Resenha: O Que Aconteceu Com o Adeus por Sarah Dessen

15:15

Sinopse: Dois anos, quatro cidades diferentes. A vida de Mclean é assim. Mclean não se importa com isso. Cada nova cidade é a oportunidade de mudar e de tentar ter outra personalidade. Cada local diferente traz uma oportunidade para ela se reinventar. A garota insolente e alegre. A rainha do drama. A menina disposta a agradar a todos. Desde o divórcio complicado dos pais, ela e o pai se mudam muito, deixando o passado infeliz para trás. Mas o que ocorre aqui em Lakeview, onde ela vem criando raízes, fazendo amigos e apenas tentando ser alguém que ela não é há muitotempo: ela mesma? Teria Dave algo a ver com isso? Mclean precisa de tempo, antes que esteja na hora de mudar-se novamente. Tempo para conhecer Dave de perto ou para confirmar que perdeu a fé nos relacionamentos entre as pessoas.
Título: O Que Aconteceu Com O Adeus
Autor: Sarah Dessen
Páginas: 424
Editora: ID
Avaliação: 5/5

Esse é o décimo livro da autora, que é considerada uma das melhores do gênero, mas foi o primeiro que eu li e posso dizer que pretendo ler todos os outros. 


O livro tem como base o sentimentos dos personagens, principalmente os da Mclean, e é por isso que consegue tocar tanto seus leitores e fazê-lo tão diferente de outros livros. A premissa é um tanto quanto clichê, mas o que o torna tão especial é a abordagem da autora aos conflitos internos de cada personagem.

A Mclean é uma confusão de sentimentos e personalidades desde que seus pais se separam de forma tão dramática, envolvendo traição e brigas pelas sua guarda. Ao culpar sua mãe - o que não deixa de ser verdade- ela passa a morar com o pai e construir uma relação cada vez mais conturbada com a mãe. Ela tem uma relação muito linda com o pai, de super proteção e cuidado, mas em compensação a sua relação com a mãe é o conflito principal do livro.

Ao mudar de cidade para cidade por causar do trabalho do pai de resgatar restaurantes do fundo do poço, Mclean passou a criar para cada cidade diferente uma nova garota, com nomes e personalidades diferentes. Mas quando ela volta a ser somente a Mclean ela não sabe mais quem é e nem como lidar com as pessoas. É isso o livro mostra, o amadurecimento de uma garota que esbarra com pessoas incríveis pelos caminho e tem que lutar diariamente para conseguir, no mínimo, uma relação estável com a mãe.

O romance acontece aos poucos, no momento certo, como um personagem secundário da trama, o que faz ele parecer mais verdadeiro e você torcer cada vez mais para que a Mclean fique com Dave, o nerd que ama basquete e miniaturas. E ao ver essa garota passando por momentos cotidianos da vida você vai criando uma conexão com personagens como a Deb, a Opal, o Dave e até mesmo o Luna Blu, restaurante que seu pai está tentando salvar.

O livro mostra de forma bem sútil a diferença que faz na vida de  os laços verdadeiros que se constroem, como a amizade a a família, e como é bom ter uma pessoa para contar sempre e para ligar ás duas da manhã (quem ler vai entender). 

Resumindo, a escrita é deliciosa, os personagens apaixonantes e a história inspiradora, então o que você está esperando? Recomendadíssimo. 
Observando-o ir, notei o andar vagaroso e como seus ombros pareciam tensos, senti o mesmo impulso de proteção que tinha virado minha segunda natureza desde o divórcio. Provavelmente havia um termo para isso, algum tipo de codependência, uma filha agindo mais como esposa, já que a dita esposa se fora. Mas o que eu podia fazer? Nós tínhamos um ao outro. Isso era tudo.
Quando se muda muito, você não fica com muitos fios amarrados. Não dá tempo de ter envolvimento com as coisas. É mais simples.
O nome que eu tinha escolhido, a garota que eu decidira ser aqui estava posicionada na ponta da lingua. Mas naquele lugar, naquele momento, alguma coisa aconteceu. Como se aquela viagem rápida embaixo da superficie tivesse mudado não só a tragetória da minha vida até aqui, mas também me mudando. - Mclean - respondi.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter