Resenha: O Beijo Das Sombras por Richelle Mead

17:25

Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim
Título: O Beijo Das Sombras - Academia de Vampiros #1
Autor(a): Richelle Mead
Páginas: 320
Editora: Nova Fronteira
Avaliação: 3,5/5 

É difícil falar sobre o primeiro livro de uma série que você gosta muito e ser imparcial, ainda mais quando ela é a sua favorita. Eu já repeti diversas vezes aqui o quanto eu gosto de Academia de Vampiros, mas também já contei como quase desisti da série depois de terminar esse primeiro livro. Por isso enrolei muito tempo para tomar coragem de reler a série, só que aconteceu uma coisa que não esperava mesmo: eu adorei a leitura dessa vez. Depois de pensar um pouco, acho que consegui identificar o que me desagradou da primeira vez, mas antes vou comentar um pouco sobre a estória.




Rose Hathaway é um dhampir, metade vampira e metade humana, tem as habilidades de um vampiro, como a força e velocidade, mas não tem suas fraquezas e tem a obrigação de proteger os Moroi, vampiros que não matam para se alimentar e são mortais, dos Strigois, vampiros importais, cruéis, sem sentimentos e assassinos. Rose é, desde pequena, amiga de Lissa, uma Moroi da realeza, e agora é também a sua única família desde que Lissa perdeu os pais e o irmão em um acidente de carro. Depois de alguns acontecimentos estranhos, Rose decide fugir da Academia St. Vladimir para protegê-la, mesmo que dessa forma precise defender Lissa de outros perigos, como os Strigois. Só que, depois de conseguirem sobreviverem escondidas durante um bom tempo, a Academia as encontrou e agora elas foram obrigadas a voltar para a escola onde está cheio de olhares curiosos, do passado que as fez fugir uma vez e de ameças contra Lissa. Além de tudo isso, Rose precisa recuperar seus anos de treinamento perdidos para conseguir ser designada a protetora de Lissa quando se formarem e para isso ela vai precisar da ajuda de Dimitri, um mais velho, russo e sexy Dhampir. 

O grande trunfo da Richelle Mead foi com certeza, a mitologia que ela utilizou para criar o seus vampiros. Mesmo já tendo conhecido tudo, eu ainda me surpreendi com os detalhes da existência e sobrevivência dos Moroi, Strigoi e Dhampirs. É tudo muito diferente e interessante. 

Outro ponto marcante da escrita da autora é a sua habilidade na criação dos personagens, ela consegue cria-los com personalidades marcantes e faz cada um deles se tornar especial para o leitor. A Rose é uma das melhores personagens principais que eu já tive a oportunidade de conhecer e estar na mente. Com a narrativa em primeira pessoa, podemos acompanhar todos os seus pensamentos divertido e ironias. Além de que ela é muito badass, não tem medo nenhum de chutar a bunda de todo mundo. Só que ela não é perfeita e muito menos faz o papel de heroína idealizada, ela faz muita burrice, sua arrogância faz dela uma pessoa injusta em determinados pontos e ela também erra pra caramba. Mas apesar de me irritar muitas vezes, a sua personalidade incrível compensa tudo no final. A Lissa é o oposto da Rose, ela é meiga e amável, mas também não mede esforços para defender e ajudar aqueles que ama. Apesar de não parecer nesse livro, a personagem vai crescer bastante durante a série e se tornar muito forte.

E aqui entra o porque de eu não ter gostado do livro da primeira vez que li: o romance na estória se desenvolve muito lentamente, só aparece de verdade nos últimos capítulos. Tentem entender, na época eu tinha acabado de ler Crepúsculo e buscava um livro com um romance tão intenso - e repentino - quanto e acabo me deparando com uma estória onde romance demora todo um livro para se construir e acontecer. Hoje valorizo muito o que a Richelle Mead fez, a relação da Rose com o Dimitri é até difícil de detectar na primeira metade do livro, ela construiu tudo de forma natural e coerente e achei isso incrível durante a minha releitura. Mas não se enganem, o romance vai se tornar quase que um tema principal daqui para frente, mas em compensação tem uma base sólida que explica porque ele se torna tão especial para o leitor durante a série.

Porém detectei algumas coisas que me desagradaram um pouco agora e que eu provavelmente nem percebi na primeira vez. Esse primeiro volume ainda tem um clima muito High School, com disputa por popularidade e brigais bobas, o que é bem superficial para a qualidade da mitologia. Segundo é que a autora prometeu muito e cumpriu pouco em relação ás cenas de ação, nem Strigois direito tivemos! Mas também posso afirmar que isso vai ser compensado nos próximos volumes. 

Falando neles, notei uma coisa que, e claro, passa imperceptível na primeira vez. A autora deu muitas, MUITAS pistas sobre o que iria acontecer mais para frente na série. Eu realmente fiquei chocada, tava tudo ali e a gente nem viu. Isso só mostra como ela tinha tudo bem planejado na sua mente brilhante.

Considero O Beijo Das Sombras como um livro mediano, inovando mesmo na mitologia instigante e inovadora e valendo a pena pelos personagens cativantes. Mas posso prometer a vocês que vale a pena dar uma chance para série e digo que se você não gostar do primeiro, tudo bem, eu também não gostei da primeira vez, mas olha onde terminou: Academia de Vampiros ainda continua a  minha série favorita. 
— Por quê é tão errado... não sei, se divertir? Eu tenho dezessete anos, sabe. Eu deveria poder aproveitar isso.                        — Você tem dezessete, e em menos de um ano, a vida e a morte de alguém vai estar em suas mãos.
Mas ele às vezes aliviava um pouco, e eu via ele olhando para mim de um jeito que era quase admiração. E às vezes, se eu fosse muito, muito sortuda, ele sorria para mim. Um sorriso de verdade, também – não um seco como o que acompanhava o sarcasmo que usávamos com freqüência. Eu não queria admitir isto a ninguém – não a Lissa, nem para mim mesma – mas alguns dias, eu vivia por aqueles sorrisos. 
Mas eu soube naquele momento que ele tinha razão, que eu tinha um senso esquisito de como vida ou morte, bondade e maldade funcionavam entre si. E ele também. Nós podemos nos sentir sozinhos as vezes. Nós talvez tenhamos que colocar nossa diversão de lado. Nós talvez não sejamos capazes de viver nossas vidas do jeito que a gente quer. Mas esse era o jeito que tinha que ser.
O filme do desse primeiro livro vai se chamar Blood Sisters e tem estréia marcada para Fevereiro do ano que vem, já terminaram as gravações e o primeiro trailer deve sair em breve. É difícil falar sobre uma adaptação de uma obra que você gosta tanto, mas apesar de estar desconfiada da atriz escolhida para ser a Rose, fiquei muito satisfeita com o Danila Kozlovsky, ele não é o Dimitri perfeito, mas chega muuuito perto. Assim que tiverem novidades sobre o filme eu posto aqui. 

You Might Also Like

4 comentários

  1. ahhhh Eu gostei tanto desse livro, Rose e Dimitri s2 Rrssr
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre falo q quem lê com calma saga o que vai acontecer na série da Richelle, os finais já estão lá desde o início e isso para mim é mto chato, pq quase q já começo a série dela sabendo como vai ser o fim e fico sendo enrolada em 6 livros...

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Já li esse livro e gostei, mas não é um dos meus favoritos, tanto que não tenho vontade de ler a continuação *-*
    Dimitri é um lindooo ♥ rsrs
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Depois que comecei a ler a série não sosseguei até ler o último livro! hahaha Os primeiros são bons, mas adorei os últimos. Sério que tinha pistas? Eu não percebi nada...acho que terei que ler novamente haha ;)

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter