Resenha: Gone - O Mundo Termina Aqui por Michael Grant

13:38


Sinopse: Só restam os jovens: os adolescentes, os pré-adolescentes, as crianças pequenas. Mas nenhum adulto. Não existem mais professores, nem policiais, nem médicos, nem pais. E, também de repente, não há telefones, nem internet, nem televisão. Não há como descobrir o que aconteceu. Nem como conseguir ajuda.A fome é uma ameaça. Os valentões tentam dominar todos os outros. Uma criatura sinistra está à espreita. Os animais estão sofrendo mutações, e os próprios jovens estão mudando, desenvolvendo novos talentos – poderes inimagináveis, perigosos, mortais -, que ficam mais fortes a cada dia.É um mundo novo e aterrorizante. Cada um terá de escolher o seu lado para a batalha que se aproxima. Os moradores locais contra os riquinhos. Os fortes contra os fracos. As aberrações contra os normais. E o tempo está acabando: no dia do seu aniversário, você vai desaparecer, como todos os outros.
Título: Gone - O Mundo Termina Aqui
Autor: Michael Grant
Páginas: 518
Editora: Galera Record
Avaliação: 5/5

Eu li esse livro pela primeira vez no ano passado por ter achado a premissa dele muito interessante e lembro de ter simplesmente adorado o livro. Mas confesso que esqueci completamente da história do livro, e como consegui o ebook de Fome, o segundo livro da série, reli Gone semana passada, e foi como se fosse pela primeira vez, eu não estava preparada para o que estava ali naquelas páginas. Gone é um livro intenso, como cenas pesadas daquelas que você tem que parar, fechar o livro e dar um tempo pra tentar digerir o que aconteceu.


É difícil de imaginar uma situação dessas, de repente todos os adultos somem e o que sobra são crianças de até 14 anos que vão ter, que de um dia pro outro, cuidar de tudo que antes era responsabilidade dos adultos: comida, as crianças mais pequenas, incêndios, brigas, mortes e como sair daquele lugar cercado por uma barreira sem fim. E pra piorar várias crianças e animais começam a sofrer mutações, adquirindo poderes e lutando um com os outros.

Algumas cenas realmente assustam e dão medo, não pela situação em si, mas pelo fato de crianças matarem umas as outras, terem que amputador membros, lutar, é tudo muito chocante.

O Sam é um dentre os poucos personagens principais masculinos que nós encontramos no livros YA, e com certeza um dos melhores. É um personagem que ganha coragem aos poucos e é aos poucos que vai se tornando um grande líder, mas um ponto forte dele é que o autor não esqueceu de mostrar o lado humano do Sam, fazendo sim ele cometer besteiras. Para falar a verdade é difícil escolher um personagem favorito, todos são muito bem desenvolvidos, carregados de muito sentimento e verdade. Existem também personalidades bem diferentes, como a psicopata do Drake, a leal da Diana e do Edílio, a desequilibrada do Caine e a prestativa da Astrid. 

E o enredo é muito bem desenvolvido, começa lento, mostrando poucas evoluções, mas, de uma hora para outra fica impossível parar de devorar cada frase. A história chega em um nível que, apesar de você estar chocada com o que está escrito ali, você não consegue parar, você tem que saber o que vai acontecer depois. Com certeza esse é o meu ponto positivo do livro, como também a imaginação incrível do Michael Grant para criar uma história dessas, que apesar de parecer impossível, mas que no final tem um tom crível e ligado a ciências (SPOILER: prestem atenção na usina nuclear).

Só vou dizer mais uma coisa pra vocês, se você ainda não leu corre agora pra comprar ou baixar o ebook, uma das mais interessantes histórias que eu tive a oportunidade de ler. Recomendadíssimo. 
- Todos esperamos que isso acabe. Todos esperamos que logo possamos voltar ao mundo com as pessoas que amamos. Mas agora estamos aqui. Estamos no LGAR. E o que vamos fazer é trabalhar juntos e cuidar uns dos outros, e ajudar uns aos outros.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter