Resenha: Anjo Mecânico por Cassandra Clare

17:16

Sinopse: Através de Tessa Gray, uma jovem órfã de 16 anos, esta obra apresenta os Caçadores das Sombras da Inglaterra vitoriana. Como seus representantes do século XXI, eles também combatem os elementos rebeldes do submundo - vampiros e lobisomens. E são eles que vão ajudar Tessa quando esta, ao sair de Nova York em busca do irmão, seu único parente vivo, é raptada pelas irmãs Black. Mas Tessa não é uma senhorinha indefesa. Dona do estranho poder de se transformar em qualquer um apenas tocando em algum pertence dessa pessoa, é um objeto valioso para o submundo. Ao lado do temperamental e misterioso Will e de seu melhor amigo James, cuja frágil beleza esconde um terrível segredo, Tessa vai aprender a usar seu poder e ganhar um lugar ao lado deles na batalha entre as trevas e a luz.



Título: Anjo Mecânico - Série As Peças Infernais
Autor(a): Cassandra Clare
Páginas: 392
Editora: Galera
Avaliação: 5/5 

Li Anjo Mecânico pela primeira vez em junho do ano passado e, como já disse, foi a minha primeira - e incrível - experiência no mundo criado pela Cassandra Clare. Como o lançamento do segundo livro, Príncipe Mecânico, está perto resolvi criar vergonha na cara, reler e fazer uma resenha para o blog. E, antes de qualquer coisa, preciso dizer que uma estória que mistura sobrenatural, os nossos amados Caçadores de Sombras, a Londres vitoriana, steampunk, personagens muito bem construídos e a crueldade da Cassandra Clare com seus leitores não tem como ser nada menos que ótimo.


Tessa Gray resolveu sair de Nova York e ir para Londres depois que sua tia morreu para encontrar seu irmão, Nate, mas ao chegar lá descobre que ele foi sequestrado por duas mulheres conhecidas como Irmãs Sombrias e que para mantê-lo vivo Tessa precisa fazer tudo o que mandam. Mas o que ela sequer imaginava era que o que elas queria era prepará-la para usar seu poder - um poder que ela jamais imaginou que tinha - e entregá-la ao Magistrado, seja ele quem fosse. Assim Tessa se vê confrontando uma realidade que nem imaginava ser possível, cheia de demônios, criaturas sobrenaturais e onde ela é tudo, menos humana. A partir daí ela vai conhecer e ser ajudada pelos Caçadores de Sombras, enquanto tenta encontrar seu irmão, descobrir que é o Magistrado e não se apaixonar por um cara totalmente errado, mas totalmente encantador. 

Tessa acabou se tornando uma personagem muito melhor do que eu imaginava no inicio do livro, apesar de ser um pouco ingênua no começo acabou se revelando uma pessoa altruísta, corajosa, determinada e forte conforme as situações pedissem isso dela. Além de que ela é extremamente intensa, ama incondicionalmente o irmão, faz de tudo para proteger as pessoas com quem se importa e é apaixonada por livros e romances. Tem como não amar? A verdade é que a Cassandra Clare tem uma habilidade imensa para criar personagens profundos, cheios de camadas, segredos e com personalidades fortes e distintas e por mais que muitas pessoas compararam Jace, de Os Instrumentos Mortais, como o Will, acabaram não interpretando os dois de forma correta. Enquanto Jace, mesmo tendo os seus próprios dilemas internos, quer manter aquela aparência de bad boy, Will tem realmente alguma coisa de perturbador dentro dele. Apesar dele também ter aquele humor ácido e debochado, fica claro que alguma coisa do seu passado o atormenta e deixa ele uma pessoa extremamente instável e triste. Já o Jem é o oposto do Will, ele é doce, gentil, muito observador e, apesar da sua saúde frágil e realidade triste, é sempre agradável e bem humorado. Uma das coisas mais tocantes do enredo é a amizade incondicional e o amor de irmão que Jem e Will tem um com o outro. Considerando tudo isso e o óbvio triângulo amoroso que vai se formar (estamos falando da Cassandra Clare afinal), é impossível não imaginar o quanto isso vai ser trágico e o quanto vai quebrar os nossos corações, principalmente quando não tem como não se apaixonar pelos dois (mas confesso, sou team Will).

A narrativa da autora, que nós já conhecemos bem, evoluiu e melhorou bastante nesse livro, além dela ser ótima em mostrar sentimentos, também conseguiu caracterizar a Londres vitoriana de forma encantadora e fácil de visualizar. O ambiente sombrio, úmido e misterioso se tornou perfeito para uma estória que além de criaturas sobrenaturais ainda tem também criaturas mecânicas, essa mistura de steampunk com o mundo dos Caçadores de Sombras foi uma ótima sacada da Cassandra que consegue criar mistérios e enredos surpreendentes, juntamente com ótimas cenas de ação. 

Apesar de ser um prequel de Os Instrumentos Mortais, essa é um série relativamente independente e que pode ser lida mesmo antes do que anterior, como eu fiz na primeira vez. Mas é inegavelmente melhor quando se lê depois, já que você vai fazendo aos poucos as ligações com os personagens que vão passar a existir em OIM e situações que podem se tornar depois importantes para a outra série. Além de aparecer também alguns personagens já conhecidos nossos, como Magnus Bane (<3 haha).

Cassandra Clare conseguiu em Anjo Mecânico fazer o melhor em relação a criaturas sobrenaturais e enredos misteriosos e cheio de surpresas. Juntando isso a personagens incríveis e uma estória capaz de mexer com seus sentimentos é impossível não escolher ele como um dos meus livros favoritos. Dito isso, não preciso nem falar que recomendo, certo? Bom demais. 
— Pulvist et umbra sumus. Uma frase de Horácio. Somos pó e sombras. Adequado, não acha?  disse Will  Não é um vida longa, a que se leva matando demônios; tende-se a morrer cedo e então queimam nossos corpos. Do pó ao pó, literalmente. E então desaparecemos nas sombras da história, nem uma marca na página de um livro mundano para lembrar que sequer existimos um dia. 
— Seja como você for fisicamente, — disse ele — homem ou mulher, forte ou fraco, doente ou saudável, tudo isso importa menos do que o que há em seu coração. Se tiver a alma de um guerreiro, você é um guerreiro. Independentemente da cor, da forma, do tom que a envolve, a chama do lampião permanece a mesma. Você é essa chama. — Ele então sorriu, parecendo ter voltado a si, ligeiramente envergonhado. — É nisso que eu acredito. 
— Seu tolo. Ele é um vampiro. Sabe o que significa morder um vampiro. — Não tive escolha — respondeu Will — Ele estava me enforcando. — Eu sei. — disse Jem. — Mas sério, Will. De novo? 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Nunca tive vontade de ler os livros da Cassandra Clare apesar das várias resenhas que já li. Mas depois desta resenha - EU QUERO *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter