Resenha: Laços de Espírito por Richelle Mead

10:59

Sinopse: Depois de uma longa e dolorosa viagem à Sibéria, terra natal de seu amado Dimitri, Rose Hathaway finalmente voltou à escola e reencontrou sua melhor amiga, Lissa. A formatura se aproxima, e elas mal podem esperar pela vida que vão ter além dos portões da São Vladimir. No entanto, o coração de Rose dói cada vez que se lembra do que passou na Rússia o fracasso em salvar Dimitri e do que ainda precisará enfrentar.  Sentenças de morte e declarações de amor se confundem, e ela precisa correr contra o mais implacável dos inimigos: o tempo. E, dessa vez, Rose prometeu a Lissa que a levaria junto. Será que a princesa Moroi terá forças quando souber o que a espera? 
Título: Laços de Espírito - Academia de Vampiros #5
Autor(a): Richelle Mead
Páginas: 488
Editora: Agir
Avaliação: 4,5/5 

Contém spoilers dos livros anteriores. 
E lá vamos nós de volta para a maratona de releitura de Vampire Academy. Em meio ao alvoroço do lançamento do filme - e o maldito cancelamento do mesmo por aqui - eu resolvi começar o quinto e penúltimo livro. E mesmo sendo uma releitura, mais uma vez me surpreendi com a evolução da estória e como a Richelle Mead a torna cada vez mais madura e mais séria, sem perder seu bom humor. Aqui Academia de Vampiros adquire novas nuances e se encaminha para o seu grande final. 


Depois de ter viajado por toda a Rússia caçando Dimitri e ter tentando - e falhado - matá-lo, Rose está de volta a St. Vladmir. Ela, Lissa e todos os seus amigos estão perto de se formarem agora e enfrentarem as verdadeiras ameaças que estão fora do murros da Academia e o teste definitivo de Rose para se tornar uma guardiã é só o começo. 
Porém mesmo que Rose esteja olhando para o futuro e tenha dado uma chance a Adrian, ela não pode simplesmente ignorar os rumores de que um Strigoi poderia ser trazido de volta a vida. Mesmo depois de tudo, seu amor por Dimitri não morreu e muito menos sua vontade de salvá-lo e enquanto tentam lidar com os dramas da Corte, Rose e Lissa vão fazer de tudo para descobrir cada detalhe dessa estória.

Como disse no começo da resenha é bem visível a seriedade adquirida pela estória em Laços de Espírito. Se em Promessa de Sangue o destaque foram os sentimentos da Rose e o seu crescimento como personagem, aqui nós somos imersos na vida da Corte e todas as manipulações políticas que estão ligadas a elas. E é bem fácil de se imaginar como uma trama repleta de intrigas e traições pode render. 
Já falei diversas vezes como o universo criado pela Richelle Mead é rico e como ela vem se aproveitando muito bem dele ao decorrer dos livros. A autora viu que tinha muita coisa em mãos para poder explorar e fez algo muito positivo que é não se manter em apenas um conflito principal, mas criar vários, resolvê-los e criar mais outros o que deixa a leitura ágil e sempre evoluindo. Em Laços de Sangue nós temos a resolução de um conflito importantíssimo e partimos para esse núcleo político que eu já sei que vai ser o plano de fundo para o sexto e último livro. 

Nesse volume nós temos também o que considero o ápice das cenas de ação. Acontece muita coisa nele gerando, consequentemente, muitos conflito e cenas de ação sendo que elas nem sempre são de lutas em si. Laços de Espírito é um livro intenso por causa disso, nós nunca estamos parados e muito disso se deve a já conhecida personalidade da Rose que quer sempre resolver tudo com as próprias mãos e tem uma determinação gigantesca para isso. Fica claro aqui também como a Richelle aprendeu a escrever cenas de tensão e ação, se elas eram fracas nos dois primeiros livros, nesse eu não tenho do que reclamar. 
E a autora também não decepciona quando o assunto é a mitologia de sua série. Eu já sabia - obviamente, porque estava relendo - o que aconteceria com o Dimitri, mas mesmo agora fico fascinada com a forma com que a mente da Richelle funciona. E preciso dizer que ela não foi somente esperta para criar sua resolução, mas principalmente conseguiu trabalhar muito bem o "depois". Por mais que ler tudo aquilo tenha sido cruel com o meu coração de fã, eu tenho que aplaudir a forma eficaz com que a autora cria conflitos. 

Apesar de Laços de Sangue ser incrível existe dois motivos pelos quais eu não dei cinco estrelas para ele. Primeiro porque Promessa de Sangue teve um impacto emocional muito grande em mim - e em qualquer um, acredito - e mesmo que esse ainda mantenha uma certa profundidade e tenha me me feito chorar várias vezes, ele não tem a profundidade e intensidade do livro anterior. Então, se for para comparar os dois, Promessa de Sangue ganha, por pouco, mas ganha. 
O segundo problema é a relação entre a Rose e o Adrian. Não me entendam errado, apesar de ser Romitri até a morte, eu também sou apaixonada pelo Adrian e acho que ele com a Rose super funcionam juntos, eu só não engoli a forma como aconteceu. A Rose claramente ainda amava o Dimitri e tinha esperanças de trazê-lo de volta, sendo assim, não fez sentido para mim que ela tenha tão facilmente começado uma relação com o Adrian. O que é uma pena principalmente porque eu gosto muito dele e me corta o coração vê-lo sofrer.

É difícil falar sobre Laços de Sangue sem dar spoilers, porque o que eu mais gostaria de comentar estregaria tudo para vocês. Posso dizer apenas que o livro mantém a qualidade da série, evolui seu enredo e traz todos os principais elementos que os fãs tanto amam. Um livro viciante, emocionante e incrível, só estou triste porque está chegando ao fim.
Me olhando no espelho, eu estava surpresa por ver um olhar assobrado em meus olhos castanhos. Havia dor ali, tanta dor e perda que até mesmo o mais bonito vestido e maquiagem não poderiam esconder.
— Sinta por ter mentido, — ele disse, dando um beijo em minha testa. — Não sinta por amá-lo. Isso é parte de você, uma parte que você tem que deixar partir, é verdade, mas ainda sim algo que faz de você quem você é.
Se eu tinha aprendido algo sobre a vida e amor, era que eles são coisas tênues que podem terminar a qualquer momento. Cuidado era essencial – mas não ao custo de desperdiçar sua vida. E eu decidi que não iria desperdiçar o agora.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter