Resenha: Neve na Primavera por Sarah Jio

13:31

Sinopse: SEATTLE, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade. Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve. Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos, Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade.
Título: Neve na Primavera
Autor(a): Sarah Jio
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 4/4,5

Depois de ler alguns livros incríveis do gênero, eu estou em uma fase de polícial/suspense/mistério na minha vida, tanto em livros quanto em séries ou filmes. Então quando eu li a sinopse de Neve na Primavera fiquei animadíssima por ele, ainda mais por adorar estórias que tragam a neve como um elemento principal da sua trama porque, pelas minhas experiências, isso sempre resulta em algo interessante. Tive algumas decepções com livros do gênero no mês passado, mas a Sarah Jio conseguiu atingir todas as minhas expectativas e me proporcionar uma leitura incrível e do jeitinho que eu queria!


O livro acompanha duas tempestades de neve inesperadas que atingem Seattle em plena primavera, uma em 1933 e outra em 2010. Em 1933 nós acompanhamos Vera Ray, uma mãe solteira que luta para sustentar seu filhinho de três anos, Daniel. Mesmo odiando isso ela precisa deixar seu filho sozinho durante a noite enquanto vai fazer seu turno de camareira no hotel em que trabalha. Na manhã seguinte a nevasca surpreendente atinge a cidade e quando ela consegue chegar em casa descobre que Daniel foi levado dali.
Em 2010 nós conhecemos Clarie Aldridge, uma jornalista que vem sofrendo para superar um grande trauma que abalou a sua vida e colocou o seu casamento em uma crise que não parece ter fim. Quando acorda em Maio e se depara com a cidade coberta de neve ela recebe uma ligação do editor da revista para qual trabalha pedindo para que escreva um artigo sobre esse fenômeno que está acontecendo pela segunda vez após mais de 80 anos. Nas suas pesquisas ela descobre a história de um menino desaparecido no meio da nevasca e Claire fica a determinada a encontrá-lo. 

Mesmo sendo uma leitora recente desse gênero, já encontrei um problema que me incomodou muito em outros livros. As estória giram sempre em torno de um mistério, é claro, mas elas também abordam a vida pessoal dos seus personagens e às vezes não existe um equilíbrio entre esses dois pontos. Mas não é isso que acontece aqui. Nós temos a quantidade certa de plano de fundo pessoal sem que este se torne cansativo ou que se torne mais importante do que a resolução do mistério, e o mais importante ainda é que a vida desses personagens são extremamente interessantes. 

A Sarah Jio criou personagens carismáticos que conseguem ganhar a sua atenção e fazer você se apegar a eles, além de possuírem tramas pessoais interessantes de se acompanhar. A Claire é a grande protagonista do livro e conseguiu me ganhar logo de cara, eu entendi todos os seus problemas e torci para que ela conseguisse sair de tudo que estava passando como uma pessoa muito mais forte. E, além disso, gostei muito de acompanhar tudo o que ela teve que fazer para desvendar o que aconteceu com Daniel e a sua determinação em trazer a verdade à tona. 
A Vera também é uma personagem vital para esse livro e possui um estória tocante e difícil. Nós vamos descobrindo aos poucos como era a sua vida, a sua relação com o pai de Daniel e tudo o que ela fez para tentar ter o filho de volta. É uma estória extremamente envolvente e bem escrita, que te faz realmente viajar para o passado. 

Eu gosto muito de estórias que intercalam dois tempos diferentes e a autora conseguiu criar uma dinâmica que funcionou muito bem para o livro, a sua narrativa flui extremamente bem, tanto que li o livro em uma tarde, e consegue envolver o leitor (Sim, eu chorei um pouquinho. Não me julguem!) O mistério também é bem construído, deixando as pistas certas e escondendo o necessários. Apesar de não ser aquele tipo de mistério totalmente inesperado e chocante, ele é o adequado para a estória e consegue sim surpreender. 
Minha única crítica e o único ponto negativo do livro para mim é que existem coincidências demais. Sério, as formas tão convenientes com que a Claire encontra as informações e pistas necessárias fez com que o livro se afastasse demais da realidade, o que é uma grande pena. O que me pareceu é que a autora teve uma certa preguiça de fazer com que a personagem chegasse à essas informações de uma forma mais elaborada e crível, indo simplesmente por um caminho fácil e fantasioso demais. 

Apesar de possuir o seu defeito, eu gostei muito de Neve na Primavera, O livro foi tudo o que eu esperava e se tornou naquele romance com mistério que eu tanto estava procurando nos últimos tempos. Um livro envolvente, com uma estória extremamente interessante e ótimos personagens. Se você curte esse gênero com certeza vai amar esse livro tanto quanto eu. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter