Resenha: Lembra de Mim? por Sophie Kinsella

13:53

Sinopse: Lexi desperta em um leito de hospital após um acidente de carro, pensando que está em 2004, que tem 25 anos, uma aparência desleixada e um namoro desastroso. Mas, para sua surpresa, ela descobre que está em 2007, tem 28 anos, é chefe de seu departamento e sua aparência está impecável. E ainda é casada com um lindo milionário! Ela não pode acreditar na sorte que teve. Mas conforme ela descobre mais sobre a nova Lexi, nota problemas graves em sua vida perfeita. E, para completar, uma revelação bombástica pode ser sua única esperança de recuperar a memória.
Título: Lembra de Mim?
Autor(a): Sophie Kinsella
Páginas: 416
Editora: Record
Avaliação: 3/5 

Assim que me encontrei no meio de uma ressaca literária já sabia a resposta: Sophie Kinsella. Seus livros são sempre divertidos e contagiantes, tanto que por mais longos que sejam sempre garantem uma leitura de um dia. Apesar de Lembra de Mim? estar longe de ser o melhor livro da autora, ainda proporcionou uma leitura deliciosa que mistura a quantidade certa de comédia, romance e drama.



A última coisa que Lexi lembra é de estar bêbada, no meio de uma chuva depois de levar um bolo do seu namorado e tentando desesperadamente encontrar um táxi. Depois disso ela acorda em uma cama de hospital e descobre que já se passaram três anos que ela simplesmente esqueceu por causa de um acidente de carro. E, magicamente, ela acordou na sua vida dos sonhos. Ela virou chefe do departamento que trabalhava, se casou um milionário e está com uma beleza impecável. Porém nem tudo são flores, Lexie não se reconhece nessa pessoa que não come carboidratos e malha todo dia, que virou uma chefe maldosa e inescrupulosa, que não está feliz em seu próprio casamento e que, pior ainda, se afastou de suas melhores amigas. 



Querendo ou não, a premissa de Lembra de Mim? não é exatamente original, mas isso não prejudica em nenhum momento a estória. A Sophie tem essa característica marcante de sempre colocar suas protagonistas em situações inusitadas e, muitas vezes, engraçadas. E isso não é diferente com Lexie. A autora tem uma mão incrível para escrever cenas engraçadas e por mais que elas estejam menos presentes aqui, isso ainda traz um enorme diferencial para a estória. 



A Lexi é uma personagem feminina forte, mas que também tem lá suas fraquezas. É muito fácil se identificar com ela, com suas motivações, seus sentimentos e suas ações. Acho que se estivesse na mesma posição, agiria de forma muito parecida, o que me fez torcer pela personagem. É claro que ela comete suas burradas que são parte justificadas pela situação em que ela se encontra e parte atribuída a distração e ingenuidade natural da personagem. A Lexi não é nenhuma personagem memorável, é verdade, porém tem uma veracidade que a torna muito crível. 

Mas, sem dúvida nenhuma, o melhor personagem do livro é o Jon. Não tem como não se comover com a força dos sentimentos dele, ele faz toda cena em que está ser intensa e marcante. Queria poder falar mais dele, mas não quero estragar as surpresas da estória e entregar tudo para vocês de uma vez só. Vou me restringir a dizer que ele é incrível, verdadeiro, divertido e emocionante. 


O que eu gostei bastante nesse livro em particular foi que a Sophie Kinsella misturou diversos núcleos de conflitos e diferentes gêneros fazendo o enredo ficar bem variado. Tem a relação entre a Lexie e seu marido que rende as melhores risadas por causa da estranheza da situação, tem todo o dilema dela no trabalho e também os conflitos mais dramáticos e sentimentais que abordam a perda de memória em si, sua relação com sua família e com suas amigas e, é claro, o romance. 



O maior defeito do livro foi que ele não tem um ritmo gradual, a leitura foi marcada por momentos super dinâmicos e interessantes, com outros mais truncados, o que acabava quebrando o ritmo já estabelecido. O que é uma pena porque a Sophie tem uma escrita deliciosa, simples e cativante.

Eu vi algumas reclamações obre o final um tanto quanto aberto e rápido, mas depois de ler três livros da autora já me acostumei com essa característica dela. Pessoalmente, eu gostei bastante do final, ele não é surpreendente nem nada - estamos falando de Chick-lit afinal -, mas cumpriu bem seu papel, foi fofo e emocionante. Não podia esperar nada melhor. 


Como já disse, Lembra de Mim? está longe de ser o melhor livro da Sophie Kinsella, mas ainda é um chick-lit de qualidade. Leitura de um dia que envolve, diverte, encanta e cura a ressaca literária de qualquer um. Se vocês estão a procura de uma experiência leve essa é, sem dúvida, uma aposta certeira. 

É como quando meu computador quebrou e eu perdi todos os meus emails, só que um milhão de vezes pior. O técnico ficava me dizendo que eu deveria ter salvado todos os meus arquivos em outro lugar, mas como você vai salvar em outro lugar o seu próprio cérebro?
Todo mundo precisa se esforçar de um modo ou de outro para que o casamento funcione. Só precisarei trabalhar a parte de “lembrar do marido".
O negócio com relação a desistir é que nunca sabemos. Nunca sabemos se poderíamos ter conseguido. E estou farta de não saber sobre minha vida.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Salve, salve, Carol!
    Nunca li nada da Sophie, mas a sua resenha me chamou muito a atenção! Eu gosto muito de chick-lits, mesmo não parecendo. Acho que são leituras agradáveis e memoráveis, fazem você sair da sua zona de conforto e cair de cara na diversão e romance. Apesar das falhas que você apresentou na sua resenha, eu acho que iria curtir bastante a obra, afinal, os elogios sobre a autora não param de crescer. Ótima resenha!

    Beijos,
    umleitoramais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter