Resenha: Lock and Key por Sarah Dessen

14:54

Sinopse: Ruby nunca teve muito sucesso com sua família. Seu pai prtiu; sua protetora irmã mais velha, Cora, partiu e sua  mãe bêbada finalmente fez o mesmo. Ruby estava vivendo sozinha até que Cora descobre sobre sua situação e se intromete. De repente, Ruby se descobre vivendo com Cora e seu marido rico, frequentando uma escola particular e se perguntando onde ela se encaixa nisso tudo. 
Título: Lock and Key
Autor(a): Sarah Dessen
Páginas: 422
Editora: Ainda não publicado no Brasil.
Avaliação: 4/5 

Quem acompanha o blog a algum tempo já deve ter percebido que eu sou fã de livros jovens adultos e posso afirmar, com a mais absoluta certeza, que a Sarah Dessen é uma das melhores autoras do gênero. Ela tem um sensibilidade incrível para escrever suas estórias e entende muito bem os adolescentes em todas as suas camadas. Lock and Key foi o quarto livro que li da autora e mais uma vez fui completamente conquistada pela estória criada por ela.


O pai de Ruby abandonou a família quando ela tinha apenas 5 anos, sua irmã, Cora, que antes era tão ligada a ela cortou todo o tipo de contado assim que encontrou na faculdade e, assim, Ruby ficou sozinha com sua mãe irresponsável e dependente de substâncias química, obrigando a garota a se tornar independente muito cedo na vida. Prestes a completar 18 anos e ser, finalmente, dona de sua própria vida, sua mãe desapareceu também a abandonando. Ruby conseguiu se manter sozinha por algum tempo, mas acabou sendo descoberta e entregue aos cuidados de sua irmã Cora e seu marido Jamie, de repente se vendo morando em uma mansão e indo para uma escola particular. Determinada a se isolar de todos e simplesmente suportar os meses que antecedem sua liberdade, Ruby acaba se envolvendo casa vez mais e descobrindo muito sobre si mesma.

Depois de ter uma certa experiência com os livros da autora, fica bem claro que o mais abordado pela Sarah Dessen é - sempre - a família. E em Lock and Key ela aposta em lado muito mais dramático e pesado para tratar sobre isso, se assemelhando nesse quesito com Just Listen, outro livro mais sério da autora. Confesso que fiquei um pouco chocada com toda a estória da Ruby, com tudo que ela teve que aguentar na vida e como isso mudou a personagem e a transformou na pessoa problemática, pessimista e dura que conhecemos no começo do livro.
É incrível, porém, perceber a sensibilidade que o enredo tem para tratar desses assuntos, apesar de relatar situação traumatizantes, o livro tem o cuidado em fazer isso de uma forma que não consideraria necessariamente leve, mas sim não tão cruel. A Sarah Dessen tem o cuidado em também sempre trazer a perspectiva positiva de qualquer tipo de acontecimento, usando desse artifício para passar seus ensinamentos e suas mensagens. Lock and Key é muito sobre a importância da família, não importa se é a de sangue que é nos dada quando nascemos, ou aquela que escolhemos e formamos durante a vida, o importante é ter alguém que se importa com você, que luta por você e está sempre te esperando voltar para casa.

Mas se engana quem pensa que o livro é somente um drama. A Sarah Dessen sabe contar estórias sobre adolescentes, com todas as facetas e características e como tal a vida de ninguém, muito menos dos adolescentes, são feitas de momentos tristes. Eu perdi a conta de quantas vezes ri alto em quanto estava lendo Lock and Key, o senso de humor do livro é extremamente natural e o resultado dos seus personagens cheios de vida e irreverentes, eu simplesmente amei todas as passagens divertidas da estória e como a autora tem a habilidade de causar risadas através de conversas tão banais.

O romance nunca é um destaque nos livros da autora, mas sempre está presente, sempre tem a sua importância para estória e ele nunca decepciona. Em Lock and Key não poderia ser diferente. Eu amo a forma como o relacionamento acontece de forma gradual, lenta e crível, principalmente aqui onde a protagonista tem medo e receio de se relacionar e se abrir para as pessoas. O romance é fofo e contagiante e é simplesmente impossível não amar o Nate. Mas o que eu mais gostei no personagem foi o fato de haver muito mais por trás da estória do personagem, eu achei extremamente interessante e válida a ideia de dar uma parte do enredo unicamente para o personagem e fazer com que a protagonista aprendesse ainda mais sobre si mesma com isso.
O fato é que é praticamente impossível não amar os personagens desse livro, personagens como a Harriet, a Cora, a Olivia e, principalmente, o Jamie, um dos personagens mais adoráveis do livro. Mas vamos falar um pouco sobre a mais importante, a nossa protagonista.

A Ruby é uma personagem difícil, ela é forte, resultado de todos os traumas que sofreu durante a vida e sendo assim construiu a sua força através de convicções não tão boas. Fazendo com que, no final, você admire a personagem ao mesmo tempo em que discorda das suas ações e dos seus pensamentos, ao mesmo tempo em que quer entrar na estória e fazer com que a Ruby deixe de ser tão cabeça dura. Mas é inegável o crescimento da personagem durante o livro e o tamanho do aprendizado que ela vivencia durante ele. No final eu terminei completamente conquistada pela personagem e torcendo para que tudo desse certo.

O único defeito do livro pra mim é que eu não consegui me conectar tanto com essa estória como aconteceu comigo nos outros livros da Sarah Dessen. Não me entendam mal, não tem nada de errado com a estória que eu possa apontar, o livro é gostoso de ler, com personagens incríveis, uma estória linda e uma mistura deliciosa de gêneros, mas eu não consegui me emocionar ou me conectar como esperava. Chorei um pouco sim, mas não tanto quanto acho que deveria.

O fato é que a Sarah Dessen é incrível no que faz e não escolheu o gênero jovem adulto atoa. A maestria e a sensibilidade que ela tem para escrever suas estórias são incríveis e me sinto no dever de dizer que qualquer coisa que ela escreve vale a pena ser lida. Lock and Key é um ótimo livro, me rendeu uma leitura maravilhosa e me fez ainda mais fã da sua autora.
Tentei imaginar uma pessoa que eu nunca tinha visto passando pelo meu quarto e pegando as coisas para mim. Como era corajoso você supor que poderia saber, com um olhar, as coisas que outra pessoa não poderia viver sem. Como se fosse o mesmo para todos, simples assim.
Quem era eu para dizer a alguém como ser salvo? Sou a garota que tinha tentado de todas as maneiras não o ser.
Mas eu tinha certeza de algo, também: é muito mais fácil se perder do que ser encontrado. É a razão pela qual estamos sempre procurando, e raramente descobrimos – tantos cadeados, tão poucas chaves.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter