Filme x Livro: Naomi and Ely's No Kiss List

14:58


Para mim é simplesmente impossível ler um livro e não ficar mega ansiosa pela adaptação (quando ela existe, é claro). E não foi diferente com Naomi & Ely e a Lista do Não Beijo do David Levithan e da Rachel Cohn. O livro está longe de ser perfeito, mas ao meu ver esse é aquele tipo de estória que se encaixa melhor em outros formatos. Eu me apaixonei pelo trailer mesmo com os defeitos do livro e acabei ficando com bastante expectativas para o filme. No fim acabei amando a adaptação e não vejo como poderiam ter feito um trabalho melhor com esse material. 


Primeiro acho importante comentar que Naomi and Ely's No Kiss List não é um filme de grande orçamento e que não chegou a ir para os cinemas americanos. Ele foi disponibilizado para venda online há mais ao menos um mês e não tenho ideia se vai ser lançado em algum formato por aqui. Se vocês quiserem saber mais é só entrar no site: http://nokisslistmovie.com/.

Eu não posso começar a discutir o filme sem falar outra coisa que não essa: NUNCA VI TANTA GENTE BONITA ASSIM EM UM FILME SÓ! Sério, vocês não tem noção! Acho que o Pierson Fode é a pessoa mais bonita que eu já vi na vida. Sem brincadeira. E também tem o Matthew Daddario - que vai ser o Alec Ligthwood da série Shadowhunters - que também é absolutamente maravilhoso! Vou mentir se não disser que passei uma boa parte do tempo só admirando eles. Desculpa gente, não consegui.


Mas vamos falar de coisa séria agora. Quem viu minha vídeo resenha do livro já sabe que o meu maior problema com o livro foram os personagens. Tiveram alguns que eu amei como o Ely, Bruce o segundo e Gabriel. Mas, em compensação, eu odiei a Naomi. Achei ela mimada demais, dramática demais, irritante demais e muitas outras coisas. Mas me surpreendi de verdade com a personagem no filme. A Naomi do filme faz as mesmas besteiras e ainda está longe de ser perfeita, mas é muito mais fácil entender e se relacionar com a Naomi do filme do que com a Naomi do livro. Não sei se é mérito do roteiro ou da Victoria Justice, mas eu consegui compreender melhor suas ações e me envolvi muito mais nos seus dramas e problemas. O filme conseguiu até mesmo me arrancar algumas lágrimas. 

Quanto ao Ely, eu já amei o personagem quando li o livro e estava esperando me apaixonar ainda mais por ele na adaptação. E, sério, o Pierson Fode fez o Ely perfeito - e não, não estou falando isso só pela beleza dele. Mas o engraçado é que notei muito mais os defeitos dele aqui do que no livro, nada que me fizesse desgostar - de maneira nenhuma! - dele, mas que é interessante porque mostra o que eu não tinha visto durante a leitura. E eu me apaixonei pela forma como a relação da Naomi e do Ely é retrata em cena, a Victoria Justice e o Pierson Fode possuem uma química sensacional (eles são namorado, para quem não sabe) e em poucos minutos eles te fazem entender o porque dessa relação ser tão importante e especial para eles. 

Eu adorei também a forma com que eles trataram os personagens secundários no filme, acho que conseguiram dar a atenção necessária para cada um deles. No livro eu fiquei com a sensação de que alguns personagens não tão importantes estavam aparecendo demais sem necessidade enquanto outros mais interessantes ficavam de lado, como Bruce o primeiro e o Gabriel, por exemplo. Mas no filme eles encaixaram muito bem cada um desses personagens e suas cenas se tornaram indispensáveis para trazer leveza para a estória. 


Acho que Naomi and Ely's No Kiss List é uma das melhores adaptações que já assisti no quesito de se manter fiel à obra original. Eles não mudaram quase nada, mas quase nada mesmo! O máximo que fizeram foi retirar algumas cenas ou passagens que não contribuíam em praticamente nada para a estória como um todo. E sério, qual leitor que não ama ver uma adaptação assim, tão perfeitinha? 
Acho que a diferença que mais me deixou feliz foi a forma com que o filme aborda a relação da Naomi com o Gabriel. No livro fica tudo superficial demais e eu nem tive a chance de torcer pelos dois. Mas, em compensação, eu amei como isso foi mostrado no filme. E também adorei a oportunidade ver o Matthew Daddario em cena porque não me aguento de expectativas para Shadowhunters! Ah, não posso deixar de comentar como também amei a forma com que retrataram a relação do Ely com o Bruce o segundo. 

Na resenha disse que o que mais me surpreendeu no livro foi que ele é muito diferente na maioria em dois pontos: na narrativa e na mentalidade e valores que transmite. É claro que não tem como mostrar a narrativa em uma adaptação, mas gostei muito de como trabalharam com a mentalidade da estória. Eu amei que os autores criaram um livro que mostra que a vida não é perfeita e que não idealiza as pessoas, os sentimentos e a vida como um todo. Os personagens são imperfeitos e cometem - muitos - erros, os relacionamentos encontram vários obstáculos e o final mesmo sendo positivo, está longe de ser um "felizes para sempre". Eu amei poder ler um livro jovem adulto que retrata a vida como ela: bonita, mas nenhum um pouco fácil. 
No filme eles conseguiram transmitir muito bem essa característica da estória. Mesmo que, para mim, o final tenha ficado um pouco perfeitinho demais, acho que a mensagem criada pelos autores do livro ainda é passada. 


Quando a produção do filme em si, em algumas passagens é possível sim perceber a falta de orçamento, mas eu sinceramente não gostaria que fosse diferente. Por ser um filme mais independente ele tem uma personalidade indie que é incrível e que talvez não caberia em uma grande produção. Eu amo como tudo parece retrô: as roupas, os cenários e até as músicas, o que dá uma personalidade única para o filme. É tudo muito bem feito, cheio de cor e de vida, assim como seus personagens principais. 

Naomi and Ely's No Kiss List é um filme simples, bem adolescente, mas que traz mensagens incríveis sobre amizade e sobre a vida como um todo. É aquele tipo de filme que te faz sentir bem e muito mais leve no final. Recomendo muito, não importa se você já leu o livro ou não, você vai se divertir com esses personagens e no final vai ficar igual a mim, querendo mais. 

Vou deixar vocês com o trailer e minha vídeo resenha do livro:



You Might Also Like

3 comentários

  1. Como, Carol?? Como vc conseguiu adivinhar tudo o que eu gostaria de ler??? Estou L.O.U.C.A atrás do livro e também quero M.U.I.T.O. assistir ao filme *---* o David Levithan é sem dúvida um dos meus autores preferidos e minhas expectativas estão bem altas (principalmente se vc considerar que o Matt aparece na adaptação ^^)... sinto muito por vc n ter gostado tanto assim do livro e tals (odeio quando isso acontece comigo) mas acho q nem por isso vou ficar ler/assistir ;)
    Bjs, Juh^^
    P.S: ONDE VC CONSEGUIU VER O FILMEEE???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar dos meu problemas com o livro aina super recomendo, é diferente e vale a pena.
      Então, o filme foi lançado só online, então você pode comprar em sites como ITunes, por exemplo. No link do site que eu coloquei no texto você pode encontrar onde comprar. Mas nada em legendado ainda, só em inglês mesmo.
      Beeijos!

      Excluir
  2. Achei a legenda, onde baixou o filme? Obrigada!

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter