Resenha: Cidade das Almas Perdidas por Cassandra Clare

16:06

Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?
Título: Cidade das Almas Pedidas - Série Os Instrumentos Mortais
Autor(a): Cassandra Clare
Páginas: 434
Editora: Galera
Avaliação: 3,5/5


Contém spoilers dos livros anteriores
Todos sabem o quanto eu amo os livros da Cassandra Clare, a sua narrativa, seus personagens e as ideias maravilhosas que ela tem. Mas o quinto livro de Os Instrumentos Mortais me surpreendeu de forma negativa dessa vez. Mas antes de começar os meus comentários queria deixar claro que essa nota é em relação aos outros livros da autora, porque ele ainda está bem acima da média em relação a outras séries do gênero. 


No fim de Cidade dos Anjos Caídos nós vimos que Jace foi, forçadamente, ligado a Sebastian e agora, além do fato que se machucar um o outro também se machuca, Jace tem todos os seus pensamentos e emoções controlados pelo seu "irmão". Quando Clary e os outros descobrem ela quer de toda forma tentar salva-lo, mas parece impossível já que nenhuma arma conhecida pode ferir somente Sebastian e , enquanto isso, ela sabe que se a Clave ver Jace não vão exitar nem um segundo antes de matá-lo. Dessa forma ela, Simon, Magnus, Isabelle, Alec, Jordan e Maia procuram um forma de matar um e salvar outro enquanto ainda precisam se esconder da Clave e se preparar para os planos nada bons de Sebastian. 

Primeiro vamos as partes positivas do livro. Os personagens estão melhores do que nunca, todos tem seus momentos de destaque, seus próprios conflitos e conseguem conquistar - ainda mais - o nosso interesse. O ódio que eu tinha pelo Simon até o terceiro livro sumiu, ele definitivamente me conquistou virando um personagem tão bom quanto a própria Clary e o Jace, até mesmo o Sebastian sendo o ser desprezível que é consegue chegar a te encantar em determinados  momentos e o Magnus está melhor do que nunca (<3). 
Nesse livro a autora apostou mais nos sentimentos  dos personagens e um pouco menos nas cenas de ação, temos vários casais se resolvendo (ou não), a relação muito além de complicada de Clary com o irmão e, claro, o conflito central envolvendo o Jace. A Cassandra falou muito sobre amor aqui, tanto o romântico quanto o de família, e é impossível não se emocionar em determinados momentos com a entrega dos personagens dispostos a dar a vida aqueles que ama. 

E agora vêm a parte complicada da minha experiência com essa leitura. O livro é divido em três partes e, ao meu ver, oitenta porcento da segunda parte poderia ter sido resumida em alguns poucos capítulos. Nunca achei que diria isso, mas o fato é que essa parte do livro foi muito arrastada, monótoa e cansativa, tanto que várias vezes eu tinha que parar porque estava ficando entediante. Eu até entendo o que ela quis desenvolver nessa parte do livro - lembrar que eu falei do destaque sentimental? - e acho que isso era necessário sim para o enredo, mas poderia ter sido feito em menos páginas e de uma forma mais dinâmica. O outro ponto que me desagradou foi que depois de fechar o livro me deu uma sensação de que a autora falou, falou e não acrescentou nada de muito relevante para a estória.Resumindo, acho que poderia ter cortado muito coisa e colocado um pouco mais de reviravoltas, que é a especialidade da Cassandra. Primeiro livro dela que não terminei com o meu coração espremido de agonia e isso NÃO é bom. 

Queria fazer só um adendo para dizer que eu adorei as várias referências de As Peças Infernais, principalmente ao Will. E, por favor, alguém que leu o livro pode me dizer se eu estou ficando louca ou a Clary encontrou o anjo mecânico da Tessa na biblioteca do Instituto quando tava procurando uma certa coisa? Porque se for estou muito curiosa pra saber como ele foi parar lá. 

Enfim, volto a dizer que apesar de todas essas críticas Cidade das Almas Perdidas é sim um livro bom e é até cansativo ficar repetindo isso dos livros da autora, porém ele fugiu um pouco do padrão Cassandra Clare de qualidade e isse foi o foco da resenha. Mas não foi nada ao ponto de fazer o livro, e a série, deixarem de valer a pena. Os Instrumentos Mortais ainda é uma das minhas séries favoritas e ainda não estou preparada para o próximo e último livro, não quero dizer adeus para os personagens que eu aprendi a gostar tanto. 
— Eu sei que nós não somos muito, se comparado a vocês, mas nós não matamos nossos amigos. Nós tentamos salvá-lo. Se o Céu não quisesse que fosse assim, nunca deveria ter nos dado a capacidade de amar. 
Da mesma maneira que uma roupa mantem a forma do seu proprietário, mesmo que não tenha sido usada a anos, ou um travesseiro mantem o contorno da cabeça da pessoa que dormira ali, mesmo que ela tenha morrido a muito tempo, assim era ele. Uma concha fazia que ela tinha preenchido com seu amor, seus desejos e sonhos. 
Nunca deixe que alguém te diga o que é, ou o que deveria ser. Ame quem você quiser. Acredite no que quiser. Assuma o direito de sua liberdade. Eu não te peço para salvar o mundo meu garoto, meu filho. Peço apenas que você seja feliz.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Estou louca para ler o livro...
    Bom, meu blog ainda está no comecinho, mas com o passar do tempo pretendo melhorar, se você puder dar uma passadinha lá, agradeço =) http://garotadolivroblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm amo essa série, acho q de todos o 4 foi o mais chatinho e cheio de DR, esse melhorou bastante e mal posso esperar pelo livro 6, morrendo até terminar...rs

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  3. Finalmente alguém que também não gostou tanto do Livro.
    Eu amo a serie e tinha muitas expectativas com relação ao 5° livro.
    Porém como vc mesma colocou a leitura foi muito cansativa e sem dúvida foi o mais fraco da serie .
    Acho que tiveram momentos que prometiam bastante mas que não foram bem explorados.
    Senti muita falta também da personalidade do Jace, apesar de ter uma explicação pra isso no livro.
    Gostei da resenha acho que está bem de acordo com o livro.

    Bjus

    Lorena.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com uma duvida nesse livro
    Na briga de Clary com o Sebastian na casa dele. Ele menciona q Clary e Jace transaram. Mas nao fala isso no livro, ja q ela fica o tempo todo evitando de dormir com ele ja q nao eh o SEU Jace.... Ou eu estou enganada e nao li direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu me lembro bem, o Sebastian acha que eles dormiram juntos, mas não aconteceu de verdade pelo motivo que você falou mesmo. Mas ela não desmentiu.

      Excluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter