Filme x Livro: Orgulho E Preconceito e The Lizzie Bennet Diaries

21:57

Orgulho E Preconceito (2005)


Antes de falar sobre o filme, vou contar um pouquinho sobre livro. Orgulho E Preconceito é a obra-prima da autora Jane Austen e é considerado um clássico da literatura inglesa e que completa 200 anos agora em 2013. Ele conta a estória da família Bennet, composta pelo Sr. e Sra. Bennet e suas cinco filhas, Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia, onde a mãe das meninas tem como objetivo da vida encontrar maridos ricos e bonitos para suas filhas, já que elas não herdarão nada quando o Sr. Bennet morrer, o que irrita a segunda filha mais velha, Elizabeth, que quer muito mais da vida do que simplesmente arrumar uma marido que a mãe e os bons costumes aprovem. Tudo começa quando se muda para vizinhança Sr. Bingley, um jovem rico e solteiro que logo se interessa pela doce Jane. Porém, para infelicidade de Elizabeth, ele traz com ele seu melhor amigo, Sr. Darcy, um homem esnobe, orgulhoso e antissocial que desperta seu desagrado quase que imediatamente. E, a partir daí, se desenrola o enredo. 



Eu li o livro já conhecendo tudo o que iria acontecer e mesmo assim não teve como não me encantar com a narrativa da Jane Austen que, mesmo causando estranheza no começo, é muito fluída, além de ser carrega de sentimentos e com diálogos incríveis e uma estória de amor arrebatadora que não precisa sequer de um beijo para isso. A autora mostra muito bem os costumes da época e traz críticas muito fortes a esses eles e a sociedade vigente daquela época, além de brincar com os sentimentos e as deduções do leitor com suas várias surpresas e reviravoltas.

O filme traz a Keira Knightley (Como essa mulher adora fazer adaptções de clássicos gente!) no papel de Elizabeth e confesso que não me agradou muito, já que ela fez uma Elizabeth muito mais enérgica do que a do livro. Mas, por outro lado, o seu gênio teimoso, impulsivo e a frente do seu tempo estão visivelmente presentes na sua atuação. Já o Sr. Darcy, interpretado pelo Matthew Macfadyen, é perfeito, o ator trouxe tudo que o personagem passa no livro e soube dosar as emoções das formas certas, fiquei realmente impressionada com a veracidade que Matthew levou para as telas. Gostei bastante também dos outros atores escolhidos.


O filme é bem fiel a obra original, claro que não tem absolutamente tudo, mas todas as cenas importantes estão presentes e até os diálogos são, basicamente, iguais aos do livro. O cenários e o figurino são lindíssimos, além da delicadeza na fotografia. 



Acho muito difícil que alguém já não tenha ao menos ouvido falar desse filme e, acredito eu, que quase todo mundo já o assistiu e depois de assistir novamente, agora tendo lido o livro, me agradou muito mesmo a adaptação, é um filme que pode agradar a todos e mostrar que, mesmo sendo um clássico, Orgulho E Preconceito não tem nada de chato. Só não gostei da cena final, foi um pouco decepcionante ter acabado ali, mas nem tudo é perfeito.


The Lizzie Bennet Diaries (2012-2013)



Ao meu ver Orgulho e Preconceito é um dos livros mais adaptados tanto no cinema como em séries e até mesmo em outros livros, e The Lizzie Bennet Diares é uma das mais recentes - e mais legais - adaptações. É uma web série criada por Hank Green (irmão do nosso amado John Green) e Bernie Su, que traz a família Bennet para os dias atuais, fazendo da Elisabeth a dona de vlog que conta um pouco do seu dia a dia e das loucuras da sua família. E, gente, é bom demais!


Primeiro vamos falar um pouco sobre a forma super interessante que trouxeram essa estória para os dias de hoje. Só o fato de ser um vlog que se passa inteiramente no Youtube isso já mostra porque a proposta foi super bem sucedida, já que traz isso para uma das redes mais usadas por nós atualmente. Além disso, foram feitas algumas mudanças, agora são apenas três irmãs, Jane, Lizzie e Lydia, trouxeram uma diversidade étnica maior para os personagens e abusaram da interação dos personagens com os leitores. Cada um tinha twitter, facebook e até lookbook, além de que, durante o decorrer dos episódios, foram criados alguns outros vlogs relacionados a trama central e protagonizados por outros personagens. Tudo isso ajudou demais para que a estória se parecesse o mais real possível e que de fato poderia acontecer com qualquer um. 



E a criatividade não parou por aí. A série é até bastante fiel ao livro mesmo se alterando muitas situações para que elas se tornassem cabíveis para os dias atuais e admiro muito quem fez isso porque, com certeza, não foi pouco trabalho não. Além disso, a série é extramente engraçada e achou uma forma muito interessante de trazer personagens que ainda não foram introduzidos (fisicamente) e aqueles que nunca chegaram a aparecer: muitas vezes os personagens se fantasiavam dos outros e encenavam as conversas. O que trouxe uma dinâmica super legal e nos proporcionou ótimas cenas que eram, normalmente, bem engraçadas. 



Agora eu preciso falar dos atores que, simplesmente, me conquistaram. A Lizzie criada pela Ashley Clements é incrível, ela é bem humorada, divertida e te conquista logo de cara, a Jane se tornou a pessoa mais fofa do mundo e até personagens que eu achava insuportáveis no livro - e no filme - conseguiram ficar mais legais, mas sem perderem a sua essência. Para mim o grande exemplo é a Lydia que é completamente insuportável e chata, mas se tornou uma garota meio maluquinha, mas com um super alto astral. 
A série, infelizmente, já acabou. Foram exatos 100 episódios que duram, em média quatro minutos, ou seja, dá para ver muito rápido e uma vez que você começa não que parar. Eu assisti todos em três dias, não conseguia fazer mais nada enquanto não terminasse. Só posso dizer que vocês PRECISA assistir, vocês vão se surpreender com o quanto a série é gostosinha, divertida e genial por adaptar tão bem um clássico de 200 anos atrás. Para quem quiser tem todos os episódios legendados nesse canal AQUI. Corre pra assistir gente!


Obs: Sim, eu sei que é um Filme x Livro, mas não tinha como deixar de falar de The Lizzie Bennet Diaries, então revelem. 

É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de esposa.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu mal acabei de ler o post (que já agora adorei) fui logo ver os primeiros 4 episódios de The Lizzie Bennet Diaries e A-DO-REI!!!
    Lizzie é super engraçada e então quando imitava a prórpia mão é mesmo de chorar a rir. Jane é uma fofura e Lydia é um pouco irritante mas muito linda.
    Acho que vou continuar a assistir, afinal os episodios são mesmo muito pequenos.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Orgulho e preconceito está entre os filmes favoritos, mas confesso que eu gostei muito da vlog no começo porque ela algo novo, mas depois de alguns episodios começou a enrolar e eu começei a perder o interesse.

    http://xtltokio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter