Resenha: Tocada pelas Sombras por Richelle Mead

13:43

Sinopse: Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?



Título: Tocada pelas Sombras - Série Academia de Vampiros #3
Autor(a): Richelle Mead
Páginas: 384
Editora: Nova Fronteira
Avaliação: 5/5 

Pode conter spoilers dos livros anteriores.
Desde que comecei a reler Academia de Vampiros, há três meses atrás, esse era o momento pelo qual eu tinha o maior receio de chegar. Tocada pelas Sombras é um dos melhores livros da série, mas é também o divisor de águas da mesma, depois dele, tudo muda. Mas o pior, com certeza, é o jeito que a Richelle meche com os nossos sentimentos chegando no ápice em seu final. É cruel, triste, chocante e também uma das razões porque VA é tão especial. 


A formação de Rose como Guardiã está perto de chegar ao final, e seu treinamento de campo vai ser um tipo intenso de teste, mas ela tem muitas coisas acontecendo na sua vida que podem colocar sua concentração em perigo. Depois dos acontecimentos em Spokane ela definitivamente não é a mesma, matar dois Strigois e não poder salvar um amigo tão próximo a afetou profundamente, loucura ou não, Rose começa a ver fantasmas e ter estranhos ataques de raiva. Somando-se a isso ainda tem Dimitri, um amor poderoso, mas impossível, que ela não pode nem mesmo contar para Lissa agora que ela está focada em aprender mais sobre Espírito com Adrian.

Existe algo de especial sobre Academia de Vampiros que é difícil de explicar. Mesmo com todas as tensões do enredo, a leitura dos livros é uma experiência extremamente gostosa e viciante de acompanhar. E muito disso se deve aos personagens criados pela Richelle. 

Eles, na sua maioria, são sarcásticos, divertidos e marcantes, o que faz ser impossível tirar o sorriso do rosto durante todo o livro. Como já comentei nas resenhas anteriores, a Rose é, sem dúvidas, a melhor protagonista que existe. Sua determinação, força, intensidade e, principalmente, ironia faz dela uma pessoa carismática e forte que conquista totalmente quem lê os livros. Os diálogos entre ela e o Adrian são provocativos, divertidos e geniais. De verdade, eu AMO o Dimitri, mas eu adoro cada cena em que a Rose e o Adrian interagem porque todas elas são surpreendentemente ótimas. 
Por outro lado, tudo que envolve Dimitri e Rose é intenso e subentendido, traz aquela tensão, aquele frio na barriga e aquela expectativa de que algo mais aconteça. Não sabia que isso era possível, mas me apaixono cada vez mais pelo Dimitri. Ele é como uma versão masculina da Rose, forte e determinado, mas ao mesmo tempo carrega sentimentos muito intensos dentro dele. Admiro a forma como a Richelle coloca sempre o romance em segundo plano, o que acaba por tornar ele ainda mais interessante, se é que isso faz sentido. 
Ainda falando dos personagens, queria só deixar aqui o meu amor pelo Christian, não tem como não amar minha gente! Invejinha branca da Lissa. 


Tocada pelas Sombras é totalmente eletrizante. Acontece muita coisa, muitas revelações e reviravoltas e tudo isso sem dar muito tempo para o leitor respirar. E não levem isso para o lado negativo, porque não é nenhum um pouco ruim. Esse é aquele tipo de livro impossível de se largar e faz todo o resto da sua vida parecer banal enquanto não chegar ao fim. Nós conhecemos um pouco mais do mundo dos Moroi e da cultura deles, a Rose descobre mais sobre os seus "poderes" e temos muitos mistérios e cenas de tensão, além, de é claro, o romance. Tocada pelas Sombras é o ápice do romance na série com uma cena linda e marcante que realmente faz valer toda a espera. 


Mas o grande destaque do livro é o final. A Richelle Mead tem essa características de fazer finais grandiosos e chocantes e esse é, provavelmente, o maior de todos. Eu já sabia o que iria acontecer, mas em nenhum momento isso minimizou os efeitos conforme a sequência cruel de fatos foram acontecendo. A autora escreve cenas de ação com maestria, mas é ainda melhor quando quer ser cruel e quebrar o coração do leitor. Chorei, fiquei inconformada e sem palavras mais uma fez. É tudo simplesmente tão injusto! Só posso dizer que ainda hoje eu não superei esse final.


E, mais uma vez, a Richelle me fez lembrar porque essa é a minha série favorita. Seja pelos seus personagens incríveis, pela sua escrita deliciosa ou pela forma como ela brinca com o sentimento do leitor, Academia de Vampiros é sensacional. Não tem como não se apaixonar pela estória e pelos seus personagens, e mais uma vez estou aqui me segurando para não reler o próximo logo de uma vez. Sinceramente, não sei o que posso dizer desse livro sem ser: Pelo amor de Deus, LEIAM.

Ela não entendia como era ser preenchida por um amor tão forte que fazia seu peito doer – um amor que você só podia sentir não expressar. Manter o amor enterrado era como manter a raiva enclausurada, eu aprendi. Te corrói por dentro até você querer gritar e chutar algo.
“Rose,” disse Dimitri. Era apenas o meu nome, mas foi tão poderoso, cheio de tanta coisa. Dimitri tinha uma fé absoluta em mim, fé na minha própria força e bondade. E ele tinha força também, uma força que eu vi que ele não tinha medo de me emprestar se eu precisasse.
Vida e morte eram tão imprevisíveis. Tão próximas uma das outra. Nós existíamos no momento, nunca sabendo quem seria o próximo a deixar esse mundo.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu já vi tantas pessoas elogiando essa série, mas infelizmente não consigo me interessar por ele.

    Maay www.fomedelivros.com

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter