Resenha: Meu Coração e Outros Buracos Negros por Jasmine Warga

19:57


Não é segredo para ninguém que adoro um bom drama, isso porque existe algo de muito especial em estórias que conseguem te tocar ao ponto de despertar nossas emoções. É por isso que após ver algumas resenhas incríveis sobre Meu Coração e Outros Buracos Negros eu não poderia deixar de conferir se o livro é realmente tão bom quanto falam por aí. 

Sinopse: Qual é o sentido de acordar todas as manhãs se seu coração parece um buraco negro cada vez maior? Aysel tem dezesseis anos e não quer mais viver – só está à espera do momento certo para acabar com a própria vida. Há apenas um problema: ela não sabe se tem coragem de fazer isso sozinha. Quando conhece Roman em um site de suicídio, ele parece o cúmplice perfeito para seus planos. Aysel e Roman não têm nada em comum, mas aos poucos começam a preencher a vida um do outro. No entanto, seu pacto de suicídio torna-se mais concreto a cada dia, e, à medida que os dois planejam a morte conjunta, Aysel começa a perceber que os encontros com Roman a deixam feliz, que seu coração também pode ser leve e alegre. 
Título: Meu Coração e Outros Buracos Negros Autor(a): Jasmine Warga Páginas: 312 Editora: Rocco Avaliação: 4/5

Esse é aquele tipo de livro que quanto menos você souber antes da leitura, melhor. Tudo o que precisam saber é que Meu Coração e Outros Buracos Negros conta a estória de Aysel que com apenas dezesseis anos está decidida à cometer suicídio e para isso buscou ajuda em um fórum online sobre o assunto. Com medo de que não consiga ir até o fim sozinha, ela passou a procurar nesse fórum um parceiro e foi assim que conheceu Romam. Juntos, os dois vão se ajudar até que a data que marcaram para o suicídio dos dois chegue.

O mais marcante do livro de Jasminei Warga é o peso que cada uma de suas páginas carrega, a tristeza dos personagens é algo tão forte que chega a ser palpável. A autora conseguiu passar muito bem a desesperança de duas pessoas que desistiram completamente de viver e que não sentem como se pertencessem ou merecessem pertencer ao mundo. 
Eu gostei muito de como a narrativa conseguiu equilibrar bem a dramaticidade de sua estória com uma leveza que faz com que a leitura não se torne pesada demais. Confesso, no entanto, que tive dois problemas com a escrita da Jasmine Warga. O primeiro é que demorei um bom tempo para entrar de verdade na estória e me conectar com os personagens. O segundo é que não criei a conexão que esperava com a estória e nem de longe me emocionei tanto quanto a maioria das pessoas disse ter se emocionado. Eu simplesmente esperava mais do livro nesse sentido. 

Achei muito interessante a forma com que os personagens foram criados e apresentados durante a leitura. Eles não são os personagens genéricos que estamos acostumados a ver por aí, o que é muito importante porque o livro simplesmente não funcionaria se fosse assim. Tanto a Aysel quanto o Roman possuem traumas e cicatrizes profundas, assim como momentos de luz e alegria, e essa profundidade é tratada de forma certeira pela autora.
Os personagens secundários, no caso a família dos dois adolescentes, também são interessantes e agregam conteúdo ao livro como um todo.

Porém o mais relevante de Meu Coração e Outros Buracos Negros, assim como de outros livros do gênero, é o que ele deixa para trás nos seus leitores. Estórias como essa são difíceis e duras de se ler, mas igualmente importantes por trazer a tona temas que normalmente preferimos não debater. E para mim a Jasmine Warga acertou em cheio em como tratou o suicídio e a depressão, de forma coerente e respeitosa com aqueles que realmente sofrem com isso.
Mas o que fica mesmo do livro é a mensagem de que nada no mundo é irreversível ou imperdoável e de que todo mundo tem seu lugar no mundo. O grande desafio é encontrá-lo.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter