Resenha: Como Eu Era Antes De Você por Jojo Moyes

14:23

Sinopse:  Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Título: Como Eu Era Antes De Você
Autor(a): Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5/5

Peguei o livro para sair um pouco do gênero YA e sem saber muito sobre a estória, só vendo os comentários positivos. E fui completamente fisgada pela estória linda e comovente criada por Jojo Moyes, cheia de lições de vidas e que despertou em mim todos os tipos de sentimentos.



Louisa é uma mulher normal, namora a anos Patrick que não lhe dá muita atenção, vive acomodada no trabalho em um café que ela adora e ajuda a sustentar a casa onde mora junto com os pais, o avô, a irmã e o sobrinho pequeno. Porém, quando acaba perdendo o trabalho e não consegue se encaixar em quase nada dos que encontra, acaba aceitando o trabalho de cuidadora de um tetraplégico. Will tem trinta e cindo anos e ficou tetraplégico quando sofreu um acidente e há dois anos está preso na cadeiras de rodas, tendo que deixar a sua vida de aventureiro, esportista e amante para trás. Quando se conhecem, Will recebe Lou com mau-humor e descarrega nela toda a amargura e tristeza com comentários ácidos e humilhantes, assim como faz com todo mundo. Mas assim que o estranhamento inicial passa, Louisa se vê determinada a trazer de volta a Will a vontade de viver e passa a fazer de tudo para conseguir.

Acho que é bem óbvio que esse é um livro triste, durante toda a leitura eu sentia como se alguma coisa estivesse espremendo meu coração pela situação em que os personagens se encontravam. Mas a narrativa não é pesada, Will é um personagem que carrega muita amargura, sim, mas que também traz leveza e diversão a estória com os seus comentários sarcásticos e as piadas de humor negro. É engraçado perceber que não é só Lou que está tentando salvá-lo, mas que ele também faz o mesmo por ela.

A Louisa é uma pessoa que nunca se arriscou, que vive na sua zona de conforto mesmo que pudesse estar em um lugar melhor e, vendo isso, Will a desafia a ver a vida de outra forma, a aceitar as chances e se arriscar. Lou, por outro lado, mostra uma determinação comovente ao tentar trazer felicidade e vida para Will, o livro é quase todo narrado por ela e a personagem te conquista e envolve com a sua sensibilidade, força e amor.

Porque esse é um livro que trata de amor, mas não interpretem isso de forma errada. O amor romântico em si só aparece em poucos momentos, o grande ponto aqui é o amor da amizade, da família, o amor na sua forma mais pura que só busca proteger e lutar pela pessoa que se ama. A estória e a narrativa são de uma delicadeza tão grande que passa tudo isso para o leitor fazendo ser impossível não se envolver e conectar com os dramas dos personagens.

É um livro que te faz pensar também, não só pela condição de Will, que muitas vezes nos esquecemos pela força do personagem, mas que somos lembrados sempre das piores formas. A autora levanta pontos muito interessantes e que eu nunca tinha realmente refletido sobre e que eu prefiro não falar aqui porque apesar de ter sido citado em algumas resenhas, foi uma grande surpresa para mim durante a leitura e considero um spoiler, então aconselho tomarem cuidado com as resenhas que vão ler. Mas, voltando, a autora debate sobre a vida, sobre até quando se vale a pena viver, sobre acomodação, sobre tomar riscos, sobre preconceito e superação. Mas ainda mais, como é possível mudar completamente a vida de uma pessoa e essa é a parte mais incrível do livro.

Os personagens, até mesmo os secundários, crescem a olhos vistos durante o desenrolar da leitura. Tudo acontece de forma progressiva, no seu tempo, mas de uma forma muito bem evidenciada e tocante. O final quebrou meu coração em milhares de pedacinhos e me deixou chorando de soluçar - mesmo! - e posso dizer que, apesar do meu coração protestar até agora, gostei do final. E só posso dizer isso para não estragar nada para vocês.

Acho que nem se tentasse ainda mais conseguiria passar para vocês a forma como essa estória me envolveu e me tocou. É um livro que te tira da zona de conforto e te faz refletir sobre muitas coisas, até mesmo sobre a forma como vivemos nossas vida, é uma lição de vida e uma estória que me marcou muito.  Como Eu Era Antes De Você é, com certeza, um livro que se destaca em meio a muitos outros e de uma beleza singular. Por favor, por favor mesmo, leiam.
“Sugiro uma companheira”, escreveu Grace31, de Birmigham. “Se ele amar, sentirá que pode seguir em frente. Sem amor, eu já teria afundado várias vezes.”
— E sabe o quê? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto tão claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim.
Então, meu coração se partiu. Meu rosto se contorceu, perdi o controle, apertei-o com força e não me importei que ele sentisse meu corpo estremecer com soluços. Aquilo me sobrecarregou, partiu meu coração, meu estômago, minha cabeça, me invadiu e não pude aguentar. Achei que, sinceramente, não aguentaria.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Oi, adorei a tua resenha. Já havia lido a sinopse e havia gostado bastante.

    Gostaria de te convidar para fazer parceria com meu blog literário. Caso esteja interessada, envie-nos contato através do nosso blog: wesaysomething.blogspot.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler todos esses comentários positivos sobre o livro, porque como não tinha gostado muito de um livro que li dela, não tinha vontade de ler esse, mas depois de encontrar sua resenha, começo a mudar de ideia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Faz um tempo que não leu nada assim, com um tema mais "pesado". O último foi A culpe é das estrelas e não gostei muito. Talvez, por ser adulto, essa seja uma leitura mais interessante. Espero ler um dia, mas por enquanto, sem previsão.


    Beijo!
    >> Nine
    Estante da Nine [http://goo.gl/MA5IR]

    ResponderExcluir
  4. Eu tentei ler o outro livro da autora e não foi para mim =/, mas sua resenha me despertou para outra opção e quem sabe mais para frente eu não dê uma chance?

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha, fiquei super interessada para ler o livro.

    Abs!

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter