Resenha: Teardrop - Lágrima por Lauren Kate

01:58

Sinopse: Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.
Título: Teardrop - Lágrima #1
Autor(a): Lauren Kate
Páginas: 336
Editora: Galera Record
Avaliação: 3,5/5

Existiam muitas razões que me convencessem a não ler Teardrop, a preguiça de começar uma série nova, o receio após a minha experiência não tão boa com Fallen, também da Lauren Kate, e o clima clichê passado pela sinopse. Mas como uma fã de história, mistérios e qualquer tipo de mitologia, quando descobri que o livro falava sobre a Atlântida eu fui completamente conquistada. E apesar de ter curtido a leitura, senti que o que faltou em Lágrima foi exatamente uma maior explicação de sua mitologia. 


Era para Eureka ter morrido junto com a sua mãe, levada pela onda que atingiu o carro das duas enquanto passavam por uma ponte, mas por um milagre ela sobreviveu. Isso não significa que seja fácil perder uma pessoa que ela amava tanto, mesmo com todo o surporte de seu pai, seus meio-irmãos e seus dois melhores amigos. Mas além da dor da perda, a mãe deixou também dois estranhos presentes de herança, um amuleto, uma pedra e um livro indecifrável, além de uma ordem: Eureka nunca deveria chorar. 
Quando a garota decide decifrar o significado de seus presentes ela acaba se deparando com um realidade misteriosa que só se agrava com as estranhas aparições de Ander, um garoto misterioso que parece conhecê-la mais do que ninguém. 

Confesso que demorei para me apegar a estória. A Eureka é uma personagem muito real e fácil de se gostar, você sente muito por seus traumas e por suas perdas, entende suas ações e até mesmo suas burradas, e torce de verdade para que tudo dê certo para ela no final. Mas, apesar da Eureka ser uma boa protagonista, o começo não tem nada de muito inovador ou diferente. É somente mais para frente, quando os conflitos e os principais elementos da mitologia são inseridos, que você é realmente fisgado pelo livro. 

Sempre fui um tanto quanto fascinada pela história da Atlântida, desde os filmes infantis e fantasiosos até os estudos que dão vestígios reais - e muito menos mágicos - da sua antiga existência. Esse é um assunto muito rico que pode gerar um material de base muito bom e foi com a esperança de encontrar uma ótima mitologia que comecei a leitura. Posso dizer que gostei bastante do que a Lauren Kate criou e de toda a premissa da estória, porém ela não foi trabalhada como eu esperava. Primeiro porque ela só recebeu destaque mesmo nos últimos capítulos e segundo porque, por causa disso, a Lauren Kate joga tudo para o leitor em uma avalanche de informação que acaba sendo um tanto quanto confusa. Esse foi um problema que me incomodou muito em Fallen e que se suavizou um pouco aqui, mas ainda continua presente. 

Eu gosto muito da coragem da Lauren Kate de levar sua estória aos extremos. O romance é menos presente do que eu esperava, mas quando acontece tem um intensidade contagiante (apesar da sua velocidade e do fator "amor a primeira vista" que já falei não ser fã). Mas o que mais me surpreendeu foi a falta de escrúpulos da autora em matar personagens, não esperava tamanha crueldade da Lauren Kate e gostei do toque diferente que isso trouxe para a estória, tornou tudo muito mais sério.

Talvez o grande mérito de Teardrop são os ganchos deixados pela autora no final. Após toda a introdução dos seus personagens e seus conflitos, a estória termina prometendo um rumo interessantíssimo para os próximos livros. Mesmo tendo ficado com o pé atrás durante toda a leitura a Lauren Kate conseguiu me deixar roendo as runhas para a continuação. Vamos apenas esperar que eu não me decepcione.
Eureka havia enlouquecido. Mas só porque não se despedaçou e chorou, não se atirou nos braços de qualquer um que tentasse abraçá-la nem se cobriu de pulseiras feitas em casa, as pessoas pensavam que ela não estava sofrendo? Ela sofria todo dia, o tempo todo, com cada átomo de seu corpo.
"Sim. Amor. É o que torna a vida digna de ser vivida. O que chega para nos levar aonde precisamos ir."
Só conseguia pensar em fugir. Queria estar em casa, num lugar seguro, mas não sabia como nem onde encontrar nenhuma das duas coisas. Elas lhe escapavam havia meses.
Quando ele comprimiu seus lábios nos dela, Eureka não ficou surpresa. Aconteceu como o sol nascia, como uma flor brotava, como a chuva caía do céu, como os mortos paravam de respirar. Com naturalidade. Inevitavelmente.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter