Resenha: Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido por Deb Caletti

03:09

Sinopse: É verão no nordeste da cidade de Nine Mile Falls e Ruby McQueen, comumente conhecida como A Garota Calada, está saindo com o maravilhoso, rico e louco por emoções Travis Becker. No entanto, Ruby está num beco sem saída e percebe que se arrisca cada vez mais quando está com Travis. Para manter Ruby ocupada, sua mãe, Ann, a leva para o clube de leitura que ela comanda. Quando descobrem que uma das criadoras do clube é a protagonista de uma trágica história de amor que estão lendo, Ann e Ruby planejam um encontro dos amantes de longa data. Contudo, para Ruby essa missão acaba sendo muito mais do que apenas uma viagem...
Título: Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido
Autor(a): Deb Caletti
Páginas: 240
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 3/5 

Não sabia muito bem o que esperar do livro antes de começar a leitura e posso dizer que fui surpreendida, tanto positivamente como o contrário também. Não esperava o rumo que a estória tomou e fiquei muito feliz com a mensagem super válida de autoconhecimento e amor próprio que o livro passa, mas me decepcionei com a leitura truncada. 


Ruby sempre preferiu ficar vivendo sua vida sem chamar muita atenção e por isso nunca foi de fazer muitos amigos e nem de tomar riscos, é uma boa irmã e vive tentando proteger a mãe que teima em nutrir esperanças de reatar com o pai que foi embora a anos e sempre quando faz uma visita deixa ela e seu irmão para consertar o coração de sua mãe novamente.
Porém sua vida muda completamente quando conhece Travis, uma garoto lindo, rico e rebelde que quando está perto dela faz Ruby acreditar ser outra pessoa, uma garota corajosa. Só que por mais que ela não queria ficar sem ele, as atitudes irresponsáveis e ilegais de Travis faz com que sua mãe, para mante-los longe, a leva para um grupo de leitura de idosos que ela administra, o Rainhas Caçarolas, e juntas vão embarcar em uma aventura para tentar unir um dos membros do grupo com o amor da sua vida. 

Gostei muito da Ruby, sim ela erra muitas vezes e é um tanto quanto hipócrita ao criticar atitudes da sua mãe em relação a seu pai e logo depois agir de forma muito semelhante com Travis, mas, por outro lado, ela cresce e muito durante o livro. A diferença entre a Ruby que começou o livro da que terminou é bem nítida e esse amadurecimento da personagem é o grande destaque do livro, afinal, quem é que nunca cometeu erros por quem acreditava ser o amor da sua vida? Achei ela uma personagem bem crível, que me deu raiva muitas vezes, mas também me fez admira-la em outros momentos. Preciso dizer como me apaixonei pelos velhinhos do Rainhas Caçarolas, pode parecer estranho, mas achei eles a alma do livro, são super divertidos. 

A estória criada pela Deb Caletti é o oposto do que estamos acostumados a ver nos livros YA. Ela foi extremamente corajosa e quebrou aquele pensamento - que eu odeio - de que a pessoa só é feliz e completa quando tem um par a quem deve se amar incondicionalmente. Ao invés disso ela criou uma estória sobre superação, sim, mas principalmente sobre amor próprio e autoconhecimento, mostrando que todo mundo nasce inteiro e não precisa da sua "metade da laranja" para viver. E eu achei brilhante como ela contrapôs isso com uma estória de segundo plano de um amor de verdade lindíssimo. Acho que esse tipo de mensagem é o que está faltando nos livros para adolescentes, essa concepção distorcida do amor e dos relacionamentos são bonitas e até mesmo poéticas nos livros e podem até acontecer de verdade com algumas pessoas, porém cria também pessoas cegas que podem acabar como a mãe de Ruby, inventando uma fantasia que não existe.

O grande defeito do livro é a falta de fluidez na narrativa. Me incomodei bastante com as várias divagações desnecessárias (mas que também está cheias de citações incríveis ), ou até mesmo mal colocadas, da personagem principal, além de algumas descrições igualmente desnecessárias. O que eu senti é que talvez tenha faltado um pouquinho de estória para o enredo, tanto que é um livro pequeno e mesmo assim se fez necessário de várias partes que poderiam ser facilmente cortadas. Para vocês terem uma ideia, esse sentimento de que faltou alguma coisa e a pouca fluidez me fez demorar dois dias para lê-lo, o que para um livro de 240 páginas com estória pouco densa é tempo demais para mim. 

Achei a estória muito válida, que traz uma mensagem muito importante e que, infelizmente, é pouco passada nos livros YA. Só que foi mal trabalhada pela autora e acabou transformado o livro em apenas mais um para mim, o que é uma pena já poderia, com um pouco mais de carinho e tempo durante a construção, ter se tornado um grande livro.
Eis o que Peach, uma das Rainhas Caçarolas, diz sobre os homens, as mulheres e o amor: sabe aquela cena de Romeu e Julieta em que ele está debaixo da sacada olhando para ela? Um dos momentos mais românticos da história da literatura? Peach diz que de jeito nenhum Romeu iria confessar sua devoção por Julieta. A verdade é que Romeu estava apenas tentando olhar a calcinha dela.
Ele olhou para mim por um longo tempo. Ele me viu. Ele me viu e quis que eu me visse também.— Um segredo — falou. — Um segredo é a coisa mais pesada do universo.
Uma pessoa não é, nunca, tão calada ou incontida quanto parece, ou tão boa ou má, ou tão vulnerável ou forte, ou tão doce ou irascível; somos uma grossa camada de páginas atrás de páginas cobertas por uma capa. E o amor não é um livro em si, mas a lombada. Pode nos separar ou unir. Minha mãe sempre diz que um livro vale mais do que um abraço forte, mas também que é preciso ser gentil com todos. Cuidar para saber onde coloca as mãos. Por sua natureza, todas as coisas em camadas são frágeis.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Olá, Carol! Tudo bem?
    Sério que o livro decepciona? Pretendo conferir a trama na próxima semana. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Biih, no meu caso não decepcionou não, eu até gostei, mas não é um livro perfeito sabe? Mas tem umas passagens incríveis, pena que não fui com a cara da narrativa mesmo haha Mas acho que você devia dar uma chance de qualquer jeito, quem sabe pra você não funcione? Depois me fala o que você achou ta?
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu não estou esperando mto do livro, espero que pelo menos a narrativa seja boa, pela sinopse a história não promete mto, mas vai quê?rs

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter