Resenha: Névoa por Kathryn James

13:27

Sinopse: Meia-noite, uma névoa assombrada com uma má reputação. Uma festa de aniversário e Nell está tentando manter sua irmã fora de perigo. Sem chance. Gwen desaparece na névoa. Apenas Nell tem uma pista de quem pode ajudar a desvendar o seqüestro: o misterioso e atraente menino que ela conheceu no colégio, o menino que ela pensou que fosse seu amigo. Evan River. Todas aquelas histórias que Nell ouviu de sua avó, contos de fadas sobre meninas sendo capturadas por criaturas mágicas. São verdadeiras.
Título: Névoa - Mist #1
Autor(a): Kathryn James
Páginas: 336
Editora: Farol Literário
Avaliação: 3,5/5

O fato é que eu nunca me dei muito bem com estórias da fadas, elfos e outras criaturas parecidas, sempre é tudo demais para mim. Fantasioso demais e complicado demais. Mas resolvi dar uma chance para Névoa por se tratar de um infanto juvenil que parecia ser, apesar de tudo, fofo e divertido. E eu acertei na minha aposta.


Nell apesar de ser a irmã mais nova é sem dúvida a mais madura e sensata. Ao contrário de Gwen que é bonita e é a grande estrela popular do colégio que manuseia as pessoas ao seu redor com perfeição, Nell é quieta, se esconde atrás de suas roupas e cabelo, não tem amigos, mas, em seus apenas 13 anos, acredita que é seu dever cuidar da sua irmã ingênua e inconsequente. 
Mesmo com todas as histórias assombradas que sua avó contava sobre as criaturas que viviam no bosque ao redor da casa delas, foi lá que Gwen decidiu fazer sua festa de aniversário. Com sua mãe de plantão sobrou para Nell acompanhar a irmã e protegê-la mesmo com as histórias da avó na cabeça e o aviso de seu estranho e misterioso amigo, Evan, de não se aventurar pelo bosque naquela noite. Porém Nell não foi suficientemente rápida para salvar a irmã de ser levada pela névoa, e agora é seu dever encontrá-la e trazê-la de volta antes que seja tarde demais.  

Assim que comecei a leitura eu comecei, também, a duvidar da minha decisão de me aventurar no livro, eu estava tendo uma dificuldade muito grande de me envolver na estória. Porém, aos poucos o enredo foi me ganhando até me deixar em um ponto de extrema ansiedade pelo próximo passo e muito disso se deve pela forma como a Kathryn James conduziu a nossa introdução nesse mundo criado por ela. Eu abandonei a maioria dos livros de elfos - e outras criaturas de mesma natureza - que tentei ler porque, em muitas das vezes, eu simplesmente não conseguia acreditar naquela realidade absurda que era apresentada. Em Névoa a autora leva o livro todo para encaixar cada pedacinho da sua mitologia e nos apresentar essa novo mundo, fazendo com que nossa apresentação a ele seja gradual e de tal maneira que faz o leitor se sentir muito mais confortável. Além disso, a Kathryn James criou uma mitologia interessante, rica e exuberante, mas que é, ao mesmo tempo, crível e que não me incomodou em momento nenhum, como aconteceu nos outros livros do assunto. 

A Nell é uma ótima protagonista, apesar de sua timidez e sua aparência frágil, ela é uma garota forte, perspicaz e extremamente determinada. Preciso confessar que em muitos momentos eu fiquei surpreendida pela sua coragem e pelo seu destemor, apesar de todas as ameças ela se jogava de cabeça para fazer o que considerava necessário e muito disso foi fruto do que eu achei mais admirável na Nell: sua dedicação. É até mesmo comovente perceber como apesar de muitas vezes a Gwen não merecer - sim, odiei a personagem - a Nell não exita nunca em sair em defesa da sua irmã, valendo até mesmo para situações mais extremas onde corre até mesmo risco de vida. Gostei demais também da relação da Nell com o Evan e como essa parte da estória mostra um lado mais doce da personagem, sendo o Evan um personagem incrível também. Porém, nem tudo funciona como deveria na personagem. O problema da Nell é que muitas dessas características acima não condizem como uma garota de 13 anos, em determinados momentos ela age de forma madura demais para sua idade e isso é algo muito evidente na estória. Não é algo que destrua o livro mas que incomoda.

Assim como esse defeito, existem outros que incomodam um pouco o leitor, ainda mais se ele for um leitor experiente. Existem momentos em que as coisas acontecem fácil demais, ou, mais frequentemente ainda, aparecem incoerências visíveis. Porém nós estamos falando de um livro infanto juvenil e como tal não existe uma necessidade tão forte de trabalhar tudo de forma tão crível, é claro que esses pontos poderiam ser melhor desenvolvidos, mas visando seu público alvo, não vejo isso como um defeito tão grande. 

A estória compensa, porém, na já citada mitologia e também no seu clima de suspense e suas cenas de ação. Gostei muito de como a Kathryn James conseguiu colocar essa áurea de suspense e mistério no livro que consegue de verdade chegar até o leitor. Muitas vezes eu me via cheia de tensão por causa do que estava lendo e simplesmente morrendo de curiosidade pelos próximos acontecimentos. As cenas de ação foram interessantes e gostei demais como a autora usou a inteligência da sua personagem principal para tirar os personagens de situações sem saída. 

Névoa acabou sendo uma grande surpresa para mim, eu não sabia bem o que esperar da leitura e acabei encontrando um livro cheio de aventuras, personagens cativantes e uma mitologia encantadora. Apesar de seus defeitos que, sim, existem, eu não me arrependo nem um pouco de ter dado uma chance para a leitura e com certeza indico para quem gosta de infanto juvenil e procura algo fofo e divertido. O livro não tem um grande cliffhanger, mas me deixou animada para a continuação que espero ter uma capa tão linda quanto Névoa

* Livro cedido pela editora para a resenha. 
Cuidado com os Elfos, minhas crianças. Não sejam iludidos por eles. São belos como a luz das estrelas, ferozes como lobos e frios como o gelo.
—  Os irmãos Rivers são perigosos, amor. Mortalmente perigosos. Eles poderiam pegar este mundo e quebrá-lo em pedacinhos se quisessem. Eles poderiam tomá-lo completamente de nós. 
—  Gosto de coisas que não são perfeitas. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter