Resenha: Feita de Fumaça e Ossos por Laini Taylor

13:06

Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.


Título: Feita de Fumaça e Osso
Autor(a): Laini Taylor
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Avaliação: 4,5/5


Eu demorei muito tempo para ler esse livro, é verdade, principalmente porque nem a capa e nem a sinopse chamaram minha atenção. É claro que depois do lançamento por aqui eu ouvi vários elogios sobre o livro, mas nunca prestei muito atenção até o último volume da trilogia ter sido lançado lá fora - há pouco tempo - e todos os vlogs gringos só falarem sobre a série da Laini Taylor. E tive que engolir todo o meu preconceito inicial, o livro é realmente incrível.


Karou tem tudo para ser classificada, no mínimo, como estranha. O cabelo azul, as várias tatuagens, as várias vezes que desaparece sem explicação, o caderno recheado de desenhos de criaturas meio humanas e meio animais que ela jura, sempre com um sorriso irônico no rosto, serem reais. O que ninguém percebe, entretanto, é que eles realmente são. 
Karou foi criada por essas criaturas, os Quimeras, durante toda a sua vida. Sempre presa na loja do Brimstone ela nunca soube realmente muito desse outro mundo, apenas que eles precisavam recolher dentes para sobreviver. E esse é o trabalho de Karou, em meio as coisas normais como estudar e namorar ela precisa, sempre que Brimstone chama, sair para algum lugar do mundo para negociar dentes, sejam esses vendedores ladrões de túmulos ou grandes leilões de dentes de marfim. 
Mas além de não saber nada sobre o mundo dos Quimeras, Karou não sabe também quem ela é, de onde ela veio e muito menos porque foi criada por essas criaturas que hoje chama de família. Mas assim que Brimstone e todos os outros Quimeras começam a ser ameaçados, Karou se envolve em uma guerra que pode trazer as respostas que tanto espera. 

A primeira coisa que se deve dizer sobre Feita de Fumaça e Osso é que é um livro de alta fantasia, ponto. Se você não gosta desse gênero meu único conselho é manter distância porque mais incrível que o livro seja, ela não vai agradar esse grupo de leitores. 
A Laini Taylor criou um mundo totalmente novo, diferente e extremamente criativo o que talvez seja o ponto mais positivo desse livro. É realmente de se maravilhar com a maneira com que todas as peças vão se encaixando ao decorrer das páginas, cada elemento complementando o outro e criando algo completamente incrível. Não dá para negar que as coisas pareçam um pouco estranhas demais no começo, ou meio confusas, mas a partir do momento que você começa a entender - e se acostumar - com o mundo dos Quimeras e dos Serafins você passa da confusão para o deslumbramento. 
Eu não posso dar aqui muito dos meus porquês para gostar tanto da parte mitológica da estória, porque isso envolveria spoilers, mas qualquer leitor experiente vai me entender quando digo que não tem nada mais satisfatória do que encontrar um livro onde o autor consegue criar uma mitologia totalmente nova e fazer isso de forma coerente e fácil de se entender. 

Outro ponto de destaque é a Karou. Ela é uma verdadeira protagonista, é forte, badass, determinada, tem um humor delicioso de acompanhar e realmente rouba todas as atenções. Feita de Fumaça e Osso é narrado em terceira pessoa e por isso, em algumas pequenas passagens, a narração muda o foco de personagem e eu me prendi tanto na Karou que toda vez que isso acontecia a única coisa que eu queria era que o estória voltasse logo para o ponto de vista da personagem. Poucas vezes isso aconteceu comigo, o que mostra como a força e singularidade da Karou acrescentam para o livro. 

Em todas as resenhas que li/assisti sobre o livro eu escutei ótimos comentários sobre a escrita da Laini Taylor e preciso concordar que ela tem um quê de especial. Não sei muito bem dizer para vocês o que é, mas a autora consegue narrar a sua estória de uma forma poética e ágil ao mesmo tempo, sem fazer o leitor se perder em meio a tanta novidade. Esse foi outro fator que me manteve capturada pelo livro, totalmente envolvida pela estória e sem forças de largar ele antes de chegar a última página. 

Feita de Fumaça e Osso é um livro introdutório. Ele nos insere nesse mundo completamente diferente criado pela Laini Taylor, nos apresenta e familiariza com os personagens e mostra a direção que a trilogia vai seguir a partir dali. E o que posso dizer é que essa direção é mais do que promissora. 
Como eu disse, esse não é um livro para qualquer um, mas se você é fã do gênero precisa correr logo para ler e se maravilhar com tudo que a Laini Taylor criou. Estou mais do que ansiosa para saber o que vai acontecer nos próximos volumes e com altas expectativas de que vai ser igualmente incrível. 
Isso lhe dava uma sensação horrível de solidão iminente, como se ela fosse algum animal órfão criado por benfeitores, que em breve seria solto na natureza. Ela não queria ser solta na natureza. Queria ser cativada. Pertencer a um lugar e uma família, de maneira irrevogável.
Estar perto dela era como se equilibrar em um mundo inclinado, tentando manter-se firme enquanto o chão queria jogá-lo para frente, lançá-lo em uma espiral da qual não havia retorno, somente impacto, e era um impacto desejado, uma colisão doce e atraente. 
 Esperança? A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nele, mas quando você sabe o que mais deseja e mantém isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer as coisas acontecerem, quase como mágica. 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Ei, Carol, você acabou de salvar a minha vida. Eu precisava de um livro para ler, mas não achei nenhuma resenha legal desse livro em outros blogs...
    Vou confiar em você e ler Feita de Fumaça e Ossos, ok?
    bjs, Juh

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter