Resenha: Dezoito Luas por Margaret Stohl e Kami Garcia

14:37

Sinopse: Nesse novo romance, Ridley perdeu seus poderes, Link é um Incubus e as habilidades da família de Lena não andam muito acuradas. Nuvens de gafanhotos devoram todo o verde de Gatlin. Um calor sufocante deixa a grama marrom e os humores negros. Raios riscam o céu e tempestades assustam os animais. O equilíbrio está quebrado. Aparentemente, ao se Invocar Lena pode ter sido dado o pontapé inicial no Apocalipse.
Título: Dezoito Luas - Série Beautiful Creatures
Autor(a): Margaret Stohl e Kami Garcia
Páginas: 406
Editora: Galera
Avaliação: 4,5/5

Contém spoilers dos livros anteriores. 
Primeiro eu queria fazer uma pequena observação. Tem no blog a resenha do primeiro livro, Dezesseis Luas ( foi a minha primeira resenha, aliás), porém não tem do segundo livro. Eu fiquei enrolando para escrever e acabei não fazendo, mas eu resolvi postar a resenha de Dezoito Luas mesmo assim porque imagino que a maioria das pessoas que estão lendo esta resenha já leu os dois primeiros volumes. Então vamos lá.




Já faz mais de um ano que li Dezessete Luas, por isso não me recordava muito de algumas coisas e, sem tempo para relê-lo, resolvi ler o terceiro volume mesmo assim. E eu tinha me esquecido como esse mundo criado pelas autoras é tão encantador e misterioso e é ainda melhor quando se percebe que a série chegou no seu ápice com um livro quase perfeito.

Depois de Lena ter se invocado tanto para luz quanto para trevas ela acabou quebrando a ordem do mundo. O clima esta ficando louco, os poderes dos Conjuradores estão saindo do controle, Ethan se sente cada vez mais estranho e atormentado pelos seus pesadelos e, para piorar, seus inimigos ainda estão a solta e prontos para atacar para conseguirem o que querem. 

O grande diferencial desse livro para os anteriores é ritmo louco dos acontecimentos, o enredo é super movimentado e com novos conflitos e novas descobertas o tempo todo. Apesar disso ser ótimo e ter feito com que eu não conseguisse lagar o livro antes de termina-lo, confesso que a quantidade muito grande de informação me fez ficar perdida durante a leitura em alguns momentos, mas nada que não se resolvesse depois. 

Falando em diferencial, as autoras com certeza acertaram a mão em Dezoito Luas, porque juntou o melhor da atmosfera mágica dos conjuradores e incubus com as características particulares de Gatlin. O clima do livro também se modificou, esse carrega um ar bem mais sombrio, tanto nos próprios personagens como também nas transformações que veem acontecendo na própria cidade. Tudo isso torna um livro extremamente interessante e misterioso. Mistérios esses que sempre permearam a série e, que apesar de um deles eu já ter sacado qual era antes de ser revelado, ainda são as grandes surpresas que as autoras guardam para os leitores e tiram o seu fôlego.

Todo mundo critica bastante o Ethan e a Lena e, mesmo eu nunca tendo desgostado deles, sei que eles podem ser um pouco irritantes em alguns momentos, porém os personagens evoluíram muito nesse volume. O Ethan finalmente tomou o holofote e se tornou o centro da estória, que antes era Lena, e ficou bem mais maduro e ativo, sua decisão no final fez ele ganhar meu respeito. E eu nunca tinha achado o que a maioria das pessoas acham, que o Ethan muitas vezes parece uma menina, mas em Dezoito Luas confesso que alguns pensamentos dele foram meio estranhos. Eu acho de uma coragem tremenda das autoras criarem um personagem masculino que admita seus sentimentos e seja sensível e não vejo porque não os garotos de verdade não possam ser assim, porém alguns pensamentos e comentários, para mim, foram um pouco forçados e exagerados. Muitos personagens estavam no seu melhor em amadurecimento, como a Lena e o Link, e também tivemos a chance de conhecer mais de alguns misteriosos para gente como John e a Serafine. 

O final foi extramente cruel, as autoras terminaram em ponto que me fez entrar em desespero pela continuação, que é o último volume também. Sei que muitos não gostam muito da série, mas ela me ganhou com o clima único e com personagens tão marcantes e esse terceiro volume me fez amar Beautiful Creatures ainda mais. Com certeza vocês não vão se desapontar com o terceiro livro (no máximo querer matar as autoras pelo final haha).
Ela estava certa. O universo devia mesmo estar rachado, e eu junto com ele. Eu esperava que a luz estivesse encontrando um caminho para entrar.
— Você não conhece ninguém em… — Link balançou a cabeça. — Cara, por que sempre tem de ser cemitérios e criptas com você? Não podemos ir a um lugar que não seja cheio de cadáveres? — Outra pergunta que eu não sabia responder.
E se havia uma coisa que eu tinha passado a conhecer tão intimamente que conseguia sentir rastejando sobre minha pele, como os gafanhotos rastejavam sobre aquele carvalho, era a culpa.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi Carol, conheci seu blog hoje e amei...otimas escolhas literárias...vou passar sempre por aqui. beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter