Resenha: Morra por Mim por Amy Plum

21:28

Sinopse: Minha vida sempre foi repleta de alegria e normalidade. As foi preciso apenas um acontecimento para que tudo mudasse para sempre. De forma inesperada, eu e minha irmã ficamos órfãs. Tudo virou de ponta-cabeça e nos mudamos para Paris para viver com nossos avós. Eu sabia que meu coração estava despedaçado, assim como minha vida, e que eu poderia nunca mais me sentir bem novamente. Então conheci Vincent. Misterioso, sexy e incrivelmente charmoso, Vincent Delacroix apareceu do nada e me tirou da realidade. Agora eu tinha uma chance de me refazer. Mas é claro que nada é assim tão fácil. Porque Vincent não é como os outros humanos. Ele tem um destino terrível, está predestinado a colocar sua vida em risco todos os dias. E Vincent também tem inimigos... imortais, assassinos que estão determinados a destruir a ele e toda humanidade. Enquanto luto para reconstruir o que resta da minha vida, como poderei colocar em perigo minha família e me coração por uma chance de ser amada?

Título: Morra por Mim - Revenants #1
Autor(a): Amy Plum
Páginas: 423
Editora: Farol Literário
Avaliação: 5/5 

Li Morra por Mim pela primeira vez a mais ou menos um ano e me apaixonei tanto pela estória que o coloquei na lista de melhores leituras de 2012, por isso assim que vi o livro sendo lançado por aqui não vi a hora de ter a versão nacional em mãos para poder reler. Posso dizer que ler Morra por Mim de novo só me comprovou a qualidade da estória criada pela Amy Plum e me fez considerar o livro como leitura obrigatória para qualquer fã de romances e de sobrenatural.



Kate perdeu os pais em um acidente e acabou tendo que sair do Brooklyn e ir, junto com sua irmã Georgia, morar com seus avôs em Paris. Com o passar dos meses, as duas encontraram formas diferentes para lidar com a perda e com a dor, enquanto Georgia vivia em festas e fazia amizade com toda a cidade, Kate encontrava seu refúgio no que sempre amou: as artes. Livros, músicas, filmes ou obras de artes, não importa, ser transportada para mundos diferentes era a única coisa que a impedia de cair em pedaços. 

Porém sua vida ganha uma perspectiva totalmente nova quando acaba esbarando de novo e de novo em um grupo misterioso e diferente de jovens, principalmente em um deles, o lindo e charmoso Vincent. Conforme Kate acaba indo de encontro a vida de Vincent ela acaba se dando conta que acabou envolvendo-se em uma realidade que nunca poderia ter imagino, onde imortalidade se torna real de forma absurda, perigosa e emocionante e onde ela tem que encarar novamente a morte


A Kate foi uma personagem que me surpreendeu bastante. Sempre acho muito delicado tratar de grandes traumas em livros, principalmente em jovens adultos, porque é difícil dosar a quantidade certa de drama que cabe na estória, e para mim a Amy Plum trabalhou de forma perfeita o sofrimento de sua protagonista. 

A dor de perder os pais de uma vez só deve ser imensurável e eu tinha receio que isso fosse suavizado demais ou enfatizado demais no livro, mas o que aconteceu foi um equilíbrio. A Kate não fala disso o tempo todo, mas de quando em quando as lembranças voltam e com isso a dor e as lágrimas, porém de forma natural e muito bem abordada, fazendo a personagem parecer extremamente real.  
É claro que, como qualquer personagem adolescente, a Kate comete algumas besteiras e faz um pouco de drama desnecessário, porém eu acreditei nela, na sua confusão ao entrar nessa nova realidade absurda, no seu medo de sentir novamente e na sua dúvida em confiar ou não em Vincent. 
Falando nele, Vincent é o mocinho perfeito, e não falo isso de forma negativa. Apesar de todo o seu ar de mistério e o perigo sempre constante que ele representa, Vincent é um romântico a moda antiga, doce e carinhoso com Kate, capaz de fazer tudo para proteger quem ama. Não tem como não se encantar com a sua dedicação e não se emocionar com sua estória. E a combinação entre a Kate e o Vincent é explosiva!
O romance é o ponto forte de Morra por Mim e não deixa nada a desejar. Sabe aquele casal que provoca frio na barriga em cada passagem em que estão juntos? Esses são Kate e Vincent. Não tem como não se apaixonar pelo amor que surge entre eles. Não posso dizer que o relacionamento deles foi meticulosamente construído porque não foi, tudo é pouco idealizado demais para mim, mas, diferentemente de outros livros, a Amy Plum me convenceu e acho que isso acaba compensado a rapidez de como tudo se desenvolveu. 


Outro ponto alto de Morra por Mim é toda a mitologia abordada pela autora. Não vou dizer o que os Revenants são porque a explicação perdura o livro todo e saber tudo de antemão tiraria do enredo o mistério e o elemento surpresa. Mas posso dizer que é refrescante ler um sobrenatural que aborda uma mitologia totalmente nova e diferente, fugindo dos clichês que são vampiros, lobisomens e bruxas. Os seres utilizados pela Amy Plum não são totalmente inéditos, mas a mitologia que ela criou em cima desses seres é sensacional. Não tem como não se surpreender e entusiasmar com tudo que nos é apresentado sobre Vincent e sua estirpe. Sinto que existe ainda muita coisa para ser aprofundada e melhor explicada, mas para um primeiro volume, a autora mostrou uma criatividade incrível!



Existem também alguns outros detalhes que fazem Morra por Mim ainda mais especial. É impossível falar sobre esse livro sem comentar que a escolha de Paris como plano de fundo foi genial. Além de ser encantador descobrir um pouco mais sobre a cidade, Paris tem esse ar de antigo, de mistério e de suspense que combina perfeitamente bem com a estória. 

O livro conta também com alguns personagens secundários encantadores como o Jules e o Ambrose que são muito divertidos e fofos. Só senti falta de uma participação mas efetiva da Georgia - ela só serviu para me dar nos nervos, na realidade -, mas torço para que isso mude nos próximos livros.


A narrativa da Amy Plum é simples e fluida, conseguindo transmitir muito bem o sentimento dos personagens, mas sem enrolar demais o leitor com divagações excessivas. A edição da Farol Literário está impecável, além de manterem a capa linda de morrer o livro ainda vem com uma jacket. Muito amor, minha gente! As folhas são amareladas, a fonte é grande e tem pequenas ilustrações no começo de cada capítulo. 



Eu considero Morra por Mim como um livro introdutório, nele a autora nos apresenta os personagens, constrói uma base forte para o romance e cria a linha central do enredo. E, se a Amy Plum fizer um desenvolvimento tão bom quanto a sua introdução, o próximo volume tem tudo para ser incrível. Meu amor por essa série e por seus personagens cresceu ainda mais depois da releitura e não vejo a hora de ter o segundo volume em mãos. 



*Livro cedido pela editora para resenha. 

Fora do universo alternativo oferecido por um livro, o espaço silencioso de um museu era meu lugar favorito. Mamãe dizia que no fundo eu era uma escapista, que preferia mundos imaginários ao verdadeiro. 
O que é melhor, pensei, estar em segurança e sofrer sozinha ou arriscar a sentir dor e viver de verdade?
Meu erro foi inspirar ao fazê-lo. Ele cheirava a carvalho e grama e ao fogo de uma fogueira. Ele cheirava a recordações. Anos e anos de recordações.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Lendo a sinopse, eu não me interessei muito pela história, mas sua resenha me deixou com uma vontade de ler o livro. Não quero começar nenhuma série agora, mas se a oportunidade de ler esse livro surgir, com certeza vou aproveitar. O romance parece ser muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha Carol!
    Você gostou bem mais do que eu, mas ressaltou alguns detalhes que me deram vontade reler o livro hahaha.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Foi tão bom reler o livro ;), agora na minha língua...rs
    Vc ressaltou alguns pontos mto legais, principalmente o de tratar de assuntos delicados nos livros, mas principalmente mostrar q a vida continua e podem nos trazer surpresas (quem não quer conhecer um Vincent?Rs)

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #3.46 - Sem(11/nov-16/nov) ow.ly/qTBBH

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter