Resenha: P.S. I Still Love You por Jenny Han

16:01

Sinopse: Lara Jean não esperava se apaixonar de verdade por Peter. Eles estavam apenas fingindo. Até que não estavam mais. E agora Lara Jean precisa aprender o que é estar um relacionamento de verdade e não apenas um de mentirinha. Mas quando outro garoto do seu passado retorna para a sua vida, os sentimentos de Lara Jean por ele logo voltam também. Uma garota pode estar apaixonada por dois garotos ao mesmo tempo? Nessa charmosa sequência de To All The Boys I've Loved Before, Lara Jean és prestes à descobrir que se apaixonar é a parte mais fácil.
Título: P.S, I Still Love You - To All The Boys I've Loved Before #2
Autor(a): Jenny Han
Páginas: 337
Editora: Simon & Schuster
Avaliação: 5/5 +  

Eu já repeti isso um milhões de vezes, mas To Al The Boys I've Loved Before (recentemente publicado por aqui como Para Todos os Garotos Que Já Amei pela Intrínseca) foi uma das maiores surpresas que já tive no universo literário. Ele se tornou uma das melhores leituras do ano passado e um dos meus grandes favoritos. Então desde que descobri que seria lançada uma continuação eu passei a, literalmente, contar os dias. Quando meu exemplar chegou eu parei tudo para reler o primeiro livro (o que queria fazer desde o momento em que o terminei) e, em seguida, começar P.S. I Still Love You. E fico muito feliz em falar para vocês que o segundo livro é tão bom, fofo, divertido, maravilhoso e incrível quanto ao primeiro.


Eu queria poder explicar qual é a sensação de estar imersa nesses livros, mas por mais que eu escreva e escreva acho que nunca vai ser suficiente. É uma experiência tão leve, apaixonante e divertida que a melhor explicação que já ouvi foi a da Polandbananasbook: os dois livros são como um delicioso algodão-doce. A Jeny Han consegue fazer o leitor passar por toda a experiência de um primeiro amor, faz a gente voltar para a nossa época de ensino médio com todas as inseguranças, dúvidas e ingenuidade comuns dessa fase da vida e aquecer nosso coração com uma relação familiar repleta de amor e momentos descontraídos.

A autora vez o que todo mundo torcia para acontecer e começou o segundo livro exatamente de onde o primeiro parou e finalmente eu tive o que eu queria: Lara Jean e Peter juntos. Pra valer. E, meu deus, como eles são incríveis juntos! Eu sou absolutamente apaixonada pelo Peter, ele não é um pessoa perfeita e comete seus erros, mas essa é uma das razões que mais me faz gostar tanto assim dele. Ele não se encaixa em nenhum esteriótipo, tem um ótimo senso de humor, é fofo e atencioso, além de ter uma ótima química com a Lara Jean. 
Confesso que estava com medo da continuação por causa da sinopse, não queria que eles tivessem nenhum problema e muito menos que outra pessoa se metesse no meio dos dois, mas eu deveria saber melhor e acreditar que a Jenny Han não erra na mão. O que a autora quis mostrar é que estar em um relacionamento não é algo fácil e é algo que demanda entrega total, com isso em mente eu gostei muito do caminho que ela escolheu. Ela conseguiu até me arrancar algumas lagrimas nas duas últimas páginas!

Mas uma das coisas mais legais dessa duologia é que ela não foca só no romance, ele é um elemento tão importante quanto todas a outras partes da vida da Lara Jean. E, mais uma vez, eu destaco o enfoque que a autora dá para a família da personagem. Eu simplesmente amo como ela mostra a importância que eles têm na vida da Lara Jean e amo o relacionamento entre eles, a naturalidade e a força desse relacionamento. E não posso deixar de comentar como a Kitty se tornou ainda mais interessante e única nesse segundo livro! Vi algumas pessoas sugerindo que a Jenny Han escrevesse um livro sobre ela nos seus dezesseis, dezessete anos e sério, essa é uma ideia absolutamente incrível! Torcendo para que a autora faça isso. 

Falando da Jenny Han, eu não consegui evitar me surpreender de novo pela sua narrativa. É incrível a naturalidade com qual ela escreve, eu nunca vi diálogos serem escritos de uma maneira tão verdadeira e com uma dinâmica tão interessante. A Jenny Han envolve o leitor completamente na vida da sua personagem e faz ele sentir tudo o que ela está sentindo a tal ponto que você se sente abandonada quando o livro chega ao fim. 

Quando você ama muito um livro é muito difícil que a continuação consiga atingir todas as suas expectativas, mas P.S. I Still Love You conseguiu trazer tudo aquilo que eu amei em To All The Boys I've Loved Before e estava contando os dias para ter de novo. Esse é aquele tipo de livro reconfortante, que faz você se apaixonar, rir e passar horas incríveis imersa na vida de outra pessoa. E eu termino dizendo o que disse na resenha do primeiro livro: eu poderia passar o resto da minha vida lendo a estória da Lara Jean. Não foi divulgado nada de uma continuação e esse livro termina de uma maneira bem mais finalizada do que o primeiro, mas eu iria amar mais um, dois ou até dez livros. Quem sabe um dia!
Algumas vezes eu gosto tanto de você que eu não consigo aguentar. Isso cresce dentro de mim, todo o caminho até a borda, e eu sinto como se fosse transbordar. Eu gosto tanto de você que nem sei o que fazer com isso. Meu coração bate tão rápido quando sei que vou te ver de novo. E então, quando você olha para mim do jeito que você faz, eu me sinto a garota mais sortuda do mundo. Aquelas coisas que Josh disse sobre você não são verdade. Você não me deixou para baixo. Apenas o oposto. Você me colocou para fora. Você me deu minha primeira história de amor, Peter. Por favor, apenas não deixe ela terminar ainda. 
Pessoas vem e vão da nossa vida. Por um tempo elas são o nosso mundo, elas são tudo. E então um dia elas não são mais. Não tem como dizer quanto tempo você vai as ter por perto. 
Eu sei agora que eu não quero amar e ser amada em pequenas medidas. Eu quero tudo, e para ter tudo você tem que arriscar tudo. 

You Might Also Like

7 comentários

  1. SENHORITA CAROL DELLA TORRE, VOCÊ ACABOU DE ME FAZER ENTRAR EM DEPRESSÃO (de uma maneira boa, ou quase).
    Eu li esse livro faz umas duas semanas e, desde então, não consigo parar de relê-lo. Sabe por que?? Bom, por três motivos.
    1. A Jenny Han é uma malvada que terminou Para Todos Os Garotos Que Já Amei de uma forma completamente genérica.
    2. Algumas pessoas, como eu, são péssimas em Inglês e por isso não podem só simplesmente ler a versão original da continuação.
    3. O PETER E A LAURA JEAN ACABARAM COMIGO!!
    De qualquer forma, espero que esteja satisfeita, viu?? Com essa resenha maravilhosamente bem escrita (NÃO é puxasaquismo se for verdade), você me deixou pra baixo, porque a Intrínseca nem tem data de lançamento de P.S: I Still Love You :((
    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh1

      hahahaha eu me senti exatamente assim quando terminei o primeiro, mas foi ainda pior porque ainda não tinha nem data de lançamento do segundo lá fora (e, pra falar a verdade, nem sabia que tinha continuação!)
      Espero muuuuuuito que a Intrínseca lance logo ele por aqui, é muito muito bom mesmo.
      Obrigada pelos elogios <3

      Beeijos.

      Excluir
  2. Oi, Carol *.*
    Não deve ter nenhuma regra me impedindo de comentar aqui de novo, certo?? Bom, de qualquer forma, eu estou naquele estado pós-livro sensacional e resolvi vim aqui te atormentar.
    Para começar, MUUUUITO OBRIGADA por me deixar tão obcecada com esse livro e também por me fazer perder o "medo" que eu tinha de leituras em Inglês, mesmo não entendo tudo completamente, P.S: I STILL LOVE YOU ACABOU COMIGO *0*
    {SPOILER}
    Eu realmente preferi o John ao em vez do Peter, algumas vezes...;)
    {NO MORE SPOILER}
    Estou realmente muito orgulhosa de ter terminado minha primeira leitura em Inglês e, como sinto que lhe devo isso, MUUUUUUUITO obrigada mais uma vez!!! ^^
    Bjs, Juh.
    {1 LAST SPOILER}
    Stormy me conquistou <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh!

      Nossa, agora fiquei muuuuito feliz por ter te incentivado a perder o medo e tentar. Foi assim que aconteceu comigo também, ter um livro que queria muito ler mas sem tradução. O começo é assim mesmo, você precisa da ajuda do tradutor de vez em quando, vai ter alguns livros que você vai desistir, mas logo fica super natural!
      Agora, sobre o livro, sou tem Peter pra sempre. hahaha Não tem jeito!

      Beeijos,
      Carol

      Excluir
  3. Olá,, anjo!
    Primeiramente, amei a resenha, ela me deixou com mais vontade ainda de ler "P.S.: I Still Love You" mas não faço a mínima ideia de onde encontrar o livro, mesmo em inglês, queria muito ler e preciso que você me fale onde leu, estou pirando e não vou aguentar esperar até Novembro. Poderia me passar o link por e-mail?
    mayarahellenrosa@gmail.com
    beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, fico muito feliz que você tenha gostado!
      Eu comprei meu exemplar pelo site da Saraiva, por ser o maior custo benefício, mas você também pode comprar em sites como a Amazon e o Bookdepository.
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu pensei a mesma coisa quando terminei de ler PS I still love you. Se a Jenny Han quiser escrever a vida da Lara Jean até ela ter 80 anos não tem problema. Ela pode escrever mais 100 livros que vou adorar!! Adorei a resenha, pois exatamente assim que me senti quando li o livro. bjss

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter