Resenha: O Futuro De Nós Dois por Jay Asher e Carolyn Mackler

15:52

Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...
Título: O Futuro De Nós Dois
Autor(a): Jay Asher e Carolyn Mackler
Páginas: 384
Editora: Galera
Avaliação: 3/5

Quando li a sinopse, a premissa chamou muito a minha atenção, achei uma sacada genial mexer com o futuro utilizando uma coisa que a gente conhece muito bem hoje. Confesso que comecei o livro com as expectativas bem altas, ainda mais por ter gostado muito do primeiro livro que li do Jay Asher, Os Treze Porquês, mas, apesar de não ser um livro ruim, poderia ter sido muito melhor trabalhado.


Emma é uma das primeiras a ter um computador só seu, presente do seu pai pelo nascimento da sua meia irmã, e quando Josh aparece na sua porta para dar um CD-ROM de um programa ela fica surpresa, já que a amizade deles ficou meio estranha desde alguns acontecimentos. Quando Emma instala o programa uma coisa estranha acontece, aparece uma página chamada Facebook onde ela aparece quinze anos mais velha e fica dividindo toda a sua vida com seu "amigos" através de alguns comentários. Primeiro ela acha que tudo é uma brincadeira de Josh, mas a partir do momento em que suas ações no presente passam a alterar seu futuro ambos vão usar do Facebook para tentar moldar o futuro da forma que querem, mas não é tão simples assim. 

O grande problema do livro é que com uma premissa tão boa os autores poderiam provocar as mais diversas situações, mas o enredo ficou preso em um ponto só que, com o tempo, começou a ser até mesmo cansativo. Sabe, poderia acontecer tanta coisa, fazer tantas reviravoltas, sei lá, mas o caso é que ficou até meio sem graça eles usarem o "poder" de ver o futuro só para aquilo.

Não sei se foi pela tradução, mas não consegui notar muitas diferenças entre a narrativa do Jay Asher e da Carolyn Mackler, apesar do Josh ser um personagem bem mais interessante do que a Emma. A Emma é um pouco irritante, achei ela um tanto quanto egoísta, além do fato de que ela sempre só enxergar e querer a mesma coisa ter me tirado a paciência. Mas o fato dela tomar coragem de mexer no futuro e ver onde tudo aquilo ia dar a fez ganhar o meu respeito, só que não teve jeito, não consegui me conectar com a personagem de forma nenhuma. Por outro lado Josh já um personagem mais cativante, apesar de ser meio medroso e cético e ter uma defeito que o próprio autor admite no final, consegui me simpatizar com ele. 

A narrativa é bem simples e gostosa, a estória se passa em somente uma semana e os pontos de vistas intercalam entre a Emma e Josh. Só tem um porém de que eu achei alguns furos no enredo, sei que é bem complicado tratar de uma estória em que os personagens podem ver o futuro, mas achei algumas incoerências que me incomodaram um pouco. Queria também elogiar a capa brasileira que é bem diferente da original e na minha opinião bem melhor. Olhando de perto você vê vários detalhes do Facebook que ficaram muito bons, ótimo trabalho da Galera. 

Apesar dessas críticas o livro é legal, você quer saber o final da estória e é um leitura bem gostosinha, mas é aquele tipo de livro que não faz diferença, sabe? E é uma pena que um enredo que poderia render tanto se transformou em apenas mais um. Enfim, indico para quem quiser uma leitura de diversão.
E ali, embaixo de vários lenços de papel amassados, estão os pedacinhos da foto. Tiro todos do lixo, um por um, e seguro na palma da mão em concha. Talvez Josh e eu não vamos ser amigos no futuro, mas não posso jogar fora estas lembranças.
— Você é um cara do tipo maria vai com as outras — diz ele. — Sempre foi assim. E pode ser fácil, porque significa que você não precisa tomar nenhuma decisão difícil. Mas, às vezes, é preciso descobrir o que você quer, Josh. Se isso significa que você tem que nadar contra a corrente para conseguir, pelo menos tem em vista algo que pode fazer você muito feliz.
— Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada?   Kellan coloca mais uma batata frita na boca. — Foi amor porque valeu a pena.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Oi Carol!
    Estou doida para ler esse livro, achei a premissa bem inovadora. Uma pena que não foi bem o que você esperava, espero gostar mais hahaha. Já está na minha lista de compras, não recebi o kit lindo que a Galera mandou para alguns parceiros =/
    Amei a resenha

    Beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho curiosidade para ler esse livro :)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, não fiquei curiosa com o livro, na verdade com li a sinopse achei bem chatinho e essa informação de q ele fica no msm ponto, meio q só confirma o que eu já sentia...

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  4. Que pena os autores não terem conseguido desenvolver mais a história. Quero muito conferir como eles a construiram e realmente, a sinopse dá a ideia de um livro incrível!

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, tudo bem?
    Pensei que o livro seria maravilhoso, mas que pena que ele não foi bem trabalhado. Não gosto quando o autor foca somente em uma coisa, e pela premissa, a história realmente poderia render muito! O livro tem uma sinopse ótima e por isso fiquei interessada, mas confesso que sua resenha me desanimou um pouco :/
    Mas, quem sabe eu dê uma chance!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ultima quote. Eu sempre adoro essas conversas assim mais fofas. Mas nao fiquei com vontade de ler.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter