Papo Literário: Dicas para ler quando você está sem tempo

14:03


Se vocês me acompanham devem saber que esses dois meses foram uma loucura na minha vida, a faculdade voltou dos três meses de greve e começou a reposição de aulas e todos os trabalhos e provas do fim de semestre, eu comecei minhas aulas de CFC e ainda tenho meu estágio. Resumindo, não estava sobrando tempo para nada, muito menos para ler. 
Só que nada é impossível, mesmo que eu tenha lido muito pouco consegui achar um tempinho para não deixar todas as minhas leituras e o blog de lado. Então, como eu sei que vai sempre ter um momento que a gente vai estar lotado de coisas para fazer, resolvi trazer umas dicas que funcionaram para mim. 

  • 1. Escolha livros de leitura rápida

Eu sei que essa dica parece óbvia, mas é a mais importante delas. Por mais que você esteja super ocupado, com certeza vai aparecer um dia que você vai conseguir ter pelo menos umas horinhas de folga e, se você for como eu que devoro os livros que gosto, dá para começar e terminar o livro no mesmo dia. 
Mas não entendam errado, por leitura rápida não quero dizer livros curtos, leitura rápidas para mim são aquelas que te envolvem completamente fazendo ser difícil parar ou diminuir o ritmo da leitura e que também não possui um enredo muito complexo. Nesse sentido os jovem adultos contemporâneos funcionam muito bem para mim, eles podem ter duzentas ou quatrocentas páginas, serem super leves ou mais dramáticos, eu sempre termino em um dia e quando são bons conseguem me colocar completamente dentro da sua estória. Os chick-lits são sempre uma boa pedida nesse sentido também. 


  • 2. Escolha uma continuação de trilogia/série

Ler uma continuação é sempre mais simples do que começar uma série ou trilogia nova, isso porque você já está inserida e familiarizada com aquele mundo, já conhece os personagens, já está acostumada com a escrita do autor(a) e sabe o que esperar do livro. Isso faz com que você pule todo o processo inicial de uma leitura que envolve conhecer tudo o que eu citei acima e torna tudo mais simples. 

  • 3. Passe na frente aquele livro que vocês está esperando meses para ler

Todo leitor tem aquela lista de lançamentos que está contando os dias para poder ler e não tem nada melhor para motivar você a ler do que ter uma desses em mãos. Como você quer muito ler, você com certeza vai achar alguma maneira de encaixar ele entre o seu tempo disponível, além de fazer com que a leitura flua super bem. 
Eu, por exemplo, devorei O Sangue do Olimpo, mesmo tendo milhões de outras coisas para fazer, a diferença foi que a minha vontade foi muito maior.

  • 4. Leia entre suas pausas e momentos de descanso

Não sei para vocês, mas ler é algo que clareia a minha mente e me faz esquecer de tudo. Sendo assim, para mim é ótimo pegar um livro entre as pequenas pausas e os breves momentos de descanso entre um compromisso e outro. Por isso eu aconselho levar o livro na bolsa e sempre que a oportunidade surgir ler um ou dois capítulos. É uma forma lenta de se ler, mas que funciona como qualquer outra, além de otimizar o seu tempo.  

  • 5. Não exija demais de você

Tentar encaixar os livros nos seus momentos de folga tem que acontecer porque você está com vontade ler e não porque é uma obrigação. Esqueça as suas as metas e tenha em mente que se você ler menos do que o planejado não tem problema nenhum, afinal existem coisas mais importantes do que os livros infelizmente. Se você ver os livros como uma obrigação ele deixa de ser lazer e entretenimento, fazendo você perder toda a paixão pela leitura. 
Eu, por exemplo, me desdobrei para ler durante esses dois meses de loucura porque sentia uma falta terrível de ler e não porque tinha números a cumprir e o blog para atualizar. O importante é fazer o que gosta porque gosta, e deixar o livro como uma forma de diminuir o estresse e se divertir. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter