Resenha: Métrica por Colleen Hoover

13:31

Sinopse: O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.  
Título: Métrica
Autor(a): Colleen Hoover
Páginas: 304
Editora: Galera Record
Avaliação: 4/5 


Não posso negar que tinha altas expectativas para esse livro porque, durante o último ano, só ouvi maravilhas sobre a autora. Mas devido as várias decepções que tive esse ano, resolvi começar a leitura de forma bem despreocupada e pronta para o pior. E, apesar de algumas ressalvas, é inegável que o livro tem "quê" diferente e encantador, além da estória e escrita envolvente.


Layken viveu toda a sua vida no Texas, mas seis meses após perder o seu pai, com quem tinha uma relação muito próxima, ela foi obrigada a mudar com a mãe e o irmão para outro Estado, já que sua mãe não tinha como sustentá-los em sua antiga casa que carregava as melhores lembranças do seu pai. Triste com a mudança, Lake se vê em uma cidade estranha onde seu irmãzinho, Kel, logo encontra um amigo que mora na casa a frente a sua e ela acaba conhecendo o irmão desse garotinho, Will um cara lindo e gentil de 21 anos que mostra de cara interesse por ela e a chama para sair. Ele a leva para um encontro super diferente, uma competição de Slam, onde fica claro que eles se gostam bastante. Porém logo ela vai descobrir que uma parte da vida de Will torna impossível o relacionamento dos dois e que ela vai ter que aprender a viver tão perto dele sem poder estar perto o suficiente e aprender, também, a lidar com a dor da perda. 

Esse livro me deixou bem confusa na hora de organizar minhas ideias para fazer essa resenha já que ele é dividido em duas partes e uma bem distinta da outra. A primeira é um típico YA um tanto quanto clichê - tirando a parte dos poemas que comento depois - e a segunda já é extremamente emocional e intensa. Só que a minha maior surpresa foi que isso realmente funcionou. 

A narrativa é mesmo muito gostosa de ler e consegue expressar para o leitor todas as emoções da Layken, já que é narrado em primeira pessoa. Achei interessante que a autora criou personagens bem diferentes, a maioria tem a personalidade forte e bem definida e que muito dificilmente tomam decisões que entram em conflito com o seus princípios, defeitos e qualidades. 

A relação entre a Lake e o Will cresce muito rápido o que, por incrível que pareça, não me incomodou. Na realidade eu só fui perceber a quantidade tão mínima de tempo que eles levaram para se apaixonar quando terminei a leitura. Os dois personagens são pessoas que combinam muito nos gostos, mas são bastante diferentes na personalidade. O que o Will têm calma e racionalidade e Lake tem de impulsividade, só que ambos são muito intensos no que sentem e talvez esse seja o motivo pelo qual esse amor dos dois pareça tão crível. Ou porque em meio a poemas tão fortes como os do livro se apaixonar assim, de repente, pareça  algo natural.

E aqui entra uma das coisas mais incríveis desse livro: os poemas. A autora nos apresenta no livro o Slam que, resumidamente, é uma competição onde as pessoas sobem no palco e apresentam poemas para serem julgados que só precisam seguir uma regra que é a de passar emoção, não importa qual seja ela. Mas o Slam é muito mais que isso e digo isso só pelo que li no livro já que nunca tive a oportunidade de testemunhar esse tipo de competição, mas que já se tornou uma das coisas que quero fazer algum dia. No livro tem alguns poemas e é realmente chocante a quantidade de emoção que eles carregam e imaginar as pessoas que se sentiram aquilo se apresentando. O Slam tem um papel extremamente importante na estória e, além disso, eu diria que o livro valeria a pena só pelos poemas. 

Apesar do romance ser uma parte importante do livro, para mim o grande destaque aqui foi a relação familiar dos personagens. Nós aprendemos uma grande lição de amor familiar não só da família da Lake, mas de outros personagens também e que vivem realidades bem diferentes.  E, além disso, a mensagem de superação também é extremamente válida. A personagem vive o luto, a negação e a raiva causadas pela perda, mas aprende que é possível sobreviver a tudo isso e o crescimento da Lake nesse sentido fica bem visível no final da estória. 

Não é um livro espetacular, mas é um bom livro que faz o leitor passar por uma montanha russa de emoções, chorar muito e que tem uma estória muito bonita. Infelizmente, Métrica virou uma trilogia que com certeza não era a ideia inicial já que esse primeiro volume tem um fechamento bem satisfatório e necessidade nenhuma de uma continuação. Não sei se vou ler os outros dois, mas não porque não gostei de Métrica, a verdade é que não quero estragar a visão que tive dessa estória.
Neste momento, não sou mesmo capaz de compreender como deve ser ter o coração partido de verdade. Se eu sentir uma dor apenas um por cento mais forte do que a que já sinto agora, abdico do amor. Não vale a pena.
- Não foi a morte que deu um murro em você, Layken. Foi a vida. A vida acontece. Merda acontece. E acontece muito. Com muita gente. 
Porque tudo isso, toda ínfima parte, tudo é passageiro. Nada é permanente. A única coisa que todos temos em comum é o inevitável: todos morreremos um dia.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu tbm curti o livro, tem uma leitura gostosa e um tema interessante, o maior destaque vai para o slam... espero q nos próximos isso tbm apareça bastante...

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Eu ainda não li esse livro, é um dos próximos da fila. Gostei muito da sua resenha, mesmo que você tenha algumas ressalvas. Eu não sabia que tinha virado trilogia, que pena! Estava empolgada por ser livro único.
    Hoje em dia é assim, vendeu bem? Vira série/trilogia.

    Beijocas ;)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Depois dessa resenha eu estou quanto os minutos para ler esse livro. A sinopse está incrível e você conseguiu expressar muito bem o que sentiu com o livro em sua resenha. ^^'
    Não conhecia essa competição Slam. Parece ser bem interessante. Agora em relação a virar um trilogia, é sempre complicado, porque normalmente os autores se perdem na continuação, espero que isso não aconteça com esse livro.
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  4. Oi carol!
    Eu vejo muita gente que fala super bem dessa autora, principalmente alguns blogs gringos, e eu estou muito animado para ler Métrica e Hopeless, o outro livro da autora.

    beijos
    Fernando Alves

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter