Resenha: Let It Snow por John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
13:36Sinopse: Uma tempestade de neve na véspera de Natal age como catalisador para o romance na vida de três adolescentes.São três contos conectados que juntam o lado lúdico de Maureen Johnson, a ironia de John Green e a sinceridade de Lauren Myracle, resultando em uma coleção otimista de histórias. A trama é bem amarrada, cada fio solto por um autor é amarrado pelo outro como um laço de Natal.
Título: Let It Snow - Three Holiday Stories
Autor(a): John Green, Maurren Johnson e Lauren Myracle
Páginas: 652
Editora: Não publicado no Brasil.
Avaliação: 5/5
O livro é um conjunto de três contos, de autores diferentes, mas que seguem uma linha cronológica que passa desde a véspera de natal até um dia depois dele e o mais legal é que todas as histórias se interligam, não só pela nevasca, mas também pelos próprios personagens e lugares. E, nossa, que livro fofo! E encantador, divertido e leve, uma perfeita leitura para deixar a gente ainda mais no clima do natal.
Eu resolvi ler Let It Snow porque eu sou uma completa louca por Natal,que é - junto com o ano novo - o meu dia favorito do ano, então eu queria um livro que estrasse no clima e ao ver várias críticas positivas eu escolhi esse. E foi uma escolha certeira, eu gostei tanto desses contos que estou me segurando para não reler tudo de novo.
Como são histórias - relativamente - independentes, também fiz um resenha para cada separadamente.
The Jubilee Express – Maureen Johnson
Jubilee estava no caminho para ter o natal perfeito. Ela ia ir para ceia na casa do seu - perfeito - namorado, Noah, para comemorar, além do Natal, o aniversário deles de um ano de namoro, agora que ele finalmente tinha encontrado tempo para ela. Mas um contratempo com seus pais - que foram presos por brigarem por uma peça de enfeite de natal - a obrigou a pegar um trem para ir a casa dos avós e estragar todos os seus planos. Só que ela estava no meio da maior nevasca que aconteceu a um longo tempo e o seu trem ficou preso na neve perto de uma pequena cidade chamada Gracetown. Não querendo passar o natal presa com um grupo irritante de cheerleaders, Jubilee vai para uma Wafle House perto de onde seu trem parou e lá ela conhece Stuart que, vendo como o seu Natal estava arruinado, a convida para ficar na sua casa.
A Jubilee é super divertida e não dramatiza muito as coisas - levando em conta que ocorrem coisas muito loucas e engraçadas com ela -, aguentando tudo com humor e muitos comentários irônicos. E, apesar dela tentar passar o quanto o Noah é perfeito, nós logo percebemos que o relacionamento deles não é dos melhores e que ele não se importa muito com ela, pelo menos não tanto quanto ela se importa com ele. Mas, em compensação, o Stuart é um fofo, daquele que te faz suspirar mesmo.
Eu amei a escrita da Maureen, ela é fluida, divertida e refrescante. Daquele tipo de história que você devora sem perceber e quando vai ver já está no final. É o conto com clima mais natalino do livro, além de ser leve, romântico e com momentos bem engraçados. Fofo até dizer chega, amei.
A Cheertastic Christmas Miracle – John Green
Tobin estava pretendo passar a noite de natal em casa com seus amigos JP e Duke ( ela é uma menina ok?) assistindo uma maratona de James Bond, já que seus pais ficaram presos fora da cidade por causa da nevasca. Mas um amigo deles, que trabalha na Wafle House da cidade, liga falando que um grupo de cheerleaders iam ficar a noite toda lá já que o trem delas ficou preso por causa da neve e que ele e outros dois caras que trabalhavam lá fizeram um acordo de cada um chamar um grupo de amigos e que só o primeiro grupo que chegasse poderia ficar. E Tobin e JP como bons e comuns "garotos" já começaram a correr quando ouviram a palavra cheerleaders e acabaram convencendo a Duke a ir junto. Mas com toda aquela neve lá fora, conseguir chegar lá primeiro e sobreviver ao caminho ia ser uma grande aventura.
Esse com certeza foi o conto em que eu mais ri no livro, apesar de que todos os três tiveram seus momentos. Ainda me pergunto de onde o John Green tirou aquelas ideias de que o JP falava, sério, muito bom. Sem contar a parte do 'Hash Browns Mean Nothing Without You", genial. Apesar do JP e do Tobin incomodarem um pouco com a futilidade, a Duke foi um bom contra peso aos dois personagens.
John Green acertou muito em toda a parte de "aventura" deles, gostei muito da cara que ele deu a história, apostando menos no romance e no clima de natal e mais da parte divertida e irônica. Acho que foi o meu preferido entre os três.
The Patron Saint of Pigs – Lauren Myracle
Addie fez uma burrada e por isso terminou o namoro com Jeb, mesmo ainda amando muito ele. A fim de concertar as coisas ela manda um e-mail para ele pedindo que a encontrasse no Starbucks - onde ela trabalha, por sinal - se ele ainda quisesse ficar com ela. Mas depois de esperar por duas horas e ele não aparecer, Addie entra em crise que estraga o seu Natal. E tudo complica ainda mais quando ela se compromete a pegar Gabriel, teacup pig que seria o presente de Natal da sua amiga e as coisas começam a ficar cada vez mais estranhas e a darem errado.
Vi que muita gente não gostou muito desse conto por causa da Addie, afinal ela é sim egoísta e melodramática. Mas eu não me incomodei tanto com isso, porque apesar de exagerar o drama era até que compreensível e o egoísmo dela é grande ponto da história, é o culpado por ela estar como está e o que ela tem que mudar nela mesma. O Jeb aparece desde o primeiro conto e eu realmente torcia para que ele tivesse um final feliz, porque eu gostei muito dele o que só aumentou enquanto a Addie ia se lembrando do começo da história dos dois juntos e agente começa a saber ainda mais dele. Gostei também das amigas da Addie, elas foram as responsáveis por trazer o tom divertido a esse conto. E depois de terminar eu fiquei querendo muito um Gabriel pra mim, deve ser tão fofo. :(
A Lauren ficou com a parte mais dramática do livro, mas conseguiu guiar bem a história e como eu gostei de ver todos os personagens dos outros contos finalmente se encontrando. O final foi perfeito, além da cena em que os principais dos três contos se encontram no Starbucks ser super divertida, já que é uma super e engraçada confusão, é também super fofinha e, como a Carol do blog Garota que Lê disse na resenha dela do livro, é como a cena final de um filme, onde uma música começa a tocar e todo mundo parece super feliz. E nossa, como ia ser legal se fizessem um filme desse livro.
Super indico para quem quiser ler para entrar no clima de Natal, ainda dá tempo, o nível de inglês é fácil e você consegue achar o ebook na internet se quiser. É um livro perfeito para essa época do ano, leve, romântico, divertido e fofo. E para terminar, uma frase do livro que resume tudo:
Christmas is never over, unless you want it to be. Christmas is a state of mind.(O Natal nunca acaba, a menos que você queira. Natal é um estado de espírito.)
0 comentários