Filme x Livro: Bling Ring

13:53

Antes de tudo existe uma diferença crucial entre o livro Bling Ring - A Gangue de Hollywood e o filme de Sofia Coppola: enquanto o livro é um artigo jornalístico, o filme traz uma visão romantizada desses acontecimentos. Portanto esperar que o filme traga todas as reflexões e referências do livro é um ilusão. 
A Bling Ring é um grupo de adolescentes de classe média que, entre 2008 e 2009, entraram nas mansões de famosos como Paris Hilton, Lindsay Lohan e Orlando Bloom para assaltarem itens dos seus closets, como roupas e acessórios, para eles mesmo usarem. A futilidade desses roubos, a facilidade com que foram feitos, a cara de pau desses jovens e suas motivações chocaram a mídia e levaram a jornalista Nancy Jo Sales em uma busca "pela verdade" enquanto escrevia sua matéria sobre a Bling Ring para a Vanity Fair. Os depoimentos, as entrevistas e as pesquisas feitas pela jornalista foram o material que Sofia Coppola utilizou para fazer o seu filme.


Logo no início vemos como Marc (Israel Broussard) conhece Rebecca (Katie Chang) e como ambos, motivados pela sua paixão e obsessão pelas celebridades e pela moda, praticam suas primeiras - e bem sucedidas - tentativas de roubo. Logo eles se juntam a outros "amigos" como Nicki (Emma Watson) e Chloe (Claire Julian) e se tornam cada vez mais extravagantes e descuidados, convencidos por um sentimento de impunidade de que nunca seriam pegos e pela crença que não tinha problema roubar de quem tem tanto. 

Como disse na resenha do livro, não tem como saber se o que confessaram os participantes é realmente verdade, porém, na medida do possível, achei o filme extremamente fiel ao material coletado por Nancy Jo Sales. Cheguei até mesmo a reconhecer muitos diálogos contados nos depoimentos e achei muito legal esse cuidado dos roteiristas. Outro ponto interessante para quem chegou a ler o livro é ver a dimensão real do que esses jovens fizeram porque mesmo depois de ter lido um livro todo que conta detalhes do que fizeram é ainda mais chocante ver em imagens o que aconteceu. Achei os cenários muito bem feitos e coerentes com o que nos foi contado. 
Mas não se enganem, o filme não tem muita ação, uma concepção que vi muita gente ter e logo depois se decepcionar ao ver o filme. A direção de Sofia Coppola faz um filme ser gostoso de assistir, com muitas cenas que parecem até serem sido gravadas de forma armadora e com um curto tempo de duração. 
O trailer e o material promocional deram muito destaque a Nicki, a personagem de Emma Watson, - por motivos óbvios - mesmo que ela não sendo a personagem mais importante da estória e confesso que fiquei com um pouco de medo antes de assistir o filme pensando que eles tinham mudado muita coisa para dar mais destaque a ela. Porém o destaque ainda vai para Rebecca e Marc mantendo assim, como disse aí em cima, a veracidade com a estória. Só que é inegável que a Nicki é uma grande personagem por todos os absurdos feitos/ditos por ela e a foi muito bem representada pela Emma Watson. Na realidade, todos os principais personagens ficaram muito fiéis as suas personalidades descritas pela Nancy Jo Sales.


Quando fiz a resenha do livro falei para vocês que o que eu mais gostei nele foi o fato dele ser praticamente um estudo sobre a nossa sociedade atual baseada em aparências, fama e futilidades, um conteúdo cheio de reflexões, sejam elas de base história ou social. Porém é óbvio que um filme romantizado não tem espaço para tal coisa e não vejo isso como uma característica negativa, mas sim um grande diferencial entre o livro e o filme. 
No filme, a Sofia Coppola deixa as críticas subentendidas e nas entrelinhas, ou seja, só percebe quem estiver realmente interessado em vê-las. Porém, querendo ou não, a própria estória é um absurdo e uma ironia tão grande que não precisa de muito esforço para se levantar esses questionamentos. 
Depois de pensar um pouco, o que posso dizer a vocês é que se você quiser só conhecer a estória da Bling Ring (que querendo ou não, é super interessante) o filme é o suficiente, mas se você quiser uma análise mais profunda e crítica não só sobre a gangue, mas principalmente sobre a sociedade em que vivemos hoje, o livro é infinitamente melhor.  

You Might Also Like

4 comentários

  1. Esse filme já está na minha lista para ser assistido. Nem que seja só porque tem a linda Emma Watson *-*
    Beijo, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Não sei se leria o livro, não é mto a minha onda, mas acho q assistiria o filme de boa. Curto essas coisas da Sofia.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  3. Estou bem animada para ver o filme, mas sobre ler o livro já estou meio em duvida...

    http://livrosefantasia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho importante você destacar as "diferenças" e o motivo delas existirem entre o filme e o livro. Confesso que não tenho muita curiosidade com a trama mesmo tendo a Emma na produção, não sei me parece algo que não me acrescentaria nada nesse momento.

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter