Resenha: Since You've Been Gone por Morgan Matson

03:09

Sinopse: Antes de Sloane, Emily não ia a festas, ela mal falava com os rapazes e ela não fazia nenhuma loucura. Então aparece Sloane, um tornado social e o melhor tipo de melhor amiga, alguém que puxa você para fora da sua concha. Mas bem antes do que deveria ter sido um verão épico, Sloane apenas... desaparece. Nenhuma nota. Nenhuma chamada. Nenhum texto. Nenhuma Sloane. Há apenas uma lista aleatória com treze tarefas bizarras que Emily nunca iria tentar. Mas e se elas podem guiá-la até Sloane?
Colher da maçãs à noite? Ok, muito fácil.
Dançar até o amanhecer? Claro. Por que não.
Beijar um estranho? Um...
Começar a fazer a lista de Sloane vai significar um monte de primeiras vezes, e com um verão inteiro à sua frente  - e a ajuda inesperada do belo Frank Porter - quem sabe o que ela vai encontrar.
Vá mergulhar nua? Espera... O que? 


Título: Since You've Been Gone
Autor(a): Morgan Matson
Páginas: 464
Editora: Ainda não publicado no Brasil.
Avaliação: 4,5/5


A minha motivação para ler Since You've Been Gone começou como sempre começa comigo quando se trata de um contemporâneo: uma vontade imensa de ler algo leve, fofo e divertido, uma capa linda, muitos comentários positivos e, nesse caso, uma experiência anterior positiva com a autora. E eu não poderia ter ficado mais feliz com a leitura, ela me deu absolutamente tudo que eu estava procurando. Um jovem adulto contemporâneo para não se colocar defeito, que traz todas as melhores qualidades do gênero.



Emily não tinha algo que se assemelhasse muito com uma vida social antes de conhecer Sloane. É Sloane que consegue fazer amizades com apenas alguns minutos de conversa, é ela que tem as ideias mais malucas e é com ela que Emily aprendeu a dividir cada minuto dos seus dias. As duas já tinham planejado o verão perfeito quando, de repente, Sloane some, não atende o celular e não responde mensagens. Emily fica perdida sem saber o que fazer, sem planos e sem a sua melhor amiga para poder conversar. 
É então que chega uma carta de Sloane, sem o seu atual endereço e sem nenhuma explicação, apenas uma lista com 13 coisas que a Emily deveria fazer durante o verão. Mesmo que muitas daquelas tarefas pareçam inacreditáveis, a garota acredita que de alguma forma aquilo tudo vai guiá-la até Sloane e faz da sua missão completá-la. 

Acho que é meio desnecessário falar que o grande enfoque do livro está na amizade. Mas eu me surpreendi ao perceber que a autora tratou desse assunto de uma maneira diferente daquela que eu imaginava. Eu esperava que todo enfoque seria na relação da Emily com a Sloane e apesar desse ser um tema muito, muito importante durante o livro todo, a Morgan Matson não ficou só focada na relação das duas. Eu achei muito legal que ela tenha mostrado que mesmo que a Emily tenha uma melhor amiga que é tão importante para sua vida, ela ainda foi capaz de fazer novos e bons amigos, o que passa uma mensagem muito legal de que você não precisa ficar nunca sozinho, que por mais que a vida dê muitas voltas e muitas coisas mudem você é sempre capaz de encontrar pessoas que não substituem as outras, mas que te fazem igual companhia. 

Since You've Been Gone é um livro muito para cima, mesmo que ele comece com a protagonista sozinha e perdida, o livro todo tem um clima super leve e é cheio de cenas divertidas e engraçadas. Ele tem aquele clima de verão, sabe? É algo simplesmente muito gostoso de ler, que quando termina faz você se sentir como se todas aquelas horas lendo na verdade foram gastadas em várias aventuras com seus melhores amigos.
Além disso, a Morgan Matson sabe muito bem como escrever diálogos reais e cheio de sacadas incríveis, o que, consequentemente, faz com a estória e os próprios personagens se pareçam os mais reais possíveis. É claro que o grande destaque é Emily, não só por ser a protagonista, mas principalmente pelo enorme crescimento pessoal que ela teve durante esses quase três meses retratados no livro. Todas as experiências que ela experimentou através da lista da Sloane fez ela amadurecer muito, se tornar muito mais confiante e descobrir de verdade quem ela é.

Eu gosto muito da maneira com que a autora escreve. Ela desenvolve todo o livro no seu tempo, sem correr demais com os fatos, mas sim construindo um background para que tudo possa acontecer. Ela coloca sempre coisas diferentes e detalhes que enriquecem muito a estória, como nesse caso as playlists da Emily e do Frank que eles ouviam quando iam correr juntos. E ela se foca muito nos personagens, nos conflitos, no desenvolvimento pessoal de cada um e no relacionamento que constroem uns com outros. 

O romance existe sim, mas acontece da maneira que eu mais gosto, no seu tempo, sem idealização e, principalmente, sem se tornar o foco principal da estória. O romance aqui é apenas mais uma das coisas que acontecem com a Emily e não a atração principal. 
Eu simplesmente amei como eles se tornaram primeiro melhores amigos, para depois começarem a sentir algo diferente. E também gostei muito de como o Frank foi uma peça importante para esse amadurecimento da Emily. Ele é aquele casal que te conquista, que te faz torcer por eles e que enche o livro de momentos fofos. 

A única razão que me impediu de dar nota máxima para o livro foi a certa demora que teve para que eu me conectasse de verdade com a estória. O começo é meio lento e leva um certo tempo para que você realmente seja envolvida pelo livro. Diferente do que aconteceu comigo com outros contemporâneos que li recentemente e por isso achei injusto dar nota máxima o que, repetindo, não quer dizer que eu não tenha amado livro. 

Para qualquer fã do gênero Since You've Been Gone é praticamente uma leitura obrigatória, ele tem tudo que qualquer um poderia pedir e consegue fazer você se perder durante horas em uma estória fofa, divertida, engraçada e leve. No final não consegui conter o desejo imenso de ter um verão tão incrível quanto o da Emily.  

– Eu não acho que você tem que fazer algo tão grande para ser corajoso. E são as pequenas coisas que são as mais difíceis, de qualquer maneira.

– Você parecia tão. . . diminuída , disse ele depois de um momento. – Como se estivesse esperando que ninguém te visse.
Eu mantive meus olhos nos dele, não me deixando desviar o olhar. – E agora? 
Ele olhou de volta para mim, me dando um meio sorriso. – Você é a coisa mais brilhante desse lugar , disse ele. Ele ergueu a mão da minha cintura, e lentamente, com cuidado, tirou uma mecha de cabelo do meu rosto. – Você brilha.

Foi como nadar sob as estrelas, como dormir do lado de fora, como escalar uma árvore no escuro e ver a vista. Foi assustador e seguro e pacífico e emocionante, tudo ao mesmo tempo. Foi a maneira como me senti quando estava com ele. "Como em um bem ordenado universo".

You Might Also Like

3 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amy & Roger's é bom, eu gostei. Mas para mim Since You've Been Gone é bem melhor, da pra ver que a autora evoluiu entende?
      Beijo.

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas pela sua resenha parece muito bom. Gosto quando o foco do YA é em amizades, e não no romance, é bem raro. E, de fato, a capa é linda. :)

    http://blogsemserifa.wordpress.com

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter