Resenha: Os Bons Segredos por Sarah Dessen

16:22

Sinopse: Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.
Título: Os Bons Segredos
Autor(a): Sarah Dessen
Páginas: 448
Editora: Seguinte
Avaliação: 4,5/5 


A Sarah Dessen é uma das minhas autoras favoritas do gênero jovem adulto, adoro como ela aborda temas pesados e conflitos familiares em narrativas leves, divertidas e encantadores. Para mim ela é uma das poucas autoras do gênero que consegue traduzir essa época da vida com perfeição para as páginas. Dito isso, não preciso nem explicar o porquê estava tão ansiosa por Os Bons Segredos, o último livro da Sarah Dessen que foi lançado e que a Seguinte - ainda bem! - trouxe para o Brasil. E eu fico muito, mas muito feliz mesmo de dizer que não me decepcionei nenhum um pouco, pelo contrário, amei cada pedacinho desse livro. 



Sydney sempre se sentiu vivendo na sombra do seu irmão mais velho, Peyton, como se fosse invisível tanto fora quanto dentro de casa. Nem quando ele deixou de ser o orgulho da família para virar o garoto problema isso mudou, na verdade fez com a atenção de seus pais se concentrassem ainda mais em Peyton, fazendo com que Sydney se sentisse ainda mais sozinha. 

Mas tudo mudou de verdade quando Peyton acabou causando um grave acidente e foi condenado por isso. Querendo se tornar ainda mais invisível, a garota decidiu sair da escola em que sempre estudou e mudar para uma escola ainda maior. Foi depois do seu primeiro dia nessa nova escola que Sydney entrou em uma pequena pizzaria e acabou conhecendo os Chatham. Layla é engraçada, carismática e trata batatas fritas como coisa séria - séria mesmo! - e logo se tornam melhores amigas. Mac é o irmão mais velho que está sempre com um livro na mãe, mesmo quando está trabalhando na pizzaria, e que adora concertar coisas quebradas. Junto com eles e seus amigos, Sydney vai aprender a lidar com a sua família e com a culpa que sente pelo acidente que seu irmão causou, assim como também vai descobrir que para certas pessoas ela está longe de ser invisível. 

Uma das características mais marcantes da Sarah Dessen são seus personagens. Eles são sempre muito reais, cheios de vida, qualidades e defeitos. É incrível como você consegue se relacionar com cada uma deles e sentir que eles são de verdade. Eu juro que durante a leitura senti como se a Layla fosse minha melhor amiga de longa data e que o Mac fosse aquele garoto pelo qual sou secretamente apaixonada. E a Sydney também se destacou demais como protagonista, logo nas primeiras páginas onde ela conta um pouco da sua história eu já senti uma identificação enorme pela personagem e uma conexão que só cresceu e se tornou ainda mais forte com o passar das páginas. Nenhum desses personagens são perfeitos, mas cada um deles, desde a Sydney até os mais secundários, todos eles possuem sua própria personalidade. 

Outra característica muito especial da narrativa da Sarah Dessen é que nada do que ela escreve é por acaso, tudo no livro tem o seu porquê e se desenvolve no momento certo. Por mais que tenha mais de quatrocentas páginas, eu li o livro todo em uma sentada só isso porque a autora sabe como escrever de uma forma impecável e leve, atmosfera que se mantem mesmo nos pontos mais delicados da estória. 

Eu já destaquei em outras resenhas de outros livros da Sarah Dessen que eu amo como a família é uma parte importante de todas as suas estória e em Os Bons Segredos isso não é diferente. Essa é uma abordagem difícil de se encontrar em livros do gênero e a autora consegue sempre me emocionar com a forma sincera e tocante com que trata dos problemas familiares. Além disso, mais uma vez a Sarah Dessen tocou em em outros assuntos delicados, mas importantíssimos de se discutir, como o abuso, por exemplo, e conseguiu fazer isso de uma maneira impecável. 

Sempre que termino um livro da Sarah Dessen sinto que ele não foi escrito por acaso, cada parte dessa estória tinha um porquê de existir e me marcou de uma determinada maneira. Os Bons Segredos me divertiu, me emocionou, me deixou morrendo de fome (sério, tem muita comida boa nesse livro!) e me ensinou ainda mais sobre o mundo e sobre eu mesma. É uma leitura leve, bonita e cheia de significados. É absolutamente impossível não se apaixonar por todo o carinho que a Sarah Dessen coloca em suas estória e pelos personagens incríveis que ela cria. Se você ainda não leu nada da autora Os Bons Segredos é um ótimo lugar para começar e depois ir correndo ler outros porque acreditem em mim, vale MUITO a pena!
Quando nos vemos diante da coisa mais assustadora, só queremos voltar atrás, nos esconder no nosso lugar invisível. Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também. 
Ninguém era capaz de saber o que viria adiante; o futuro era a única coisa que jamais poderia ser destruída, porque ainda não tivera a chance de existir. Num minuto, você está andando sozinha pelo bosque escuro; noutro, a paisagem muda, e você enxerga. Enxerga algo maravilhoso e inesperado, quase mágico, que jamais teria encontrado se não tivesse seguido em frente. Como uma nova amizade que parece antiga, uma lembrança que nunca vai esquecer. Talvez até um carrossel. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter