Papo Literário: Os 14 melhores livros de 2014

17:30

É meio assustador pensar que 2014 já acabou! Esse ano foi cheio de grandes mudanças para mim, eu entrei na universidade, mudei de cidade, comecei a trabalhar e isso são apenas algumas das coisas que aconteceram comigo em 2014. Mas mesmo com tudo isso eu consegui ler 99 livros da minha meta de 100 e, mesmo não atingindo a marca completamente, eu estou mais do que realizada porque eu praticamente consegui! E o melhor é que além de ler muito, eu li muita coisa boa esse ano e é por isso que resolvi escolher 14 livros - e mais algumas menções honrosas porque eu simplesmente não consigo deixar alguns livros de fora. 
Antes de começar quero dizer que a ideia inicial era fazer um vídeo, mas eu não consegui ter tempo de editar com toda a correria que foi essa semana. Desculpas de verdade, mas prometo que até semana que vem ele sai. 
E, sobre os livros escolhidos, eles não vão estar numerados porque não consegui fazer um ranking e então coloquei todos em ordem aleatória. (Mais precisamente na ordem em que apareceram na minha estante do Skoob.)
Então vamos começar!

  • Mentes Sombrias - Alexandra Bracken

Mentes Sombrias é, talvez, a minha distopia favorita. E olha que só li o primeiro livro da trilogia! Uma realidade super interessante e bem pensada, um livro que faz jus ao sombrias do seu título, já que a autora não alivia nada do que acontece, e personagens marcantes e incríveis. É absurdo a quantidade de coisas que acontece nesse livro e o quanto ele consegue surpreender. (Resenha)

  • Um Caso Perdido - Collen Hoover
Eu simplesmente amo a Collen Hoover e a forma como ela consegue contar estórias que são densas e leves ao mesmo tempo. Um Caso Perdido é o meu livro favorito dela, trata de temas bem pesados e tem um romance realmente arrebatador. Mas, principalmente, é o livro do gênero mais bem escrito, onde tudo se encaixa e onde todos os efeitos colaterais tem tempo de serem abordados. Um livro impecavelmente escrito e de tirar o fôlego. (Resenha)


  • Trono de Vidro - Sarah J. Maas

Eu, sinceramente, não estava esperando muito de Trono de Vidro e acabei sendo completamente surpreendida. A autora criou um mundo completamente novo, super criativo, com uma mistura balanceada de gêneros e com muito, mas muito material para ser explorado. E tem uma assassina como protagonista, precisa de mais? Eu li a continuação, Coroa da Meia-Noite, esse ano também, mas escolhi o primeiro para colocar aqui porque ele me impactou muito mais. (Resenha)

  • Fangirl - Rainbow Rowell

A Rainbow Rowell é outra autora que eu descobri e me apaixonei em 2014. Ela é incrível escrevendo contemporâneos - principalmente jovens adultos, na minha opinião - e consegue dar profundida através de uma narrativa cheia de diálogos e naturalidade. E eu me apaixonei por Fangirl, por absolutamente tudo nesse livro: o plano de fundo, os personagens, a estória, o romance... Tudo! (Resenha)

  • Os Garotos Corvos - Maggie Stefvater

Se tem uma palavra que descreve a estória de Garotos Corvos é bizarro. Mas eu digo isso em um bom sentido porque é surpreende a criatividade da Maggie Stiefvater e como ela conseguiu criar uma realidade paralela tão singular, tão inusitada e diferente, mas que consegue ser sedutora de uma forma inesperada. E junte isso a personagens super bem construídos e uma narrativa espetacular. Pronto, agora você tem um livro incrível. (Resenha)

  • Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare

E não podia faltar Cassandra Clare aqui, né gente? É muito difícil falar de Cidade do Fogo Celestial porque é o final de uma série que me marcou demais, porque mesmo que, sim, eu prefira As Peças Infernais, Os Instrumentos Mortais ainda tem um pedacinho especial do meu coração. O livro não é perfeito, mas é um final incrível e super digno para esses personagens que a gente aprendeu a amar - e, sim, chorei em várias partes. Mas uma obra pirima da autora, que não cansa de surpreender todo mundo com os seus livros maravilhosos. Saudades já! (Resenha)
  • Proibido - Tabitha Suzuma


Proibido foi o livro que mais me modificou, não só nesse ano, mas acredito que na vida toda. Quando terminei o livro eu estava completamente perdida, sem saber no que pensar e no que acreditar. Ele me fez questionar todo o conceito de certo e errado em qual vivemos e que nada - nada! - na vida é tão preto no branco quanto pensamos e que nunca se pode julgar qualquer coisa sem saber a estória toda. Um livro muito lindo e muito triste que mudou a minha maneira de olhar para as coisas e que me transtornou de uma maneira diferente da que esperava. (Resenha)
  • Incendeia-me - Tahereh Mafi

Eu não esperava amar tanto esse livro, mesmo tendo gostado bastante dos dois anteriores. Mas, mesmo com os seus defeitos, quando terminei a leitura a única que eu pensava era: Dane-se! Esse livro é maravilhoso. Eu amo os personagens dessa série (Warner <3), amo como Incendeia-me faz as emoções transbordarem de suas páginas e absolutamente amo a escrita única e maravilhosa da Tahereh Mafi. Eu não consigo explicar como amei esse livro e daria tudo para que esse não fosse o final da trilogia. (Resenha)

  • Since You've Been Gone - Morgan Matson


Since You've Been Gone é aquele contemporâneo leve, com cara de verão e delicioso de ler. e, dentro desse gênero, é um dos melhores que eu já. O livro intercala super bem vários conflitos diferentes, é impossível de largar e captura totalmente o leitor na sua estória, tanto que que quando você termina sente como se você tivesse vivido todos aquelas aventuras. (Resenha)
  • Silo - Hugh Howey

Silo é uma distopia adulta e uma ficção científica de tirar o fôlego. A narrativa é super descritiva e consegue te levar para dentro da estória e fazer você sentir a claustrofobia, o medo, a sensação de estar sendo vigiado. É livro que me surpreendeu de verdade pela qualidade e pela estória incrível. (Resenha)

  • A Menina Que Roubava Livros - Markus Zusak

Eu finalmente li A Menina Que Roubava Livros e acho que todo mundo sabe como essa estória é linda, emocionante e escrita de uma forma impecável. Não vou falar muito porque tenho certeza todo mundo sabe que o livro é maravilhoso. 

  • A Menina Mais Fria de Coldtown - Holly Black


A Holly Black deu uma verdadeira aula nesse livro de como escrever uma estória sobrenatural completa, com uma construção de mundo maravilhosa, com personagens complexos e um enredo sensacional em apenas quatrocentas páginas! Eu, sinceramente, não sei quando foi a última fez que vi um livro único de tema sobrenatural. A autora aborda os vampiros de uma maneira que eu nunca vi antes, cheio de críticas e ironias que podem muito bem serem traduzidas no mundo real. Um livro maravilho, impecável, surpreendente e único na sua estória, além de ter uma narrativa maravilhosa que eu não estava esperando. É um daqueles livros que eu com certeza vou reler várias e várias vezes. (Resenha)
  • To All The Boy's I've Loved Before - Jenny Han

Eu nunca que iria esperar amar tanto um livro que não tem, à primeira vista, nada demais. Não sei se foi a naturalidade da estória, os personagens que parecem tão reais, o senso de humor delicioso, o romance que foi construído tão no tempo certo, a narrativa deliciosa. Só sei que eu simplesmente não conseguia para de ler e quando chegou na metade comecei a entrar em derepção porque tudo o que queria era ler aquela estória para sempre. E quase morri de felicidade quando soube que vai ter continuação - de verdade. (Resenha)

  • Harry Potter - J. K. Rowling
Eu finalmente comecei e terminei de ler todos os livros de Harry Potter 2014. Eu cresci assistindo aos filmes e sempre amei muito a estória, mas enrolei anos e anos até resolver ler os livros. E, sim, são incríveis, sim, eu amei cada um deles e, sim, eu amo Harry muito mais agora. Essa foi, sem dúvidas, uma das melhores coisas que fiz no ano.  
  • Menções honrosas




You Might Also Like

3 comentários

  1. Mentes Sombrias é, sem duvida, um dos melhores livrps que ja li e agora só me resta esperar os próximos. Eu queria muito começar a ler algum livro da Holly Black e gostaria de começar por A Menina Mais Fria de Coldtown, parece interessante. O q vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super aconselho A Menina Mais Fria de Coldtown. Foi o primeiro que li da autora e amei.

      Excluir
  2. Hopeless, Maybe Someday, Proibido, Mentes Sombrias e Incendeia-me, posso dizer que amo deeeemais todos esses livros, e os outros que você citou, preciso ler pra ontem!

    http://veiasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter