Resenha: Meant To Be por Lauren Morrill

17:45

Sinopse: A estudante nota 10, Julia, pode ser uma desastrada, mas ela é a rainha de seguir as regras e sempre estar preparada. É por isso que ela sempre tem uma caneta marca-texto na bolsa e um pocket de Shakespeare em seu bolso. E é também por isso que ela escolhe Mark Bixford, sua paixonite de infâncias, como o cara que é para ser dela. Mas, nessas férias, as regras de Julia estão prestes a serem jogadas pela janela quando ela é pareada com seu inimigo pessoal, o palhaço Jason, em uma viagem da escola para Londres. Depois de uma festa agitada, Julia começa a receber mensagens românticas no celular... de um número desconhecido! Jason se compromete a ajudar a descobrir a identidade do cara misterioso se ela concordar em quebrar algumas regras durante o processo. E então começa uma busca alucinada por Londres, levando Julia cada vez mais perto da maior surpresa que ela poderia encontrar: o amor verdadeiro. Porque algumas vezes aquilo que menos esperamos é exatamente o que era para ser.
Título: Meant To Be
Autor(a): Lauren Morrill
Páginas: 304
Editora: Ainda não publicado no Brasil.
Avaliação: 5/5 + 


Depois de tanto tempo imersa em livros que apostam em uma forte carga sentimental, grandes traumas e intensidade, que é o que vêm dominando os lançamentos literários ao redor do mundo, eu estava começando a sentir falta daqueles velhos YAs clichês, divertidos, leves e fofos. Meant To Be usa o melhor de tudo isso, criando uma estória linda, deliciosa de ler e apaixonante, se tornando uma das melhores leituras do ano. Mas, ok, confesso, comecei a ler só por causa dessa capa maravilhosa e fofa até dizer chega.


Julia é apaixonada por Jane Austen, Shakespeare e pelos Beatles e sempre se espelhou demais na história de amor, digna de um conto de fadas, dos seus pais e usou tudo isso para criar a sua visão romântica de mundo. Além de ser super nerd e nunca quebrar nenhuma regra, ela acredita no destino e que cada pessoa tem seu MTB ( Meant To Be, "predestinado a ser", em tradução literal), ou seja, que um dia, inevitavelmente, o amor da sua vida vai acabar te encontrando. Agora com 18 anos, Julia acredita que já encontrou o seu MTB - mesmo que ele ainda não saiba disso -, seu antigo amigo de infância Mark, e está embarcando em viagem escolar para Londres, cidade que ela sempre sonhou em conhecer já que foi onde seus pais passaram a lua de mel. Porém sua viagem dos sonhos não começou tão bem como o esperado, sua melhor amiga não pode ir e ela designada parceira do garoto mais insuportável da escola, Jason
Ser parceiro de viagem significa nunca perder o outro e é por isso que Julia se vê quebrando regras e indo parar em uma festa com Jason onde fica bêbada pela primeira vez na vida e trocando número de celular com algum cara de quem ela não se lembra. Mas essa é só a primeira regra e consequência que uma semana na companhia de Jason em Londres pode causar. 

Como eu disse lá em cima, eu resolvi ler Meant To Be logo que vi a capa e comecei a leitura sem saber muita coisa do enredo, mas logo fui fisgada pela Julia. Apesar de toda certinha, ela é muito engraçada, levando até as situações mais constrangedoras de forma divertida, ela ironiza demais as ações das outras pessoas, principalmente as dos seus colegas de classe que ela julga tão infantis. Além disso, a Julia não é uma nerd chata, essa inteligência da personagem foi utilizada de uma forma muito interessante, fazendo ela ser perspicaz e determinada.
Mesmo toda romântica de uma forma um tanto quando alienada, ela não é irritante e infantil. Como já falei, eu vejo isso como uma consequência das poucas experiências que ela teve (muitas vezes resumidas aos livros que leu) e uma parte importante da sua personalidade, a personagem cresce muito durante o livro e amadurece essa sua visão de mundo, mas sem nunca perder a sua essência romântica.
Não tem como não se simpatizar com a Júlia, mesmo ela não sendo perfeita, cometendo erros e dando uma de tapada em alguns momentos, eu entendo suas ações e, sinceramente? Acho que faria tudo da mesma forma que ela se estivesse nas mesmas situações. 

Agora, o Jason é a representação literal da palavra INSUPORTÁVEL no começo do livro. Todo mundo tem ou já teve aquele colega de classe que adora chamar a atenção, age como uma criança e faz as brincadeiras mais idiotas, certo? Esse é o Jason que a Julia conhecia e odiava (e eu também). Mas, como vocês podem imaginar, tem muito mais por trás disso. O Jason, na verdade, é uma caixinha de surpresas que não acaba nunca, que mostra uma face diferente da sua personalidade a cada momento. Entendam, ele não é perfeito, algumas dessas características são reais, mas com o tempo percebemos que essa carência de atenção tem uma explicação, que ele é uma pessoa extremamente fechada, mas que quando se abre mostra uma garoto muito espirituoso, divertido, que adora se arriscar e que é, acreditem ou não, fofo. Sério gente, não tem como não se apaixonar por quão fofo o Jason é! Terminei o livro sonhando em ter um Jason para mim. Um ponto interessante sobre ele também, é que o personagem foge um pouco do padrão de beleza de mocinhos, ele tem um visual todo desleixado, usa roupas surradas, é ruivo e cheio de sardas. (Fofo, não disse?)

O romance se desenvolve no tempo certo, de forma crescente e natural, ambos vão aos poucos se tornando amigos para depois seguir para algo mais. É legal também perceber como um estimula o crescimento do outro, como o Jason deixa a Julia mais aberta para se aventurar na vida e descobrir coisas novas e como a Julia traz atona o lado mais maduro e "verdadeiro" do Jason. É realmente muito gostoso acompanhar como eles vão se apaixonando. Só que também teve momentos em que meu coração ficou apertadinho pelo Jason, já que a Julia não percebia como machucava ele com certas ações, se preparem para isso.
Mas, é claro, que o livro tem alguns clichês inevitáveis, o que fez algumas reviravoltas e surpresas serem previsíveis, mas isso não estragou o livro ou diminuiu meu entusiasmo por ele em nenhum momento já que não esperava grandes coisas nesse sentido. 

A narrativa em primeira pessoa é feita pela Julia e é simplesmente deliciosa! Além do humor, que contribui bastante para isso, a autora usa uma linguagem bem juvenil com gírias e expressões o que traz um ritmo descontraído para a leitura. Mas, mais que isso, tem o fato da estória se passar em Londres. O livro é quase um guia de viagens com cenários lindos, lugares famosos e lugares pouco conhecidos também. Como eu sou apaixonada por Londres, eu fiquei mais que encantada com essa ambientação que dá um toque muito especial ( e ainda mais fofo ) para o livro. Como disse o pai da Julia, quem precisa de Paris quando se tem Londres? 

Eu poderia continuar escrevendo muito mais sobre Meant To Be, mas nunca seria suficiente. É um livro que faz você sentir vontade de se apaixonar e de se aventurar e de viajar. É um livro tão gostoso, tão divertido, tão apaixonante e tão fofo, que eu simplesmente entrei em depressão quando chegou no final. Eu quero mais, mais Jason, mais Julia e mais livros da autora antes que eu entre em uma crise de abstinência. Recomendo para TODO mundo, mas lembrando que é um livro juvenil e vocês tem que encarar como tal na hora de ler.
E quem sabe? Talvez até o final dessa viagem eu tenha me apaixonado por mais alguma coisa do que apenas a cidade.
Foi um acidente. Nós estávamos lutando, e nós caímos, e nós fomos pegos pelo momento. Ele enfeitiçou os meus hormônios com seu sorriso torto e perverso, suas ridículas sardas, e seu monte de cabelo bagunçado, sua voz baixa brincando comigo como se tudo fosse como algum tipo de piada interna, como se ele me conhecesse desde sempre. 
Talvez não exista tal coisa como a pessoa perfeita. Ou talvez Jason esteja certo: há pessoas perfeitas, muitas delas, e depende de você agarrar uma quando vocês se encontrarem ao meio do caos aleatório da vida e do amor.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Ai que resenha LINDA! Estou apaixonada pela história, apesar de conhecê-la só pelas suas palavras! Adoro livros assim.
    A capa é fofa demais mesmo, chama a atenção. Sabe se alguma editora mostrou interesse na publicação dele aqui no Brasil?

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Juh, feliz que fiz vc se interessar pelo livro, quero que todo mundo leia, é tão fofo haha Então, infelizmente não vi nenhuma notícia de que alguma editora brasileira vai publicar ele, mas espero de verdade que isso mude logo.

      Excluir
  2. Ah gostei muito da resenha.. Quero muito ler este livro...
    Beijinhos*

    diariodachris.wordpress.com
    Diário da Chris

    ResponderExcluir
  3. Ai, quero ler esse livro - tem previsão para compra dos direitos para publicar aqui no Brasil? hahaha
    Amei tua resenha!
    Beijão.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carol! Tudo bem?
    Comprei esse livro em julho e ainda não tive tempo de lê-lo. A trama parece ser muito boa! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter