Resenha: A Geografia de Nós Dois por Jennifer E. Smith

17:23


Eu virei fã da Jennifer E. Smith depois de me surpreender completamente com A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista, um livro do qual não esperava nada e acabou se tornando um dos meus contemporâneos favoritos da vida! Então, mesmo que This Is What Happy Looks Like não tenha sido tão bom quanto eu esperava, não teve como não ir cheia de expectativas ler A Geografia de Nós Dois, o último lançamento da autora aqui no Brasil.


Sinopse: Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram — presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir... Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância?
Título: A Geografia de Nós Dois
Autor(a): Jennifer E. Smith
Páginas: 272
Editora: Galera
Avaliação: 4/5



Eu virei fã da Jennifer E. Smith depois de me surpreender completamente com A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista, um livro do qual não esperava nada e acabou se tornando um dos meus contemporâneos favoritos da vida! Então, mesmo que This Is What Happy Looks Like não tenha sido tão bom quanto eu esperava, não teve como não ir cheia de expectativas ler A Geografia de Nós Dois, o último lançamento da autora aqui no Brasil.


No livro nós conhecemos Lucy e Owen. Lucy viveu todos os seus dezesseis anos em Nova York e mesmo que amando sua cidade, sempre quis viajar o mundo junto com seus pais que nunca estavam em casa. Mas eles nunca a convidaram para ir junto, tudo o que ela tinha eram os cartões postais. Mas agora que seu dois irmãos gêmeos mais velhos foram para a universidade ela está pela primeira vez verdadeiramente sozinha. 
Owen viu sua vida mudar completamente depois que sua mãe completamente após a morte de sua mãe. Precisando sair da casa em que viveu por anos, seu pai aceitou um trabalho de zelador em um prédio de Nova York e agora os dois vivem em um apartamento de dois quartos no subsolo enquanto tentam lidar com o luto. 
Em um incidente raro, quando Nova York e boa parte dos Estados Unidos ficam sem energia elétrica, Lucy e Owen se veem preso juntos no elevador de seu prédio no escuro. 

Existe algo de muito especial na narrativa da Jennifer E. Smith. Logo nos primeiros parágrafos ela consegue te envolver e te absorver para dentro da estória, com diálogos ágeis e extremamente reais, tão verdadeiros como qualquer conversa que vemos no dia a dia. E admiro muito autores que conseguem passar tão naturalidade em sua escrita. 
Gosto muito também de como a autora sabe escrever de um forma tão leve que faz você simplesmente perder a noção do tempo, mas que ao mesmo tempo cria passagens lindíssimas, com um quê poético que torno tudo mais especial. 

Um ponto extremamente positivo do livro pra mim é que o romance não é o enfoque do livro, mas sim o que faz todo o restante acontecer. A Jennifer E. Smith escolheu se focar no crescimento dos seus dois personagens principais e mostrar através da jornada de cada um como cada um deles se auto descobriram. E mais um vez a autora apostou nos problemas familiares e em como eles afetam diretamente a vida da Lucy e do Owen. Nesse aspecto, eu gostei demais da relação do Owen com o seu pai e como cada um se ajudou no momento em que mais precisavam. Por outro lado, senti que a relação da Lucy com os seus pais poderia ter sido melhor trabalhada e senti que tudo se resolveu rápido demais. 
Agora, o romance. Como eu disse no começo, o relacionamento da Lucy e do Owen não é o enfoque do livro, mas as melhores cenas são aquelas em que eles estão juntos. E talvez a raridade dessas cenas seja o que faz delas algo tão especial. Apesar de ser algo simples, o relacionamento dos dois é delicioso de se acompanhar. 

Ah, não poderia deixar de comentar sobre todos os lugares para os quais as autoras nos leva junto de seus personagens. Poder conhecer tantos lugares, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, junto com os seus personagens torna a leitura desse livro algo mais interessante e especial. 

Acho que a minha maior crítica é sobre a construção dos personagens. Apesar de gostar dos dois protagonistas, eu não me senti realmente conectada com eles, não senti que os conhecia de verdade. O que fez com que eu ficasse com um pouco de preguiça do livro durante a leitura, o que nunca é um bom sinal. 

Toda vez que leio um livro da Jennifer E. Smith me surpreendo como ela consegue criar estórias extremamente reais, cheias de simplicidade e encanto ao mesmo tempo. Eu sou apaixonada por contemporâneos, pela beleza de estórias sobre pessoas comuns simplesmente vivendo e se apaixonando, e para qualquer um que goste desse gênero A Geografia de Nós Dois é uma ótima aposta. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter