Resenha: Bling Ring - A Gangue de Hollywood por Nancy Jo Sales

13:40

Sinopse: Entre 2008 e 2009, as residências de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e diversas outras celebridades foram invadidas e saqueadas. Os ladrões, um grupo de jovens de famílias abastadas, levaram o equivalente a 3 milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de grife, como relógios Rolex, bolsas Louis Vuitton, perfumes Chanel e jaquetas Diane von Furstenberg. As notícias surpreendentes sobre o caso chocaram Hollywood e intrigaram o mundo. Por que esses garotos, que em nada correspondiam à tradicional imagem dos bandidos, realizaram crimes tão ousados? A jornalista Nancy Jo Sales entrevistou todos os envolvidos, incluindo os pais e os advogados dos jovens, e até mesmo as celebridades que sofreram os assaltos. “Em Bling Ring - A Gangue de Hollywood”, ela apresenta todos os detalhes de uma das quadrilhas mais audaciosas de nossos tempos.



Título: Bling Ring - A Gangue de Hollywood 
Autor(a): Nancy Jo Sales
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Avaliação: 4/5

Muita gente cometeu o erro de achar que Bling Ring é um romance, mas não, o livro é praticamente um artigo jornalístico cheio de entrevistas, depoimentos, pesquisas e reflexões que a jornalista Nancy Jo Sales fez enquanto montava o seu artigo sobre a Bling Ring para a Vanity Fair. Eu comecei a leitura com isso em mente, mas mesmo assim não tinha ideia do que esperar do livro e, apesar do começo complicado, eu fiquei simplesmente fascinada não só pela estória desses jovens, mas principalmente sobre as reflexões sobre a sociedade atual que autora faz.


Entre 2008 e 2009 alguns jovens que moravam em Calabasas, Califórnia, e tinham uma boa condição de vida assaltaram as casas de várias celebridades como Paris Hilton, Lindsay Lohan e Orlando Bloom. Mas o mais singular é que esses jovens não roubaram para vender, mas sim para assaltar seus closets e roubarem roupas, acessórios, sapatos e bolsas para usarem em festas badaladas. Eles não se preocupam com as consequências e não tinham problema em sair contando para todo mundo o que fizeram, até que, eventualmente, acabaram pegos. Fascinada para descobrir as motivações desses jovens, Nacy Jo Sales visitou suas casas, a escola onde estudavam, conversou com eles, com suas famílias e conhecidos, além de falar também com as vítimas, a polícia e advogados para entendê-los levando a jornalista a refletir um pouco mais sobre a nossa sociedade atual e a fascinação cada vez maior pela fama.

Não dá para negar o quão interessante essa estória é e tudo fica ainda melhor quando conhecemos um pouco mais sobre esses jovens e a sua vida antes e durante os roubos. É difícil falar sobre o que aconteceu em si porque mesmo depois de ler o livro com o depoimento de quase todos os envolvidos não dá pra saber com exatidão o que realmente aconteceu. Há muitas contradições e muitas mentiras descaradas que faz ser impossível ter certeza do que é verdade e do que não é. Mas mesmo assim é fascinante ir descobrindo aos poucos como eles fizeram e o que os levou a fazer as invasões e os roubos. 

A Nacy Jo Sales levantou muitas hipóteses e fez muitos questionamentos. Como o porque deles irem, na maioria, atrás de celebridades que chegaram a fama de forma rápida, como a Paris Hilton por exemplo, e como atualmente através das redes sociais nós nos sentimos íntimos dos famosos ao ponto de até mesmo invadir suas casas e mexer em seus pertences. A jornalista vai fundo nas suas reflexões, ela volta em fatos históricos, recorre a sociologia e usa de pesquisas para fazer o leitor pensar de forma crítica sobre o mundo e os valores que temos hoje. Afinal esses jovens fizeram tudo isso em nome da fama e  da futilidade e chega a ser um pouco assustador saber que chegamos a esse ponto. Não tem como falar sobre toda as reflexões que o livro trás, mas posso dizer que vale muito a pena ser levado a questionar coisas que são tão comuns no nosso dia a dia que nós nem mesmo percebemos os absurdos e erros. A autora fez um estudo completo sobre a sociedade atual, sobre o apelo da fama sobre os jovens e sobre a futilidade cada fez mais forte nas nossas relações. Ela faz também muitas citações de músicas, livros, filmes e reportagens, então esse é um livro que eu recomendo ler com um computador ou celular por perto para pesquisar algumas coisas de vez em quando.

Confesso que o começo do livro foi um pouco difícil já que a autora joga muitos personagens na estória e não dá tempo para que nós acostumemos com eles deixando o leitor um pouco perdido, sensação que passa aos poucos. Além disso o livro não segue a ordem cronológica, o que faz a leitura ficar um pouco confusa em determinados momentos, mas depois que você se acostumada com a lógica de escrita da autora o livro flui de uma forma incrível. A partir de um ponto eu não conseguia parar de ler, eu queria saber mais sobre quem eram esses jovens, sobre o que aconteceu, sobre os seus porquês e queria ainda mais saber quais seriam as próximas reflexões da Nancy Jo Sales. 

A estória da Bling Ring é muitas vezes absurda e seus personagens são igualmente inacreditáveis, sendo a Alexis Neirs a maior representante dessa característica. Ela muitas vezes chega a ser ridícula quando percebemos o seu nível de futilidade e a sua vontade absurda de ser famosa. Por outro lado existem pessoas como o Nick Prugo e a Rachel Lee que começaram os roubos e são um pouco mais complexos de se entender, são fascinados por celebridades, pelo mundo dos tapetes vermelhos e nutrem o mesmo pensamento de que não fizeram nada de errado, de que não tem nenhum problema tirar um pouco de pessoas que tem tanto. É um muitas vezes chocante ver o que se passa na cabeça desses jovens, ver até té onde esse apelo da fama e das celebridades conseguiu chegar. 

É uma leitura que eu mais que recomendo, pode não ser o tipo de livro que a maioria de vocês estejam acostumados, mas, acreditem, vale a pena o esforço. Muito mais que saber mais sobre a própria Bling Ring, é extremamente enriquecedora essa visão crítica do mundo atual que a Nancy Jo Sales passa pra gente. Eu sou um tanto quanto curiosa quando se trata sobre o comportamento humano e sobre as pessoas então eu não poderia  não ficar fascinada com essa leitura. É sempre bom saber mais sobre a sociedade da qual fazemos parte e olhar para o mundo de uma forma crítica e é isso que o livro trás. Cheio de detalhes sobre os roubos e cuidados para mostrar as contradições nos depoimentos dos envolvidos, Bling Ring - A Gangue de Hollywood é um artigo jornalístico de primeira que insere o leitor nesse mundo de celebridades e na mente de pessoas obcecadas pela fama fazendo com que você nunca mais veja a realidade da mesma forma. 

As informações coletadas pela Nancy Jo Sales foram a base para a criação do filme Bling Ring, dirigido pela Sofia Coppola, que eu já assisti e pretendo falar mais sobre em um Filme x Livro que vai sair em breve. 
[Lady] Gaga compara o amor moderno ao amor pela fama — se apaixonar é seguir obsessivamente uma celebridade, é ser paparazzo: “Sou seu maior fã / Vou te seguir até você me amar / Papa-paparazzi…” Agora era como se todo mundo tivesse se transformado no maior fã de si mesmo. Todos se exibiam nas redes sociais. Todo mundo era o seu próprio paparazzo.
Uma pesquisa realizada em 2011 pela ChildFund Alliance (…) revelou que a maioria das crianças em países em desenvolvimento aspirava a se tornar médicos ou professores (…), falavam em melhorar as escolas de seus países e providenciar para que “houvesse mais comida”, enquanto seus colegas do mundo desenvolvido querem crescer para ter o tipo de emprego que os tornará ricos e famosos – atleta profissional, ator, cantor, estilista. Ou, para os menos esforçados, ladrão. 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Não li o livro e, a essa altura, não sei se pretendo. Mas devo admitir que me atraiu o fato de ser jornalístico; não acho que eu teria realmente paciência para ler essa história romanceada, ainda mais depois de já ter visto o filme. Aliás, gostei bastante do filme, de como esses jovens conseguem fazer tudo, menos que sintamos pena deles; isso graças ao olhar observador e objetivo com que Coppola nos brinda.
    Até quero ler o livro um dia, talvez, quem sabe... Mas não há planos para isso no momento.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas pretendo fazer ambas as coisas.
    O fato do livro ser no estilo jornalistico não esta me deixando tão animada, mas a história me deixou bastante intrigada.

    http://livrosefantasia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter