Top 5: Leituras para o vestibular

23:56

Como vocês já sabem esse mês eu estou me dedicando totalmente aos vestibulares - que estão indo muito bem, aliás -, mas desde o primeiro colégio minha escola me obrigou fez começar a ler os livros de leitura obrigatória para o vestibular (que no meu caso é a lista da Fuvest e da Unicamp). Eu terminei a lista e em meio algumas leituras torturantes acabei me apaixonando por alguns dos clássicos. Resolvi montar um Top 5 com os meus preferidos e poder incentivar quem não leu a dar uma chance a eles. 

5. Vidas Secas - Graciliano Ramos





Vidas Secas é um livro extremamente conciso e intimista, não aposta em um enredo factual, mas sim nos pensamentos e emoções dos seus personagens. Não esperava gostar tanto do livro, o que aconteceu principalmente porque ele consegue dizer muita coisa em poucas palavras.



4. Capitães da Areia - Jorge Amado



Acho que é o que mais se aproxima do que eu estou acostumada a ler. Ele é mais superficial, tem um enredo dinâmico, uma linguagem coloquial e personagens caricatos, mas trás uma crítica forte a sociedade que se relaciona demais com os dias de hoje. 



3. Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis



Eu sou apaixonada pela escrita do Machado e, principalmente, pela sua ironia que está muito presente em Memórias Póstumas. Não é uma leitura rápida, chegando a ser até mesmo cansativa em determinados momentos, mas a crítica a insignificância do homem que ele faz aqui é genial. 



2. O Cortiço - Aluísio de Azevedo



Não esperava gostar de O Cortiço e, sinceramente, não consigo nem explicar o porque de ter gostado tanto, mas fui completamente fisgada pela estória. Também é um livro um pouco cansativo, mas que mesmo assim consegue instigar o leitor. Não acho que seja um livro que a maioria gosta, mas funcionou comigo.  



1. Dom Casmurro - Machado de Assis




Na verdade não li Dom Casmurro por causa do vestibular, li quando estava na oitava série por simples e pura curiosidade e me apaixonei. É claro que não entendi todas as facetas, referências e ironias presentes nele na época, mas ainda assim valeu super a pena. É um livro incrível não só pelo que acontece com os personagens, mas também pela complexidade interna de cada um. Um dos meus livros favoritos.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Tenho muita vontade de reler "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Dom Casmurro", mas falta coragem, rs.

    Adorei o post.

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter