Resenha: Um Mais Um por Jojo Moyes

16:18

Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá? Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã - que insiste em que ele vá visitar o pai doente -, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário. 
Título: Um Mais Um
Autor(a): Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5/5 


Eu virei fã da Jojo Moyes desde que li o primeiro livro da autora há quase dois anos atrás. Eu amo Como Eu Era Antes de Você, que para mim é uma das estórias mais tristes e lindas que já li na vida (e estou mega ansiosa pela adaptação que sai esse ano!) e gostei muito também de A Garota Que Você Deixou Para Trás que foi publicado no ano passado pela Intrínseca. Foi por isso que eu estava super ansiosa por Um Mais Um, um livro bem diferente dos outros dois, mas que consegue ser tão bom quanto eu esperava. 



Os dois primeiros livros que eu li da autora são dramas, livros com estórias mais pesadas e que carregam você de sentimentos, mas já Um Mais Um é o completo oposto disso. O livro trás, sim, temas sérios e a vida da Jess e da sua família está longe de ser fácil, mas a autora consegue tratar tudo isso com leveza e sutileza. Acho que a melhor classificação para o livro seria chick-lit, mesmo que ele não tenha um lado forte de comédia. 

Um Mais Um é aquele tipo de livro que é gostoso de ler sabe? Que você passa horas e horas lendo sem parar e não vê o tempo passando. A escrita da Jojo Moyes é deliciosa, ele segue de uma maneira fluída e consegue parecer extremamente natural. Tudo acontece no tempo certo, é abordado da maneira correta e segue um caminho que é esperado, porém não decepcionante. E eu amo como ela consegue passar emoção sem super dramática e como consegue criar momentos divertidos e engraçados sem pesar na comicidade. 

Todos os personagens principais são abordados de forma completa, os dois adultos e as duas crianças, e possuem a oportunidade de contar alguma parte da estória a partir da sua perspectiva. Todos eles possuem sua própria personalidade e seus próprios problemas e são muito fácies de se relacionar e de se gostar. 
Acho que a Jess é o grande destaque, é realmente tocante perceber como ela faz de tudo, absolutamente tudo, pela sua filha e pelo seu enteado, mesmo que nem sempre tome as decisões pensando claramente ou faz o que é o certo. Ela é uma personagem forte, lutadora, que ama demais seus filhos e tem uma visão boa demais do mundo para enxergar que nem todos são tão bons e honestos quanto ela. 

Apesar de ser o que a sinopse deixa transparecer, o romance não é o grande norte do filme. Ele existe sim e acaba se tornando algo importante, mas não é o enfoque da estória. O que o livro conta é a estória dessas quatro pessoas e como essa viagem fez com que eles olhassem para a vida de forma diferente e lidassem de uma outra maneira com seus problemas. 

Não posso dizer que Um Mais Um seja um livro fora do comum ou tenha algo grande diferencial, ele é apenas uma estória comum que é muito bem escrita e possui ótimos personagens. Foi um livro que me deu horas de entretenimento, diversão e me fez me importar de verdade com cada um de seus personagens. Pode não ser uma obra memorável, mas a Jojo Moyes mais uma vez me surpreendeu e escreveu algo completamente delicioso de se ler.
Ele baixou a cabeça e beijou-a. Ele lhe deu um beijo de absoluta certeza, do tipo durante o qual monarcas morrem e continentes inteiros sucumbem sem nem sequer perceberem. Quando Jess se soltou, foi só porque não queria que as crianças a vissem perder a capacidade de ficar de pé.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Adorei Como Eu Era Antes de Você! E estava ansiosa por esse! Vc so me deixou mais animada em le-lo!

    ResponderExcluir
  2. Eii Carol
    Eu nunca li nenhum livro da autora mas você (como sempre) me deixou curiosa... Eu já ouvi falar muito bem de Como Eu Era Antes de Você, então eu acho q vou começar por esse, pode ser??

    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh. Pra mim Como Eu Era Antes de Você é de longe o melhor dela, então acho que começar por ele é a melhor escolha!

      Beijos.

      Excluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter