Papo Literário: Dicas para ler melhor na férias

16:23

Como normalmente durante as férias nós ficamos sem nada para fazer, nada melhor do que jogar de cara na leitura. Só que mesmo com tempo de sobra é legal fazer certas coisas para tornar a leitura mais gostosa. 


1. Como ler mais rápido?



Muita gente pergunta isso, mas, na minha opinião, querer ler rápido demais não é sinônimo de boa leitura e pode até prejudicar a sua experiência com o livro. Eu gosto de seguir o próprio ritmo do livro por isso quando o livro flui bem eu leio bem rápido, mas se for mais lento a leitura também fica mais devagar. Mas pensem que cada um tem o seu próprio ritmo em  que sente confortável lendo, atualmente em leio 300 páginas - se o livro for bom - em um dia, mas consegui isso depois de anos lendo e não é porque eu tenho esse ritmo pra ler que vocês tenham que  ter igual. E, repito, não se preocupem com o tempo, pensem em aproveitar o livro e curtir a história.



2. Como organizar a leitura?


Eu uso uma forma bem prática e que além de organizar a minha lista de próximas leituras ainda evita que eu me canse: eu intercalo livros de temas diferentes, como sobrenatural, distopia, romance, e também os volumes de uma mesma série. Isso deixa a leitura mais diversificada e, no caso das séries, evita que você se lembre da história como se fosse um único livro - o que não é legal, acreditem em mim. 


3. Como não se cansar de ler?



Além de intercalar livros - que eu falei na dica acima - sempre tenham livros de um(a) autor(a) que você goste e tenha certeza que é bom para ler quando os livros começarem a ficar ruins e/ou desanimarem. A minha autora em questão é a Sarah Dessen e fica como dica de boa leitura também. E aqui vai a dica mais óbvia só que é importante do mesmo jeito, só leia livros que tratem de assuntos que você gosta. Insistir em livros que não te interessam ou que você não consegue terminar só porque está na moda ou todo mundo está elogiando pode desanimar e quebrar o seu ritmo de leitura. 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Fiz um pequeno teste, numa leitura tranquila leio 1 página por minuto, não me preocupo em ler mais rápido, busco compreender a história, extrair o máximo e ler num ritmo agradável.

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter