Resenha: Uma Razão Para Respirar por Rebecca Donovan

13:40

Sinopse: Na cidade de Weslyn, Connecticut, onda a maioria das pessoas se preocupa em ver e ser vista, Emma Thomas preferia não ser percebida de forma alguma. Ela está mais preocupada em fingir perfeição enquanto puxa as mangas da blusa para baixo para esconder as marcas roxas, não querendo que ninguém perceba quão longe da perfeição ela realmente está. Sem esperar, ela encontra o amor. O amor a desafia a reconhecer seu valor, mas correndo o risco de revelar o terrível segredo que esconde. Uma história forte, emocionante, dura, real, meiga, triste e doce ao mesmo tempo, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Uma leitura envolvente do inicio ao fim.
Título: Uma Razão Para Respirar - Breathing #1
Autor(a): Rebecca Donovan
Páginas: 496
Editora: Pandorga
Avaliação: 4/5

Quando me deparei com esse livro, durante minha pesquisa para o post de lançamentos, e li a sinopse tive a plena certeza de que Uma Razão Para Respirar era o meu tipo de livro. Comecei a leitura pronta para um romance arrebatador e um grande drama e fui completamente surpreendida pela forma como tudo isso aconteceu, de uma maneira diferente da qual eu esperava. Mas mesmo sendo diferente, Rebecca Donovan ainda cumpriu todas as minhas expectativas.


Emma perdeu o pai ainda criança e ficou entregue aos cuidados da sua mãe que, em pouco tempo, se mostrou incapaz de cumprir suas obrigações, fazendo com que a garota passasse a morar com o seu tio e a sua esposa. Mas Emma não foi recebida de braços abertos, sua tia odiava o fato de que ela tenha se intrometido no meio de sua perfeita família e a culpava por cada pequeno problema que acontecia dentro da casa.
Por causa do inferno que vivia em casa, Emma se dedicou completamente a escola, aos esportes e as atividades extracurriculares que a mantinha ocupada o dia inteiro e iriam garantir uma bolsa de estudos na faculdade que a fizesse partir definitivamente daquela casa e daquelas pessoas. Com tudo isso em mente, Emma não se permitia viver o ensino médio, as fofocas, as festas, os garotos, tudo o que sabia disso vinha das experiências de sua melhor amiga Sara que é, ironicamente, a garota mais popular do colégio. Mas a vida de Emma dá um giro de cento e oitenta graus quando Evan Mathews chega na escola e se mostra determinado a conhecê-la, conhecê-la de verdade.

Uma das minhas maiores surpresas ao ler esse livro é que ele não é tão dramático como eu esperava e não, isso não é um defeito. A Rebecca Donovan trata de um problema sério e não tenta em nenhum momento amenizar a crueldade do que acontece com a Emma dentro de sua própria casa. Existem cenas realmente pesadas e fortes de se ler durante o livro, mas é interessante perceber o quanto tudo isso reflete na personalidade da Emma e nas suas ações foras de casa. 
Mas,  por mais que esse lado da estória exista e seja marcante, o livro não fica apenas nisso. Uma Razão Para Respirar também tem um leveza surpreendente, seja através das conversas divertidas e descontraídas com a Sara ou com os momentos fofos do Evan, além de ser uma drama, o livro relata a vida de uma adolescente com todos os seus altos e baixos e momentos de descontração. Fiquei até mesmo surpreendida com o quão bem a autora retratou o que acontece nessa idade, os diálogos são extremamente naturais.

A Emma é uma protagonista forte, aquele tipo de personagem que sofreu e ainda sofre muito mas que, na maior parte do tempo, não usa seu sofrimento como um apoio e uma razão para se lamentar pelos cantos, mas sim como um fonte de determinação para mudar essa realidade. É claro que nem tudo que ela faz seja o mais certo, mas todas as suas ações são muito bem explicadas por todos os traumas que já sofreu. 
Eu fiquei muito, mas muito feliz, com a personagem da Sara nesse livro. Na maioria dos livros juvenis as melhores amigas existem quase como uma obrigação para a estória, nunca fazem muita diferença e a única contribuição que dão para o livro são as conversas clichês sobre garotos. Mas não aqui. A Sara é uma personagem interessante e cativante, mas, além de tudo, tem uma importância crucial para a manutenção da força da Emma, é ela que traz normalidade e descontração para a vida da amiga. Tirando que as duas tem os melhores diálogos, me sentia testemunhando eu e minha melhor amiga conversando, super divertido.
Mas talvez o grande destaque do livro - depois da Emma - seja o Evan. Não só por ele ser apaixonante, fofo e determinado, mas por tudo que ele traz para a vida da Emma. Gostei muito de como, acima de tudo, os dois se tornaram amigos e como cada um colocou a tona o melhor do outro. Posso dizer que cada cena em que os dois estavam juntos eu suspirava, não tem como não suspirar com o Evan, ponto.

A Rebecca Donovan tem uma escrita viciante, logo depois do primeiro capítulo eu fiquei completamente fisgada pela estória e não consegui largar o livro antes de ver o final. A autora consegue envolver completamente o leitor e o manter entretido durante toda a leitura e muito disso se deve a versatilidade da sua estória. Como eu já disse, existem momentos dramáticos que são cruéis, tristes e realmente impactantes, mas também existem momentos descontraídos e outros apaixonantes. A autora construiu essa estória que consegue se manter equilibrada entre a força e a doçura de uma maneira encantadora. 

Não posso dizer que Uma Razão Para Respirar seja o melhor do gênero, mas é com certeza um livro que vale a pena. Criei altas expectativas por causa da sinopse e vi todas elas serem correspondidas. Fiquei encantada pelos personagens e não vejo a hora de ver mais deles na continuação.  
Evan sentou mais perto, andou mais próximo, me olhou por mais tempo.(...) Estávamos envolvidos em uma complicada dança de tocar sem tocar, saber sem dizer, e sentir sem expressar. Éramos amigos andando ao longo de uma borda, uma borda muito fina - e eu estava muito presa na intensidade de sua existência para perceber o quão perto estava da borda desmoronar sob os meus pés.
Meu mundo era delicadamente equilibrado, mas as escalas nunca se igualavam. Quando algo melhorava, outra coisa tinha que desmoronar. Aceitar isso seria a coisa mais difícil que eu já tive que aprender, e mesmo quando eu reconheci que essa era a verdade, isso ainda me esmagava.
Na balança entre o amor e a perda, foi o amor que me fez lutar para ... Respirar.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter