Livro x Filme: As Vantagens De Ser Invisível

18:58


Eu li As Vantagens De Ser Invisível sem esperar muita coisa e terminei o livro chocada e encantada com a estória e os personagens que encontrei ali, além da sinceridade com que o autor tratou temas tão delicados, como vocês podem ver na resenha aqui. E por gostar tanto do livro não teve como não ficar com o pé atrás ao imaginar como iriam passar essa história para as telas conseguindo, ao mesmo tempo, manter a sua essência. Talvez pelo pelo fato do próprio autor, Stephen Chbosky, ter sido o diretor ou pela escolha de atores tão bons para os papéis principais, o que posso dizer é que o filme não decepcionou. 


Uma das diferenças mais significativas foi que no filme eles amenizaram os temas mais pesados dos quais no livro nós somos apresentados de forma crua e direta, além de deixarem de abordar alguns temas, como o aborto por exemplo. Fica nítido pra quem já tinha lido o livro que houve uma preocupação para deixar o livro menos intenso tanto em assuntos mais sérios como até mesmo sobre alguns já bem comuns como drogas, álcool e sexo. Só que não vejo isso como um ponto negativo, mesmo só se assistindo o filme dá pra entender que Charlie não teve uma vida fácil e que está sendo apresentado a uma nova fase da vida com tudo de bom e ruim que ela tem, além de passar muito bem a mensagem de que essa não é só mais um simples estória sobre um garoto que se encaixa, que tem muto mais coisa ali.   

Uma das coisas mais singulares do livro é a narração em cartas para o amigo desconhecido (ou até mesmo imaginário) de Charlie e fiquei muito feliz em perceber que isso não se perdeu no filme já que, apesar do personagem se tornar muito mais presente do que o observador que ele é no livro, as narrações das cartas que aparecem no trailer acontece no filme todo e conseguiu passar muito bem essa característica essencial do livro.
Agora, com certeza, uma das coisas que mais me surpreendeu e agradou no filme foram as ótimas interpretações do Logan Lerman, da Emma Watson e do Ezra Miller. Já gostava do Logan por ele interpretar o Percy, um dos meus personagens favoritos de todos, mas preciso dizer que me surpreendi com a forma com que ele conseguiu fazer tão bem o papel de um personagem tão cheio de sutilezas, dilemas internos e que passa por tantas mudanças emocionais. O Logan conseguiu passar a ingenuidade, infantilidade e insegurança que são tão características de  Charlie extremamente bem, e enquanto assistia o filme cada vez mais me impressionava com a forma como ele conseguiu captar a essência do personagem de tal forma a me fazer não ter dúvida nenhuma de que aquele era o Charlie. O Patrick já tinha me encantado no livro, só que o Ezra Miller conseguiu fazer eu me apaixonar ainda mais pelo personagem. Ele conseguiu dar a ele o tom certo de um jeito que não tem como não cair de amores por Patrick. Essa foi a primeira fez que vi Ezra Miller atuando e posso dizer que tive uma maravilhosa primeira impressão. Já e Emma Watson conseguiu - por incrível que pareça - não me fazer lembrar em nenhum momento da Hermione e se provou como a ótima atriz que é ao dar para a personagem toda a vitalidade misturada com o medo e a insegurança de Sam. 

Acho que graças ao fato de termos como diretor o próprio autor do livro é que tivemos uma adaptação tão fiel a obra original. Afinal quem melhor do que quem criou a estória e os personagens sabe o que precisa ser feito para que o filme seja tão tocante e impactante do que o livro? E Chbosky fez um ótimo trabalho ao fazer do filme também uma história que fala, não só sobre uma garoto que sofre um distúrbio mental e que quer se encaixar em algum grupo mesmo com todos os seus problemas, mas também trata de amizade, amor e da vida, mostrando toda a transição de jovem para adulto de um forma tão sincera e sensível. Ele conseguiu além de nos mostrar isso, também encantar com as referências musicais e literárias que são igualmente presentes no livro, com os diálogos que nos fazem pensar e uma ótima fotografia em certas partes. Só me decepcionei um pouco com o fato de terem deixado de lado os conflitos familiares de Charlie, já que são situações que tem um grande enfoque no livro. 
Ponderando fiquei mais que satisfeita com a adaptação e, apesar de ainda indicar lerem primeiro  livro antes de verem o filme, não posso negar que o filme conseguiu me passar quase tudo que senti lendo o livro e que me fez me encantar ainda mais com a estória e os personagens. Aprovado.  

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá, Carol! Tudo bem?
    Já li tantas coisas positivas sobre essa trama que estou com muita vontade de comprar o livro! Somente após ler o livro é que irei assistir ao filme. :)
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter