Resenha: A Aposta por Vanessa Bosso

18:50

Sinopse: A primeira experiência amorosa de Nina não foi nada boa. Diante de tamanha decepção, a garota não quer saber de namorados e seu coração virou uma pedra de gelo. No colégio, os garotos lançam uma aposta a Lex, o grande pegador , daqueles que arrancam suspiros até mesmo de objetos inanimados. Será que ele, com todo seu poder de sedução, conseguirá conquistar o coração de Nina? De forma hilária e dinâmica, a autora levará os leitores a uma viagem inesquecível, na qual a amizade e o amor reinarão em absoluto... Até que uma vingança surja em cena para estragar tudo. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo está prestes a começar.
Título: A Aposta
Autor(a): Vanessa Bosso
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 4/5

Apesar de nunca ter lido nada da autora, já tinha ouvido falar bastante sobre a Vanessa Bosso, uma autora independente que fez tanto sucesso que acabou sendo lançada pela Novo Conceito. E só bastou isso e o clima de romance da sinopse para que eu solicitasse o livro. Confesso que não sabia muito bem o que esperar, mas mesmo assim o livro conseguiu me surpreender de várias formars diferentes. Mas uma coisa eu acertei: A Aposta é um daqueles romances deliciosos de se ler.



Nina não quer saber de garotos, depois de uma experiência que deixou seu coração em pedaços ela decidiu que já tinha tido o suficiente deles na sua vida. Lex soube logo que a Nina se transferiu para o colégio Prisma que deveria manter distância da garota, por mais que se sentisse atraído por ela. Estava indo tudo muito bem até que seu melhor amigo, Gancho, resolveu criar uma nova aposta dentro do colégio: Lex versus Nina.
Quando descobriu sobre a aposta Nina ficou possessa, mas depois de muitas brigas resolveu se juntar à brincadeira e apostar diretamente com Lex. Agora ele tem sete dias para conquistar a garota enquanto eles e o resto da turma vão para a viagem do colégio em uma ilha paradisíaca. 

Preciso começar pela a minha maior surpresa de todas: a narrativa, A estória é contada em terceira pessoa, mas não é uma terceira pessoa qualquer. A narradora (ou narrador, apesar de ter quase certeza que é a primeira opção) é uma personagem a parte que observar tudo, consegue estar em todos os lugares e, o mais legal, faz comentários geniais sobre tudo o que está acontecendo. Eu amo como ela surta com o que está acontecendo, entra em choque, faz piadinhas e consegue expressar os mesmos exatos sentimentos do  leitor em relação aos acontecimentos. Se eu tivesse que apontar o meu personagem preferido do livro eu com certeza escolheria a narradora. 
Juntando-se isso a uma escrita leve e fluída, a leitura se torna viciante e super divertida, aquele tipo de estória que você lê durante horas sem ver o tempo passar. 

Falando sobre personagens, surpreendentemente eles são realmente bons, apesar de um tanto quanto caricatos. A Nina é um protagonista adolescente diferente da que estamos acostumados a ver por aí, ela é durona, decidida, corajosa e um tanto quanto agressiva. Isso faz com ela tenha uma personalidade forte e seja um personagem muito mais interessante. Porém, o legal é perceber o seu lado mais humano aparecer, principalmente a partir dos sentimentos que são despertados nela pelo Lex. 
Já o Lex, por sua vez, é aquele mocinho padrão de romances, é um deus de tão bonito, age como um badboy, mas na verdade é uma pessoa incrivelmente doce, sensível e romântica. E é exatamente por isso que não tem como não se apaixonar por ele. Confesso que gostei dele logo de cara e torci durante o livro todo para que ele conseguisse conquistar a Nina - não pela aposta, mas porque ele obviamente já gostava dela desde o começo. 
Outra surpresa foram os personagens secundários, eles podem não ser tão bem desenvolvidos, mas são carismáticos e marcantes. O destaque para mim vai para o Gancho, além de ser ótimo amigo  ele também tem ótimas sacadas.  

O romance é o elemento principal do livro e gostei bastante de como tudo se desenvolveu. Gostei do fato de que os dois, a Nina e o Lex, sabiam da aposta e também do bom humor e da simplicidade na forma com que tudo aconteceu. E adorei como a autora usou e abusou de cenas clichês e não teve vergonha nenhuma disso. Existem alguns exageros, principalmente no final, que me incomodaram, mas foi um romance que me convenceu e é isso que importa. 

Mas, existe um motivo pelo qual não dei quatro estrelas. Acredito que se eu tivesse uns quatro anos a menos não ia ter nenhum problema com o livro, isso porque ele é muito ingênuo e "simples" em determinados pontos. Hoje eu sei que certas coisas não acontecem de forma tão simples e rápida assim ou que as pessoas não falam esse tipo de coisa na vida real, por exemplo. E isso foi algo que me incomodou bastante em alguns momentos. Só quero ressaltar que isso não acontece só porque o livro é um jovem adulto, mas sim porque ele não desenvolveu de forma completa e realista todos os pontos. Porém isso está longe de ser algo que faça o livro ser ruim. 

Há outra crítica que não posso deixar de apontar: a capa. Ela é muito bonita e realmente tem relação com a estória, mas passa muito, mas MUITO, a impressão de ser um romance adulto. Eu nunca imaginaria que fosse um jovem adulto se olhasse só a capa. E não sei explicar bem o porquê, mas isso me incomoda bastante também. 

Mas, no geral, A Aposta foi um livro que me surpreendeu e me deu algumas horas de pura diversão. Um livro leve, super divertido e com a quantidade certa de romance. E que me deu uma grande vontade de ler outros livros da autora!

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter