Resenha: Sangue e Gelo por Robert Masello

02:10

Sinopse: Dezembro de 1856. Em meio a uma tempestade, nas proximidades do Polo Sul, marinheiros aterrorizados fazem um casa, caminhar pela prancha do navio e se jogar ao mar. Portadores de má; sorte, eles dizem, perpetuadores de uma terrível maldição.Mais de 150 anos depois, um fotojornalista em profunda crise aceita um convite para fazer uma reportagem na estação de pesquisa científica americana na Antá;rtica. Ele espera pela chance de fotografar muita coisa que jamais tivera oportunidade de ver na vida: animais exóticos, icebergs imponentes, nevascas assustadoras. Mas dois corpos trajados em roupas vitorianas, perfeitamente preservados dentro de um bloco de gelo, são uma descoberta que vai além dos seus sonhos mais delirantes. Em especial depois que o gelo derreter.




Título: Sangue e Gelo
Autor(a): Robert Masello
Páginas: 445
Editora: Suma de Letras
Avaliação: 3,5/5


Sangue e Gelo é um livro, no mínimo, diferente. Ele é uma mistura de gêneros de ficção científica, suspense e romance histórico e aborda o tema de vampiros de uma forma diferente da que estamos acostumados a ver nos dias de hoje.


A narrativa é compartilhada por vários personagens, o que dá uma visão completa dos acontecimentos, mas o personagem principal é Michael Wilde. Michael é um jornalista que estava sofrendo com o coma da namorada e recebe a proposta de fazer uma reportagem na Antártica, e é pela narrativa amargurada dele que conhecemos a vida nessa parte do planeta, aspecto do livro que merece mérito já que a forma como o autor caracterizou é tão bem feita que faz você sentir frio de verdade além de dar ao livro o clima de que "tudo pode acontecer" o que da um toque único de suspense.
A narrativa também usa da alternância de tempo entre o presente e o passado, apresentando o romance de Sinclair e Eleonor e como eles acabaram congelados no gelo e, o mais incrível, vivos. 

O romance me encantou no começo, principalmente pela minha queda por romances históricos, mas passou por agonizante quando Sinclair foi para a Guerra de Crimeia e lá se tornou um vampiro levando Eleonor com ele. 

Os personagens são adultos e emocionalmente muito bem explorados e a história incomum e encantadora, mas alguns pontos me desagradaram. Primeiro a lentidão da escrita no começo do livro e depois o ritmo acelerado demais no final, na minha opinião o autor podia ter sido mais rápido no começo e dado mais atenção ao final do livro que é a parte de mais ação e suspense. E em segundo o final, que ao meu ver, não combina com o resto do livro e, apesar de surpreendente, não me fez acreditar.

Sangue e Gelo é um bom e diferente livro, indicado para aqueles leitores cansados da mesmice e, principalmente, com paciência para passar pelas primeiras 200 páginas.
Se aprendi uma coisa, foi que nós fazemos o próprio destino do zero, todos os dias. - rasgou outro livro e alimentou o fogo - Se quisermos ter alguma chance de sobrevivência, precisamos lutar por cada fôlego que tomamos, cada refeição que comemos, cada gota que bebemos. - procurando ao redor pela garrafa mais próxima, concluíra: - Deus não ajuda ninguém que não tenha feito por merecer.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter