todos os livros são muito engraçados, o que torna a leitura ainda mais deliciosa.
E as aventuras pelas qual os personagens passam são incríveis. Nunca vou me esquecer das viagens ao Mundo Inferior, as visitas ao Monte Olimpo, as brigas de Percy com Ares, o navio de Luke, a viagem pelo Labirinto ( que fez do quarto livro o meu preferido ) e, claro, a batalha final.
Acho que vocês já perceberam que eu virei mais que fã dos livros do Percy que eu já li duas vezes e que só de escrever sobre eles dá uma vontade louca de ler de novo, porque são livros incríveis, cheio de aventuras e personagens maravilhosos em um mundo onde a mitologia e os Deuses são reais. Pode ser que vocês torçam o nariz como eu fiz no começo, ou não gostem do fato de ser mais infantil, mas eu acho que todos deviam ler essa série. É aquele tipo de história deliciosa de ler que vai te marcar para sempre.
Para quem não sabe felizmente o autor ouviu nosso desespero e fez outra série sobre os semideuses e que, sim, tem o Percy, mas não exatamente como o personagem principal, que se chama Os Heróis do Olimpo. Eu já li os dos primeiros livros e logo vou fazer resenha para o blog.
Todo mundo deve saber que lançaram a alguns anos o filme do primeiro livro. E que apesar de vários erros equivocados e que incomoda quem leu o livro, é um bom filme e tem seua continuação com previsão de lançamento para o ano que bem.
Fazem parte da série: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano.
1 comentários
não se esqueça do Blackjack haha, amo ele..
ResponderExcluir