Resenha: Por Lugares Incríveis por Jennifer Niven

17:05

Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
Título: Por Lugares Incríveis
Autor(a): Jennifer Niven
Páginas: 400
Editora: Seguinte
Avaliação: 4/5

Eu nunca tinha ouvido falar de Por Lugares Incríveis até o momento em que estava pesquisando para fazer o post de lançamentos de Janeiro para vocês. E logo de cara a sinopse me conquistou, porque, como vocês sabem, amo estórias sensíveis e carregadas de um bom drama. Mas foi sem muitas expectativas que comecei a leitura e acabei sendo surpreendida pela beleza da estória contada pela Jennifer Niven.



O livro conta como dois jovens se encontram e mudam um a vida do outro. Não que essa mudança seja necessariamente uma salvação ou uma grande paixão, como pensamos logo de cara pela sinopse, mas sim provocam uma mudança na forma com que cada um encara o mundo e lida com os seus problemas e as suas dores. E eu amo como a autora tenta, durante todo o livro, fazer com que essa estória se pareça a mais real possível e faça com que o leitor acredite, no final, que aquilo pode acontecer com qualquer um.

E a grande força dessa estória está nos seus personagens. O Finch é um mar de complexidade, o personagem tem tanta bagagem, tantos sentimentos e tantos pensamentos que é difícil de o acompanhar. Na verdade, em nenhum momento você consegue chegar a realmente igualar sua velocidade à dele e o compreender de verdade. No fim nós temos a explicação óbvia, mas que não conseguimos perceber sem que seja realmente dita, mas isso não é o importante. É sensacional observar toda a complexidade e intensidade do personagem e se apaixonar por ele, mesmo que em nenhum momento o Finch seja alguém perfeito. 
A Violet traz uma complexidade mais simples (se é que essa expressão faz algum sentido), mas que não deixa de ser interessante. É muito fácil de se relacionar com ela, com seus problemas e as suas dores, e entendê-la. Eu gostei muito de como o livro começou com um enfoque muito grande no Finch e terminou com  a Violet ocupando esse lugar. 

Confesso que demorei umas boas 80 páginas para realmente me conectar com a estória, mas assim que aconteceu a leitura fluiu muito bem até o final. A autora intercala os pontos de vista dos personagem e eu gostei muito de como cada uma das duas narrativas são bem distintas entre si. Ainda falando da Jennifer Niven, no final do livro existe uma nota dela que explica muito o porquê dela ter decidido contar essa estória e é algo muito interessante de se ler. 

Por Lugares Incríveis é aquele tipo de livro que termina, mas continua na sua cabeça enquanto você não consegue parar de pensar em todos os temas que foram levantados por ele. É aquele tipo de livro que deixa uma marca. Uma estória sensível, emocionante e que me deu uma enorme vontade de sair por aí e simplesmente viver.
Cada dia um escolhe um lugar, mas também devemos estar dispostos a ir aonde a estrada nos levar, o que inclui lugares grandiosos, pequenos, bizarros, poéticos, bonitos, feios, surpreendentes. Como a vida. Porém, absolutamente, incondicionalmente e decididamente nenhum lugar comum.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Eii (de novo), Carol...
    Eu já ouvi falar muito e muito bem desse livro (sem contar q a capa é linda). Então jah está na minha listinha, hehehe. .
    Acho q se você gostou desse livro provavelmente vai gostar de A Lista Negra, da Jennifer Brown... Eu ainda não li Por Lugares Incríveis, mas pela sua resenha eu te indico esse, ok?

    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh!

      Eu já li A Lista Negra (acho que no ano passado, se não estou enganada) e gostei bastante! Mas são livros bem diferentes, apesar de ambos tratarem de temas delicados.
      E leia Por Lugares Incríveis sim, é muito bom!

      Beijos.

      Excluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter