Resenha: O Projeto Rosie por Graeme Simsion

18:57

Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.
Título: O Projeto Rosie
Autor(a): Graeme Simsion
Páginas: 320
Editora: Record
Avaliação: 4/5 

Nunca tinha ouvido falar do livro até que, depois do lançamento, O Projeto Rosie dominou a blogosfera literária através de comentários e resenhas positivas, o que, claro, me deixou curiosa sobre ele. Sou uma fã declarada de romances e fiquei mais do que feliz em dar uma chance para um romance que tenta trazer outro olhar para os relacionamentos. A estória é sincera, contagiante, divertida e diferente por trazer um incrível, porém inusitado, personagem principal.


Don Tillman é um geneticista de 40 anos que não é o tipo de pessoa que se encaixa no rótulo de "normal", ele tem problemas em lidar com seus sentimentos - fazendo-o acreditar muitas vezes que não tem nenhum - e não sabe como se portar e interagir com outras pessoas, tem uma inteligência muito acima da média e, além de ser muito perfeccionista, tem cada mínimo passo da sua vida cronometrado. Além de ser também obcecado com a saúde, através de uma dieta meticulosamente calculada e a prática de artes marciais. Possui apenas dois amigos, Gene e Cláudia, que são casados, e nenhuma namorada por causa das já citadas dificuldades de interação social. Decidido a mudar essa realidade, Don resolve criar o Projeto Esposa, um questionário para encontrar uma mulher que se encaixe nas suas - inúmeras - exigências e seja a esposa perfeita. Porém, depois de muitas tentativas, nenhuma das candidatas conseguiu se encaixar nas exigências o que fez Don procurar a ajuda de Gene. Só que seu amigo lhe enviou Rosie, uma mulher de 29 anos que foge completamente de TODOS os seus requisitos, mas que desperta nele o interesse de ajudá-la a encontrar seu pai biológico, levando ele a uma aventura que vai desafiar Don a a rever suas convicções sobre tudo e todos, inclusive sobre ele mesmo.

Eu sou apaixonada por personagens nerds e estórias com conteúdo ( Lembram da minha paixão platônica pelo John Green?) e só por ter esses dois elementos o livro me encantou. Temos a narrativa em primeira pessoa feita pelo Don e isso pode incomodar alguns leitores que podem considerá-lo chato e/ou entendiante, mas toda a personalidade dele me fascinou. Devido aos seus problemas que eu já comentei aí em cima, o Don, apesar de ser um gênio, também age e pensa de forma inocente em alguns momentos, mas tem uma ironia natural e deliciosa. Sua falta de habilidade na interação social faz ele soltar comentários indevidos e agir de forma inapropriada diversas vezes, o que torna a leitura divertida. Entenda, não é um livro que te arranca risadas e usa de forma descarada a comédia, os comentários e pensamentos do Don são tão naturais a sua personalidade que simplesmente arranca sorrisos do leitor trazendo leveza e bom humor a estória. Mas, ao mesmo tempo, não tem como não sentir pena do Don. Ele não se importa com isso, mas é uma pessoa muito sozinha e que recebeu pouco carinho durante a vida, e as pessoas que ele um dia já se tornou próximo se foram, restando só dois amigos e uma família distante por não saber lidar com a sua personalidade. É triste pensar em sua vida, mas o Don é um personagem tão excêntrico e fofo (sim, fofo!) que se torna impossível não gostar e torcer por ele. 

A Rosie é o completo oposto de Don, ela tem personalidade forte, objetivos por qual luta de forma feroz e se deixa levar pela vida, não perde tempo planejando-a. E é a convivência dela com Don que faz com que ele se surpreenda, porque a Rosie força seus limites e faz ele descobrir coisas sobre si mesmo - e sobre a vida - que ele deixa passar de forma despercebida. É, no mínimo, interessante acompanhar como, aos poucos, ela faz com que ele vá mudando e se transformando em uma pessoa não diferente, mas mais aberta a felicidade. 

A leitura é simplesmente deliciosa, eu simplesmente não conseguia largar o livro. A narrativa é leve, divertida e instigante, mesmo tendo determinadas conversas sobre genética, e eu me vi tendo uma enorme dificuldade de aceitar que eu teria que parar o livro na metade para ir dormir. É viciante!

Não é um livro memorável, mas também não um romance como qualquer outro. O autor trata sobre um personagem que têm muitas dificuldades, mas que conseguiu ultrapassar suas próprias barreiras. Fala de amor, mas não de um amor idealizado e perfeito, nem que te arranca suspiros e te dá calafrios, mas que encanta pela sua simplicidade, veracidade e naturalidade. É uma leitura divertida e despretensiosa que trata de amor, mas também - e principalmente - de coragem e descobertas.
Eu respeito as regras. Mas, nos últimos noventa e nove dias, havia quebrado várias delas: legais, éticas e pessoais. Sabia exatamente quando tudo isso tinha começado. No dia em que Rosie entrou na minha sala e eu invadi o sistema de reservas do Le Gavroche para poder sair com ela.
Eu tinha uma grande quantidade de conhecimentos valiosos — sobre genética, computação, aikido, caratê, hardware, xadrez, vinhos, coquetéis, dança, posições sexuais, protocolos sociais e a probabilidade de uma sequência de cinquenta e seis jogos com pelo menos uma rebatida ocorrer na história do beisebol. Sabia tanta merda, mas mesmo assim era incapaz de consertar a mim mesmo.
Incapacidade (ou capacidade reduzida) de sentir empatia não é a mesma coisa que incapacidade de amar. Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi Carol!! acreditas se eu te disser que eu passei pela Saraiva hoje eu fiquei namorando justamente com esse livro?! Fiquei um tempããão olhando e querendo comprar, mas fiz uma compra online ontem a noite e não podia deixar o espírito da Becky Bloom tomar conta do meu corpo haha
    Eu A-D-O-R-E-I a tua resenha e também adoro esses tipos de protagonistas, não tem como não simpatizar, não se apaixonar e não torcer né?
    amei o quote e já anotei aqui e vou comprar :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol! :)
    Eu me surpreendi totalmente com O Projeto Rosie. Os personagens realmente são diferentes. Curti muito essas características peculiares que o autor colocou em Don e até em Rosie, que é marcante a sua maneira.
    Adorei a sua resenha.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser maravilhoso. Todo mundo, ultimamente, anda falando muito bem dessa obra. Estou louca para ler.
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter