Filme x Livro: Dezesseis Luas

16:27

Depois de ver muitas críticas negativas ao filme, cheguei no cinema já esperando o pior e talvez seja por isso que eu tenha até gostado da adaptação de Dezesseis Luas para o cinema. Mas o "gostado" aqui vem com uma grande ressalva: gostei porque querendo ou não o filme seguiu a linha original do enredo do livro, porém ao mesmo tempo deixou de fora muito da magia de Gatlin e da personalidade dos personagens.


Outro ponto que me fez deixar de ver algumas imperfeições foi ter lido o livro (resenha aqui) a bastante tempo e não me recordar de todos os detalhes.  E aqui cabe uma observação. Acho que o maior culpado da decepção que nós temos com as adaptações dos livros é que nós queremos que seja tudo exatamente igual a obra original. Mas a verdade é que nunca vai ser exatamente igual e nem tem como ser, acho que algumas alterações são completamente aceitáveis desde que, como já disse, mantenha o enredo original. Por isso acho que não me lembrar de todos os mínimos detalhes me ajudou a não me decepcionar tanto com o filme de Dezesseis Luas. 


O primeiro ponto negativo que vem na minha cabeça foi a falta de personagens importantíssimos no filme, até agora não consigo aceitar que eles deixaram de fora a Marian e as tias do Ethan que são tão marcantes e importantes para os outros livros. A impressão que fica foi a de que faltaram atores (talvez por falta de orçamento), já que não se deram ao trabalho de colocarem o pai de Ethan no filme - ele pode até aparecer pouco nesse primeiro livro, mas sério? - e tiveram uma só atriz para interpretar Serafine (quem leu o livro entende o que estou falando). 

Acho que o grande problema do filme foi a passagem dos personagens das páginas para as telas. Eu fiquei realmente abismada com a descaracterização de Amma no filme, sabe toda aquela personalidade forte, ás vezes até agressiva, e todo aquele misticismo dela? Pois é, ela não tem nada disso no filme, NADA. A Lena perdeu bastante da sua personalidade forte também, se tornou um tipo de releitura da Bella, de Crepúsculo, que pareceu extremamente forçado para mim (e apelativo), mas ela é o menor dos problemas aqui. Desde que vi o trailer odiei a escolha do ator que interpretou o Ethan, não estou dizendo que ele é ruim, mas não tem nada do Ethan dos livros. Além de parecer ser bem mais velho eu simplesmente não consegui ver o personagem ali, além de que ele ria demais o tempo todo, eu sei, isso parece idiota, mas de verdade ele vez o Ethan parecer um bobão. Mas vale ressaltar que o Macon, o Link, a Ridley e a Serafine foram muito bem representados. (Tirando as diferenças físicas que não acho muito relevantes, salvo algumas exceções.)



Já a mitologia do livro foi, felizmente, bem representada. O mundo dos Conjuradores, a maldição, o livro das luas - tudo está lá. Só achei um tremendo deslize mudarem a "espécie" do Macon, isso vai fazer muita falta no segundo filme, se fizerem é claro. Mas eu senti falta de todo aquele clima peculiar de Gatlin, não tem como explicar muito bem, mas é como se no livro a cidade fosse um personagem com todas as suas crenças e costumes próprios e grande parte disso foi perdido no filme. 

Outro detalhe que me incomodou um poucos foram os efeitos especiais, eles não foram tão ruins, mas também ficaram pouco críveis, (Levando em conta o quanto esse tipo de efeito pode ser crível, mas acho que vocês entenderam.) e toda as cenas das lembranças do medalhão que ficaram muito estranhas.
A verdade é que eu gostei e não gostei ao mesmo tempo. Gostei porque não é um filme ruim, provavelmente se eu não tivesse lido os livros teria amado, eu ri em diversas partes, chorei em outras e ele também conseguiu manter a ideia original. E não gostei porque descaracterizam demais a obra original e perderam muito da sua personalidade e peculiaridade, o que é uma pena. Eu recomendo que assistam para tirarem as suas próprias conclusões, já que as minhas ainda estão meio confusas e espero sim que tenha um segundo filme para, quem sabe, consertarem as coisas. 

You Might Also Like

5 comentários

  1. Assim que vi esse ator que fez o Ethan eu já odiei, nem cheguei a assistir e nem vou. O cara é baixo, totalmente diferente do Ethan do livro e da minha imaginação, não é bonito, e como você falou, ele também parece um pouco velho demais para interpretar um adolescente de 16 anos. Outro ponto que eu concordo com você é a Lena, mesmo não tendo assistido o filme, notei assim que vi o trailer que ela tem mesmo uma semelhança com a Bela de Crepúsculo o que é extremamente inaceitável (na minha opinião)! O Trailer do filme propõe um filme bacana, mas a escolha dos atores me deixou decepcionada e por isso não vou assistir, não consigo imagina-los assim.

    ResponderExcluir
  2. O filme é péssimo.... nada haver com o livro.... odiei mesmo

    ResponderExcluir
  3. O filme é bom, mas para mim, faltou o caso final. A morte de Macon nao foi muito emocionante e nao se aprofundaram no "falso relacionamente" da Ridley e do Link. Também acho que se ba luta final eles usassem un pouco do ocorrido no livro e esplicassem a invocaçao de Lena, iria se tornar melhor, mas algo que pra mim foi muito babaquisse foi a exclusao de Marian, e das Tres Irmas. O resto do filme foi bastante satisfatorio, mesmo sendo sincero, o livro é 1.000 vezes melhor

    ResponderExcluir
  4. O filme é ótimo, amei muito mesmo, simplesmente incrível, vale muito a pena ver

    ResponderExcluir
  5. Li o livre e ja to no segundo livro "Dezessete luas" e sobre o filme eles pegaram algumas partes sim, mas deixaram partes essencias do filme de lado, a morte de Macon não foi como esperava, eles tiraram aquela emoçao do final do livro que tinha

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter